Início » Aplicativos e Software » Canonical lança versão final do Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet)

Canonical lança versão final do Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet)

Por
4 anos atrás

Se você usa Ubuntu, provavelmente sabe que, assim como outubro, abril é um mês especial: é quando a Canonical libera uma nova versão da distribuição. Desta vez não foi diferente. O Ubuntu 15.04, de codinome Vivid Vervet, já pode ser baixado.

Ubuntu 15.04

A primeira coisa que a gente faz com novas versões é avaliar o visual. Nesse aspecto, o Ubuntu 15.04 não mudou muito: a tradicional barra vertical à esquerda, o conjunto de ícones e o esquema padrão de cores, por exemplo, continuam da mesma forma, exceto por um detalhe ou outro.

No mesmo sentido, o ambiente Unity, na versão 7.3, vem com poucas novidades em termos funcionais. A principal delas talvez seja a ativação por padrão dos Menus Integrados Localmente (LIM, na sigla em inglês).

Uma mudança importante nas entranhas da distribuição é implementação do systemd como sistema de inicialização no lugar do SysV, caminho que vem sendo seguido em distribuições como Fedora e CentOS. O motivo? O systemd oferece uma gama maior de recursos, apesar de estar rodeado de polêmicas – entre outras críticas, há quem o considere complexo demais e, por isso, sujeito a muitos erros.

O "mascote" da versão (Vervet é uma espécie de macaco)

O “mascote” da versão (Vervet é uma espécie de macaco)

Como sempre, o novo Ubuntu também chega com versões mais recentes dos aplicativos que compõem o pacote: LibreOffice 4.4, Thunderbird 31.6, Rhythmbox 3.1 e Firefox 37 são apenas alguns deles. O kernel, vale dizer, é o Linux 3.19.

Um detalhe curioso é que os usuários do Ubuntu 15.04 também poderão experimentar um navegador que a própria Canonical está criando. Mas não espere nada capaz de fazer frente ao Firefox ou ao Chrome, não de imediato: o browser ainda tem poucos recursos, o que evidencia a sua fase inicial de desenvolvimento.

Para fazer download e saber mais, basta acessar o site do Ubuntu.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Mais sobre: , ,