A ordem e os tipos de conteúdo que você encontra no Facebook vão mudar. A companhia decidiu mexer outra vez nos algoritmos do Feed de Notícias para fazer com que as postagens que supostamente mais te interessam apareçam com prioridade.

No comunicado oficial, o Facebook explica que a decisão de mudar o Feed de Notícias tem como base uma série de comentários e avaliações feitas por usuários sobre as publicações na rede social.

Facebook Like

O update será focado em três pontos. O primeiro visa melhorar a experiência dos usuários que não têm muitos contatos e, consequentemente, não encontram muitas postagens ao entrar no serviço. Uma das medidas para atender a esse público é o afrouxamento da regra que impede que duas ou mais publicações da mesma pessoa apareçam em sequência no Feed de Notícias.

As pessoas que contam com muitos contatos são o segundo alvo. O Facebook percebeu que, por conta do elevado número de conexões, esses usuários têm dificuldades para acompanhar as novidades dos amigos. Com as mudanças algorítmicas, fotos, vídeos e atualizações de status dos contatos que mais interagem devem aparecer com uma frequência maior.

Com o feedback obtido, o Facebook também notou que os usuários não gostam muito dos posts que aparecem apenas porque um contato curtiu ou comentou uma publicação. Esse tipo de postagem (exemplificada na imagem abaixo) continuará existindo, mas será menos frequente.

Comentário no Facebook

Do ponto de vista do usuário comum, essas novidades devem ter impacto positivo. Mas há quem se preocupe, como os administradores de páginas: o Facebook admitiu que as mudanças podem diminuir (ainda mais) o alcance das publicações das fan pages.

Para o Facebook em si, essa é uma estratégia deveras interessante. De um lado, a priorização de conteúdo criado por amigos ajuda a manter usuários por mais tempo na rede social. Do outro, o alcance reduzido das páginas serve de “estímulo” para que sites e marcas paguem para destacar conteúdo.

As mudanças são globais e começam a valer oficialmente nesta semana.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ademar Abiko Jr.
Mais do que postagens de páginas, eu gosto das postagens de grupos. E o Facebook geralmente falha ou atrasa a entrega desses =/
Ademar Abiko Jr.
"Com o feedback obtido, o Facebook também notou que os usuários não gostam muito dos posts que aparecem apenas porque um contato curtiu ou comentou uma publicação. Esse tipo de postagem (exemplificada na imagem abaixo) continuará existindo, mas será menos frequente." Eu gosto. É por isso que o Facebook sempre decepciona ao não deixar eu escolher o que quero ver na minha timeline =/
Josiel Hen
seria perfeito se por padrão ele priorizasse as noticias mais recentes...
@Sckillfer

Só não interagir com elas (ou marcar como desinteressante).

F. S.
Só não interagir com elas (ou marcar como desinteressante).
Juan Lourenço
Isso Facebook, diminui mais o alcance das páginas seu *$&@#$ De que adianta se matar pra ter seguidores se orgânicamente 1% é atingido? Gasta-se pra ter seguidores e agora obrigatoriamente gasta-se pra chegar neles ¬¬
Jamis Casusa
Prevejo correntes aumentando no meu feed...
Alisson Santos

Pra falar a verdade eu navego contra a maré do Facebook. Não gosto da maioria das publicações compartilhadas por amigos e posso viver sem elas, tanto que eu cancelei a assinatura de cerca de 90% dos meus amigos. Isso libera bastante espaço no feed para coisas mais interessantes, como postagens de páginas de notícias, games, etc.
Não sei como alguém pode preferir ver uma foto daquela pessoa que você nem conhece direito segurando uma lata de cerveja em detrimento de uma postagem interessante de um blog de tecnologia, por exemplo.

Alisson Silva
Pra falar a verdade eu navego contra a maré do Facebook. Não gosto da maioria das publicações compartilhadas por amigos e posso viver sem elas, tanto que eu cancelei a assinatura de cerca de 90% dos meus amigos. Isso libera bastante espaço no feed para coisas mais interessantes, como postagens de páginas de notícias, games, etc. Não sei como alguém pode preferir ver uma foto daquela pessoa que você nem conhece direito segurando uma lata de cerveja em detrimento de uma postagem interessante de um blog de tecnologia, por exemplo.
leoleonardo85
"Para o Facebook em si, essa é uma estratégia deveras interessante" Eu só escrevo deveras quando lembro das HQ`s do Thor. ahhaha