Agora você pode usar o Google para encontrar seu smartphone Android perdido

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Find my phone no Google

A gente utiliza o smartphone para tantas coisas que perdê-lo é quase sempre um drama. É por isso que apps de rastreamento são tão relevantes. O Android tem um serviço próprio para isso há tempos: o Gerenciador de Dispositivos (Device Manager). Tomara que você nunca tenha que recorrer a ele, mas se a situação exigir, saiba que agora é possível acessá-lo a partir do Google.

Tudo o que você precisa fazer é entrar no buscador e digitar “find my phone”. Na sequência, o serviço acionará o Gerenciador de Dispositivos para tentar localizar o aparelho e exibirá o resultado em um mapa.

Na barra inferior há um botão de nome “Ring” que faz o celular tocar. Se você precisar de mais ações (bloquear o aparelho ou apagar todos os dados armazenados ali), basta clicar em qualquer ponto do mapa: você será redirecionado para a página do Gerenciador de Dispositivos.

Para que a localização a partir do Google funcione, você deve usar no navegador a mesma conta do Google que é vinculada ao smartphone. Além disso, você precisa torcer para o aparelho estar conectado à internet de alguma forma. Infelizmente, o Gerenciador de Dispositivos não funciona apenas com GPS ou com comandos via SMS, por exemplo.

find my phone

É claro, as configurações de rastreamento também devem estar habilitadas no smartphone. Para ter certeza, abra o app Config. Google, clique em Segurança e veja se as opções “Localizar remotamente o dispositivo” e “Permitir bloqueio e limpeza remotos” estão ativadas (normalmente estão, mas não custa conferir).

Mais um detalhe: ao menos por enquanto, você precisa acessar a versão em inglês do Google para o rastreamento a partir do buscador funcionar. É de se esperar que a companhia adapte a função para outros idiomas (assim, você poderá usar um comando em português, como “localize meu celular”), mas ainda não há informações quanto a essa possibilidade.

Com informações: VentureBeat

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados