Início » Celular » Lumia 640 XL: o Windows Phone para quem faz questão de tela grande

Lumia 640 XL: o Windows Phone para quem faz questão de tela grande

Com preço sugerido de R$ 999, modelo combina especificações intermediárias com tela de 5,7 polegadas

Emerson Alecrim Por
Nota Final 7.3

Os Lumias 640 e 640 XL chegaram ao Brasil no final de março. Com especificações intermediárias, os dois modelos são muito parecidos, mas, como os nomes sugerem, um é fisicamente maior que o outro, efeito da diferença no tamanho das telas: o Lumia 640 tem visor de 5 polegadas; a versão XL, de 5,7.

É uma estratégia com boas chances de sucesso. Muita gente resiste à ideia de carregar um smartphone grandalhão e é esse filão que o Lumia 640 tenta explorar. Por outro lado, é inegável que aparelhos maiores têm cada vez mais aceitação - já não é (tão) estranho ver alguém usando um modelo do tipo por aí.

A questão é: será que o Lumia 640 XL consegue atender aos anseios de quem está disposto a apostar em telas generosas? Pois bem, eu testei o aparelho por duas semanas para descobrir. Conto as minhas impressões nos próximos parágrafos.

Design e pegada

Há pouca novidade no design, ainda assim, o aparelho chama atenção

O Lumia 640 XL tem pouco ou nada de novo no design externo. O modelo segue o estilo estético que pode ser encontrado, por exemplo, no Lumia 630: tampa traseira que cobre as laterais, proximidades das bordas ligeiramente curvadas e cantos arredondados.

A fórmula foi reutilizada, mas isso não é ruim. O aparelho acaba tendo um visual simples, porém simpático. Além disso, a tampa traseira é resistente e possui uma textura fosca (pelo menos na unidade testada) que facilita a pegada e que se mostra praticamente imune a manchas de dedos (embora o aparelho analisado, branco, possa ficar encardido com relativa facilidade).

Lumia 640 XL

Lumia 640 XL

Ainda no quesito pegada, o Lumia 640 XL acaba perdendo alguns pontinhos com as laterais: a superfície reta delas garante firmeza na hora de segurar o aparelho, porém, prejudica um pouco o conforto. Nada que o costume não resolva, porém.

Levar o aparelho no bolso da calça ou usá-lo tendo mãos pequenas é que não é tarefa fácil. Não tem jeito, com uma tela de quase 6 polegadas, o Lumia 640 XL ocupa bastante espaço: o dispositivo tem 157,9 mm de altura, 81,5 mm de largura e 9 mm de espessura. Para transportá-lo com segurança, o negócio é recorrer a mochilas e bolsas.

Lumia 640 XL

Quanto ao peso, o modelo possui 171 gramas. Para o tamanho que o smartphone tem, não achei pesado, não.

Volto à tampa traseira para dizer que ela é removível. Nas primeiras tentativas, você pode ter alguma dificuldade para tirá-la, mas logo pega o jeito: basta empurrar a tampa para fora a partir da borda inferior. Ao fazê-lo, você encontra uma bateria grandona (falo dela mais à frente), a entrada para o cartão microSD e as ranhuras dos chips - as versões do Lumia 640 XL vendidas no Brasil até o momento são dual-SIM.

Lumia 640 XL

Lumia 640 XL

Tela

Com você já sabe, o Lumia 640 XL tem tela de 5,7 polegadas. Com esse tamanho todo, visualizar fotos ou vídeos ali, por exemplo, acaba sendo uma tarefa bem agradável.

Lumia 640 XL

Só não é mais aprazível porque a Microsoft aplicou no modelo a mesma resolução que a gente encontra no Lumia 640: 1280x720 pixels. É uma resolução ruim? Não mesmo, você tem que ter uma visão muito apurada para identificar pixels ali. Só que uma resolução de 1080p cairia bem em uma tela tão grande, não? Mas, neste ponto, temos que lembrar que estamos falando de um modelo intermediário, apesar das dimensões, e do aumento do consumo de energia que uma resolução maior pode causar.

De modo geral, a tela não decepciona. O componente exibe cores vivas, apresenta bons níveis de brilho (com o sensor que ajusta automaticamente a intensidade funcionando bem), é capaz de deixar as informações razoavelmente visíveis mesmo em ambientes com incidência de luz solar e tem ótima resposta a toques.

Lumia 640 XL

Já a visualização em ângulos variados é apenas mediana: se você não estiver exatamente de frente para o smartphone, notará alguma perda de tonalidade, principalmente em relação ao preto.

Um detalhe que chamou a minha atenção é a presença do Glance (função que exibe horas e notificações quando o aparelho está em modo de descanso). Ou de algo que o "imita": o Glance começou a ser disponibilizado em modelos com tela AMOLED, assim, somente os pixels usados são iluminados para economia de energia. No entanto, o Lumia 640 XL tem tela IPS LCD, fazendo com que a função ative toda a tela, ainda que com baixo nível de brilho.

Lumia 640 XL

Software e multimídia

O Lumia 640 XL sai de fábrica com o Windows Phone 8.1 (Update 2) e a atualização Lumia Denim. Não há, portanto, nada de muito diferente em relação ao que já encontramos em outros lançamentos recentes da Microsoft.

Nos recursos nativos você vai encontrar, por exemplo, o Espaço da Criança (permite disponibilizar apenas conteúdo adequado aos pequeninos), Espaço de Aplicativos (cria uma tela inicial que só dá acesso aos apps escolhidos por você) e teclado virtual no melhor estilo Swype ou SwiftKey.

Aplicativos como Lumia Camera, MixRadio e HERE Maps continuam marcando presença. Há também alguns poucos apps de terceiros, com destaque para Hotel Urbano e Easy Taxi - dá para desinstalá-los numa boa se você não quiser usá-los.

Lumia 640 XL - Windows Phone 8.1

Talvez o maior destaque em relação ao software fique para o brinde que a Microsoft oferece: se você comprar um Lumia 640 XL (ou seu irmão menor) até o final de junho, ganhará uma assinatura de um ano do Office 365 Personal. Basta instalar o Office 365 Gift e seguir as orientações do aplicativo para resgatar a assinatura.

Ah, não custa ressaltar: assim como todos os Lumias atuais, o 640 XL tem update garantido para o futuro Windows 10.

Câmera

Este é outro ponto em que os Lumias 640 e 640 XL diferem um do outro. O primeiro tem câmera frontal de quase 1 megapixel e traseira de 8 megapixels. Já o alvo deste review oferece câmera de 5 megapixels na frente e 13 megapixels atrás.

A câmera traseira conta com lente Carl Zeiss, sensor de 1/3 e abertura de f/2,0. O componente acaba aparecendo de forma levemente protuberante na traseira, mas não é nada que atrapalhe - dá até um certo "charme" ao aparelho.

Lumia 640 XL

Na qualidade das imagens, a câmera convence, viu? Este não é o melhor sensor já encontrado em um smartphone, mas as fotos resultantes têm boa fidelidade de cores, níveis baixos de ruído mesmo em ambientes com iluminação mediana e não há pós-processamento excessivo. Só não espere milagres nas fotos noturnas: se você não usar flash, os ruídos aparecerão com força, assim com a dificuldade de foco.

O modo automático consegue fazer as configurações necessárias para a obtenção de boas fotos em variadas condições, mas se você se preocupa com os detalhes, pode recorrer ao sempre ótimo app Lumia Camera para fazer os ajustes devidos (ISO, balanço de branco, velocidade do obturador, etc.).

Foto tirada com o Lumia 640 XL

Foto tirada com o Lumia 640 XL

Foto tirada com o Lumia 640 XL

Foto tirada com o Lumia 640 XL

Foto tirada com o Lumia 640 XL

Foto tirada com o Lumia 640 XL

Foto tirada com o Lumia 640 XL

Na câmera frontal, os 5 megapixels existentes ali indicam que o componente foi preparado para selfies, mas não se anime muito: os ruídos podem aparecer em um nível considerável mesmo quando há bastante luz e os tons de cores não são lá muito realistas. Ainda assim, a câmera se sai melhor do que os sensores com 2 megapixels ou menos largamente encontrados em smartphones.

Confesso que senti falta de um botão físico de disparo. Não é um item essencial, mas seria um acréscimo interessante para um aparelho capaz de gerar fotos com a qualidade que encontramos aqui (em relação à câmera traseira).

Um detalhe curioso: se você visualizar as imagens a partir do Lumia Camera, o app mostrará um vídeo de mais ou menos um segundo do momento que antecede o disparo de cada imagem:

Lumia 640 XL

Hardware e bateria

O Lumia 640 XL é equipado com processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz, GPU Adreno 305 e 1 GB de RAM. Trata-se da mesma configuração que está presente nos Lumias 730 e 830, por exemplo, sem contar outros modelos que utilizam o mesmo chip, mas têm menos memória.

O 640 XL vem com um velho conhecido da linha Lumia: o chip Snapdragon 400

A Microsoft insiste nessa combinação porque o Windows Phone se entende muito bem com ela, apesar de o Snapdragon 400 ser um SoC mediano.

De fato, o Lumia 640 XL executou sem pestanejar todas as tarefas que lhe foram incumbidas: reprodução de áudio e vídeo, navegação na web, apps de redes sociais e por aí vai.

Nas aplicações mais pesadas, o Lumia 640 XL também se saiu bem, mas não sem expor seus limites. O jogo Asphalt 8: Airborne, por exemplo, rodou sem uma única travadinha, mas a qualidade gráfica não era das mais impressionantes. Durante a execução do game, deu para notar aquecimento no aparelho, mas leve.

Asphalt 8: Airborne no Lumia 640 XL

Asphalt 8: Airborne no Lumia 640 XL

Em relação ao armazenamento interno de dados, os 8 GB presentes no modelo estão dentro do mínimo que podemos esperar para os padrões de hoje, mas pouco mais da metade do espaço já vem ocupada pelo sistema operacional e aplicativos. Para quem gosta de fazer fotos ou baixar músicas, o que sobra é pouco. Um cartão de memória é praticamente obrigatório para esses casos. Assim com os demais modelos (recentes) da linha Lumia, o 640 XL suporta microSD de até 128 GB.

Uma das vantagens de aparelhos grandalhões é que é possível inserir neles baterias com mais capacidade. O Lumia 640 XL não fugiu dessa convenção: a bateria do dispositivo conta com 3.000 mAh. Mas essa quantidade não se traduziu, necessariamente, em maior autonomia.

Lumia 640 XL

Após recarregar o aparelho por completo, eu realizei as seguintes atividades para avaliar o desempenho do componente:

  • Joguei 20 minutos de Asphalt 8: Airborne;
  • Rodei o filme O Senhor dos Anéis - As Duas Torres (2h59min) via Netflix e brilho da tela no nível máximo;
  • Ouvi música via MixRadio por uma hora;
  • Usei Internet Explorer e redes sociais por quase 30 minutos;
  • Fiz 5 minutos de ligação.

Essas tarefas foram executadas ao longo do dia. À noite, o Lumia já "reclamava", pois a bateria havia chegado em 8%. Isso significa que, mesmo que você tenha um perfil de uso mais agressivo, por assim dizer, provavelmente conseguirá passar o dia sem ter que recarregar o aparelho.

Apesar disso, eu esperava um pouco mais da bateria. É verdade que há uma série de fatores que influenciam na autonomia - como o tamanho da tela -, mesmo assim, a minha impressão é que, proporcionalmente, aparelhos como Lumia 730 e Lumia 830 se saem melhor nesse quesito.

Da saída de som eu gostei bastante. O alto-falante apresenta bons níveis de volume e, mesmo quando esse parâmetro está no máximo, praticamente não há distorção. Só não espere, é claro, reprodução fiel de graves e médios - fones de ouvido continuam mandatórios se o objetivo é esse.

Conclusão

Lumia 640 XL

A Microsoft tem intensificado o lançamento de smartphones de custo baixo e intermediário, e deve seguir por esse caminho pelo menos até o lançamento do Windows 10. No meio de todos esses modelos, é de se esperar pelo menos uma opção com tela grande. O Lumia 640 XL está aí para representar a categoria, cumprindo a missão muito bem.

Se por um lado não é das tarefas mais práticas transportá-lo junto ao corpo ou levá-lo à orelha para atender a uma ligação, por outro, as quase seis polegadas do visor realmente tornam mais interessante a visualização de fotos, vídeos e jogos. Esse foi o aspecto mais destacado pelas pessoas que me pediram para ver o aparelho (smartphones grandes já não são novidade, mas a unidade que eu testei, por ser branca, chamou muita atenção).

A boa convivência do Windows Phone com o Snapdragon 400 também é um fator a se considerar. O mesmo vale para os resultados convincentes que as câmeras entregam, especialmente a traseira, muito boa para a categoria.

O 640 XL é um bom aparelho, mas R$ 999 é um preço salgado; vale esperar abaixar

Mesmo com todos os aspectos positivos, o preço sugerido do Lumia 640 XL no Brasil me pareceu um tanto salgado: R$ 999 (para as versões com e sem 4G). É verdade que o Lumia 1320 - o grandalhão intermediário anterior - chegou custando R$ 1.399. Porém, a quantia sugerida para o 640 XL faz com que a ideia de partir logo para um smartphone mais sofisticado ganhe força, ainda que você tenha que tirar mais alguns reais do bolso para fechar a conta.

Em contrapartida, temos que levar em conta a influência que o dólar alto causa no preço. No lançamento, a Microsoft chegou a dizer que fez o possível para deixar o valor do 640 XL abaixo de mil reais (certamente, a política de não oferecer fones de ouvido e cabo USB junto ao dispositivo faz parte desses esforços).

Felizmente, o varejo não costuma demorar para aplicar seus habituais descontos. Na publicação deste review, eu já conseguia encontrar o Lumia 640 XL em lojas online por menos de R$ 900.

No final das contas, se você se dá bem com o Windows Phone e faz questão de tela grande, estará fazendo uma boa aquisição. Mas, se puder esperar, faça negócio só quando o preço cair ou se você conseguir um bom desconto.

Lumia 640 XL

PRÓS

  • A câmera traseira é ótima para a categoria
  • Bom desempenho geral
  • Tela que atende às expectativas

CONTRAS

  • O aparelho é um pouco desconfortável
  • Metade do espaço para dados vem ocupado
  • A bateria poderia durar um pouquinho mais
Nota Final 7.3

Especificações técnicas

  • Bateria: 3.000 mAh;
  • Câmeras: traseira de 13 megapixels, frontal de 5 megapixels;
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11n, GPS, NFC, Bluetooth 4.0 e micro-USB 2.0;
  • Dimensões: 157,4×81,5×9 mm;
  • GPU: Adreno 305;
  • Memória externa: microSD de até 128 GB;
  • Memória interna: 8 GB (cerca de 4 GB livres);
  • Memória RAM: 1 GB;
  • Peso: 171 gramas;
  • Plataforma: Windows Phone 8.1 com Lumia Denim;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 400 quad-core (Cortex-A7) com 1,2 GHz;
  • Sensores: acelerômetro, bússola, giroscópio, proximidade e luminosidade;
  • Tela: IPS LCD de 5,7 polegadas com resolução de 1280×720 pixels (259 ppi) e proteção Gorilla Glass 3.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Gomes
Modo manual. O software de câmera do Win10 vem sendo aperfeiçoado aos poucos, pois antes estava uma porcaria. Agora está usável, mas ainda há o que melhorar. https://uploads.disquscdn.com/images/76c7cc105c2d3b8a622fbab9a60e82778d8ba83ed311107c78f9cc623b289f04.jpg
Rafael Gomes
Tirada no modo automático. Estou usando o Win10 Insider Redstone 2 https://uploads.disquscdn.com/images/44c2dfda61f02d799b75a0b689a1e9ec58ba57ea44c3e7681a5cea00a52f67be.jpg
Rafael Gomes
Modo automático. Estou usando Win10 Insider Redstone 2 https://uploads.disquscdn.com/images/44c2dfda61f02d799b75a0b689a1e9ec58ba57ea44c3e7681a5cea00a52f67be.jpg
Everton
Engraçado que os reviews desse aparelho só tem fotos tiradas na luz do dia. Eu duvido alguém fazer um review dele tirando fotos a noite,porque sabe que se tiver e fizer neguim vao correr pra bem longe. Esse aparelho é ridículo em questão de fotos noturnas. Quer um exemplo? O lumia 435 e 520 ganha de lavada a câmera desse aparelho a noite. Propaganda enganosa.
Rabêlo
Parabéns pelo review!
edson
Preciso trocar a tela e o touch do meu falecido 730, que caiu no chão e espatifou-se. Alguém sabe por quanto sai a facada? e quem faz? Abraços...
edson
Acabei de comprar uma gracinha dessas aí. Meu 730 espatifou-se no chão. Preciso tomar mais cuidado !!! kkkk Coitado, morrréééééuuuu. Mas, no fim das contas eu ganhei um 640xl de mim mesmo. Só vejo falar bem dele. Boa sorte...pra mim e pra vocês. Android não me faz falta.
Paulo Neves
Deve ser algum problema com o seu aparelho. No meu 640 xl isso nunca aconteceu!
Paulo Neves
Eu sei que vai parecer uma pergunta boba, mas o seu volume está no máximo? Aqui no meu aparelho reproduz som normalmente.
Paulo
A tela dele é muito pior do que a do zenfone 2?
Roberta Naomi Oliveira
cartão corrompido, isso já aconteceu comigo... só consegui resolver formatando...

(por isso indico sempre deixar back up automático no dropbox ou onedrive)
Roberta Naomi Oliveira
sim... pelo menos o meu 730 não desligava...
Roberta Naomi Oliveira
tô na mesma... sempre amei o meu 730, mas agora ele quebrou e não sei se o 840 é um bom substituto...
a câmera do 840 é muito inferior???
Roberta Naomi Oliveira
Oi Emerson, tudo bom???

Preciso de um help...rs

Tive o Lumia 730 e fui apaixonada por ele, principalmente em relação às imagens, fotos e qualidade da tela.

Só que quebrei meu 730 e ele está saindo de linha... você acha que o 840 xl é um bom substituto na questão de tela/imagens?

Em relação ao tamanho ok, mas fico preocupada porque cãmera e tela são os aspectos mais importantes para mim (por isso fico com o Lumia, acho que são imbatíveis num custo x benefício).

Super obrigada!!!
André Reis
meu whats não reproduz audio, consigo enviar e receber, mas não reproduz, alguém sabe de algo?
Ariston Filho
Pelo menos o Android não fecha o watsapp sozinho!!!!!!!
Lumia 640xl fecha o wats sozinho do nada!
Jefferson Ferreira Dos Santos
ouvi o conselho e esperei peguei o meu por 495 reais no boleto americanas
carlos
Provavelmente o cartão está corrompido ou com formato errado.
Luiz Renato Fioravante
Lembrando que o filme era Online ainda por cima (netflix)
Gabriel
não achei que o teste foi ruim, chegar ao final do dia depois de executar tanta tarefa e um filme em brilho maximo está otimo, o certo é carregar enquanto dorme mesmo.
Geizy Eliane
gostaria tb de saber? sempre q coloco um sd de 16 gb fica assim e com 8gb n fica... alguem ajudaaa
Zeze Lobo
As minhas também somem....as miniaturas aparecem cinzas e as fotos desaparecem...Já sabe o que fazer? me ensina.
Bruno Lucena Silva
Gente o Nokia Luminia 640 XL é um smartphone intermediário para quem precisa de uma tela maior com um custo razoável na faixa de R$ 540,00. Não esperem ótima qualidade de imagem na tela porque a mesma só tem 259ppi ou ótimas fotos com a câmera dele, estou com um testando e comparando com meu galaxy a5 e um galaxy e7 e posso dizer que ele atende bem seu propósito, sistema fluido ótimo navegador suave nas rolagens de páginas e outros pontos fortes que o sistema tem comparado com Android e Ios. O Windows Phone tá começando a melhorar com o passar do tempo, e é uma ótima alternativa ao que já existe hoje no mercado não deixanão a desejar em experiência de uso para os usuários de aparelhos mobiles.
Bruno Lucena Silva
A Google não disponibiliza o app pra rodar nele com qualidade de vídeo HD OU FULL HD você precisa de outro app pra ver vídeos do YouTube na própria loja da Microsoft tem. E rodam sem problemas nas qualidades HD E FULL HD.
Batista Gonsalves
quero um
Ednéia de Pádua
é normal ele não desligar ao ser recarregado
Tiago Augusto Westerman
O whatsapp vive com erro de notificação. Você só sabe quando recebeu uma coisa no whatsapp quando abre ele, aí recebe tudo de uma vez.
O facebook vive com erro ao obter dados, mesmo com um wifi bom. Nunca consigo ver os aniversariantes do dia por exemplo.
Quando voce tenta baixar algum app na loja do windows o download é muito lento, e se voce desligar a tela e voltar para ver como está ele pausa o download sozinho e fica escrito: o app precisa de atenção, toque na tela para voltar a baixar.
Tudo isto em um wifi bom, com outro aparelho do lado funcionando normal. Deve ser problema do windows e aplicativos mesmo.
o Xbox music vive tendo problemas na reproduçao das músicas. Tem músicas que se ouve em um dia e no outro ele diz que não é possível reproduzir, tendo eu que apagá-la da memoria.
Fora as vezes que voce muda de música e o xbox música fecha sozinho.

As vezes tem de clicar 2x em um app para abrí-lo.
O 640xl vive reiniciando do nada.

Fora estas coisas a camera achei excelente, windows leve, tela ótima, tamanho bom.
Tiago Augusto Westerman
Coloca o dedo na parte de baixo da tela e arrasta para cima, que aí os comandos aparecem.
Marcelo Granato
Muito bom o review.
Pedro Terra
Caro Emerson, parabéns pela excelente matéria, principalmente pela riqueza de detalhes na descrição do aparelho. Quero comprar um Lumia e achei que o 640XL seria ideal para mim, no entanto, fiquei um pouco decepcionado, por isso vou esperar os próximos lançamentos da linha. Obrigado!
Sueli Michelis
Quando entro no menu de visualização de fotos, não consigo voltar, não aparece a seta de retornar. Alguém sabe o que fazer?
Stela Candace
To procurando um Nokia 730 e só encontrei em uma loja online porque eu havia visto comparação das cameras desse e do 640 e realmente o 730 é melhor. Agora nao sei se levo um XL ou se espero até o final do mes e compro à vista um 730 na loja online.
Eduardo Duarte
Decepção com o Lumia 640XL. O aparelho se encontra na assistência técnica Help, estou sem celular e decepcionado, pois a minha primeira experiência com o Lumia 640 XL não foi agradável, comprei ele por causa da câmera e para levar o mesmo para registrar as minhas férias, durante a viagem ele travou o touch screen, ligue na Microsoft e a atendente disse que era apenas uma atualização de software, realizei eu mesmo a atualização e não resolveu o problema, levei em uma assistência esperei um bom tempo para ser atendido a atendente nem testou o aparelho e já me deu um prazo de 15 dias úteis para o conserto quando o certo seria uma troca de aparelho afinal foram apenas 14 dias corridos de uso por isso a decepção.
Gabriela
Porque minhas mídias do Whatsapp ou até tiradas no próprio celular somem?
Nayara Tibúrcio
Qual a vantagem ou desvantagem de usar o Windows Phone e não o Android? Estou estre esse Lumia 640 XL e o Moto G3... qual me recomendam?
Eri Souza
muito bom o review so achei que houve algumas colocações que não foram bem colocadas tipo dizer que o lumia 730 e 830 se saem melhor na mesma proporção de uso, acho que essa comparação meio sem logica pois como um aparelho com 2200 mha se sai na mesma proporção de uso em face de um aparelho com 3000 mha lembrando que o teste realizado foi esse:
Joguei 20 minutos de Asphalt 8: Airborne;
Rodei o filme O Senhor dos Anéis – As Duas Torres (2h59min) via Netflix e brilho da tela no nível máximo;
Ouvi música via MixRadio por uma hora;
Usei Internet Explorer e redes sociais por quase 30 minutos;
Fiz 5 minutos de ligação.
ou seja exigir que aparelho com baterias mais modestas obter o mesmo rendimento que um aparelho do nivel do 640 xl realmente essa colocação ai passou longe de uma verdadeira coerência e razoabilidade no mais posso dizer que o review ficou interessante com as imagens ilustrativas.
Douglas B
E ele reproduziu o filme no brilho de tela no MÁXIMO.
Douglas Baião
E ele reproduziu o filme no brilho de tela no MÁXIMO.
Andressa Ferreira
Oi,então,agora que eu vi que eles nao acompanham cabo e fone de ouvido,na vdd eu to bem em duvida como é o meu primeiro celular Smartphone,nao sei se opto por um lumia ou um moto g/x ou outra marca.Oque vc sugeria novamente rs..
Emerson Alecrim
Andressa, eu testei os três e considero todos uma boa escolha, mas achei o Lumia 730 mais interessante, embora a câmera traseira do modelo tenha menos megapixels. Tem mais detalhes sobre o aparelho aqui: https://tecnoblog.net/169367/lumia-730-review/
Andressa Ferreira
Oi emerson,então,eu estou em duvida entre o l640xl,l830 e l730 não sei qual comprar,qual você indicaria ?
Marli
Gente comprei o meu no início do mês, e não sei se eu não estou sabendo usar, mais não gostei das cores das fotos não...Meu Lumia 730 as fotos ficam melhor. Alguém sabe se tem que fazer alguma configuração?
ludiaz
"Um detalhe curioso: se você visualizar as imagens a partir do Lumia
Camera, o app mostrará um vídeo de mais ou menos um segundo do momento
que antecede o disparo de cada imagem:"

Você deixou ativado (ou vem por padrão) o "Living Images". É só desabilitar isso nas configurações do Lumia Camera que isso para.
Iolane Trevizan
Ola, gostaria de saber em relação aos aplicativos deste celular, a compatibilidade é boa?
Luciano Soares
Certamente! E também pelo fato de assistir filmes pelo netfix o que deve ter consumido boa parte da carga.
Kaio Vinicius
Comprei este aparelho e estou tendo alguns problemas com ele em relação a imagens! Recebi uma imagem pelo whatsapp e a foto estava sem definição meio "quadriculada" e quando pesquiso alguma imagem no Google o mesmo acontece as fotos ficam sem definição, capas de video do YouTube a mesma coisa. Alguém por favor me diga se isso é um problema ou não, se tem como ser resolvido. Porque de que adianta um celular com a tela desse tamanho se não consigo ver a imagem.
Douglas Melo
À vista, comprei por 687 reais na submarino.
Bruno Pastorelli
Meu, estou impressionado com essa análise, simplesmente perfeito....parabéns cara!!

Sobre o aparelho, estou em dúvida entre ele e o L830, eu estava tendendo para o l830, mas depois que eu vi na loja o 640XL eu me apaixonei....porém ainda vou esperar um pouco, vou ver quanto vai sair a versão 4G (Apesar de não usar o 4G, mas as vezes é melhor ter e não usar, do que não ter e um dia precisar usar), e depois decidir.
Ronaldo
Do jeito que voce fala parece um aparelho de TV dos anos 90.
Ja pegou o aparelho na mão ? Não adianta mentir, com certeza não pegou.
Marcos Tony Lehmann
Tb penso assim, fora que o modelo (830) tem construção mais nobre e é mais bonito (e tem 4G, certo? Não fui pesquisar mas acredito que sim) e a questão da câmera secundária (frontal de menor capacidade), há tanto app que permite tirar selfie com a principal...
Emerson Alecrim
Seguindo as minhas necessidades, eu iria de 830. Motivos: corpo mais robusto, botão físico de câmera e menor tamanho (eu curti o 640 XL, mas aparelhos grandalhões me atrapalham, já que costumo levá-los no bolso).

O SoC é o mesmo, então não deve haver diferença de desempenho. A câmera traseira do 830 tem menos megapixels (isolado, esse não é um fator importante, como você deve saber), mas a qualidade geral das imagens é muita boa. É verdade que o modelo não tem câmera frontal de 5 megapixels como no 640 XL, mas como dificilmente eu faço selfies e afins, não vai me fazer falta.
brenopeck
Valeu Emerson!
Breno Ribeiro
Se você diz que passou pela mão de terceiros antes do review, pode ter sido isso. Uma pena. Porque eu tenho autonomia melhor com meu 720, que tem 2000mah (tá, ele é bem mais modesto em specs, mas segue uma proporção parecida) e ele já tá bem velhinho.
Marcos Tony Lehmann
Realmente, para uma câmera de 5Mpx a qualidade deveria ser melhor. Emerson, ele está mais caro que o 830. Entre um e outro, qual escolheria?
Emerson Alecrim
Alguém sugeriu aqui defeito na bateria, mas não sei se é isso. Eu já peguei smartphone com bateria defeituosa e, nestes casos, a autonomia costuma ser muito ruim. Nos meus testes, a bateria do 640 XL até que aguentou bem. Eu só esperava um pouco mais dela.

Infelizmente, eu não tive mais tempo para tentar descobrir a causa, mas, geralmente, recebemos aparelhos lacrados aqui para testar. A unidade que eu peguei havia passado por mais gente antes, então pode ser que algum uso indevido (uma queda, por exemplo) tenha afetado ligeiramente a bateria, já que em outros reviews por aí eu não encontrei relato semelhante.


De qualquer forma, a bateria do 640 XL deve dar conta do recado para a maioria das pessoas.
Emerson Alecrim
Foi numa feira chamada Akimatsuri que é realizada uma vez por ano em Mogi das Cruzes (SP). O evento é promovido pelos agricultores japoneses da região. Eu gosto bastante: é bem organizada e tem comidas orientais (e não orientais, haha), apresentações musicais, exposições, lojinhas, entre outros. Tem mais informações aqui: http://www.akimatsuri.com.br/.
Emerson Alecrim
Como o Breno disse, tem sim e funciona bem. Ficou faltando mesmo essa informação na lista de especificações, mas já a incluí ali :)
Emerson Alecrim
Marcos, eu creio que é o mesmo sensor. Mas, por alguma razão, a minha experiência com a câmera frontal do 730 foi melhor. A foto abaixo eu tirei com a câmera frontal do 640 XL (desculpa aí o susto, haha). A cor da palavra "Rock" na camiseta é um pouco mais clara do que aparece ali. Além disso, tem muito ruído na foto, mesmo havendo boa iluminação no ambiente (repare no reflexo da lâmpada nos meus óculos).

Mas é assim: em ambientes ainda mais claros (um dia de sol no parque, por exemplo), as fotos devem ficar boas. Essa câmera não é lá essas coisas, mas está à frente da maioria dos sensores frontais que a gente encontra nos smartphones atuais, então a galera que curte selfies deve ficar satisfeita com ela.
Breno Ribeiro
O Emerson escreve como se estivesse conversando com os leitores. Muito bom. :)
E o aparelho tem 3000mah de bateria, o que aconteceu pra essa autonomia ficar tão ruim?
Breno Ribeiro
Ele tem.
Breno Ribeiro
É o mesmo sensor. Tanto do 730, como 640 XL e 535.
brenopeck
Emerson, onde você tirou as fotos do review? Lugarzinho interessante, e cada bonsai bonito que deu vontade de visitar.
Louis
Ainda acho as bordas enormes principalmente em um aparelho tão grande. Se bem que se for parar para pensar é um intermediário e não tem como querer nada diferente.
Marcos Tony Lehmann
Ele não tem sensor de luz para regulagem de brilho? Não foi mencionado na parte "sensores" e como o 630 não tem (nem o Samsung Galaxy E7 ou LG G3 Stylus), não custa perguntar...
Marcos Tony Lehmann
Emerson, a câmera da frente é a mesma do 730? Se não, qual seria melhor? Vc não gostou muito da deste modelo e as pessoas costumam elogiar muito a do Lumia 730. Qual seria sua opinião?
jairo
Bom review , mas WP.....passo
Jairo ☠️
Bom review , mas WP.....passo
Diogo Buíque
Windows Phone é uma opção bastante interessante pra quem está cansando dos bugs do Android e quem não quer gastar um caminhão de dinheiro no 'Apple Way of Life'.
Walter Hugo Nishida Xavier da
As bordas não são tão grandes, acontece que a interface do WP possui um contorno preto ao redor da tela inicial.
Não sei se é exatamente sobre isso que você está falando, mas repare na segunda foto do review que dá pra perceber onde começa a tela e o real tamanho da borda.
Caio Eduardo
eu quase comprava ele,acho ele incrivel pro seu preço,mas acabei pegando o g2 devido a tela ser melhor e a camera ser parecida
Edmilson_Junior
Tenho um 630 e só uso capa por que não gosto d ideia de câmera ralando na mesa quando encosto o aparelho. Infelizmente telas grandes não servem para alguém que usa o aparelho no bolso de calças justas(engordei) mas é uma boa para quem transporta de outra forma.
Eu compraria uns desses pokemons mas aquele Mew tá muito zuado.
Thyago Freitas
Senti falta de uma foto de exemplo da câmera frontal
Emerson Alecrim
É só pra impressionar mesmo. Na primeira semana eu achava a funcionalidade bem legal, mas na segunda eu já estava cansado dela.
Wanderson Sousa Alves
O vídeo de cerca de um segundo exibido no momento da visualização das fotos se trata do recurso Imagens em Ação disponível no Lumia Câmera, pode ser desativado nas configurações. Eu não sei muito bem qual a utilidade.
Matheus Mendes
A bateria desse lumia testado tava com defeito, aqui foi o único que review que não elogiou, e ainda criticou.
Willy Reis
Uma boa opção de WP entre os grandões mas prefiro continuar com meu T2 Ultra.
ばか
Agora consigo ver melhor, obrigado.
Bruno
Agora consigo ver melhor, obrigado.
Emerson Alecrim
Clique em qualquer foto que a imagem original aparece (eu havia esquecido de habilitar essa opção, mas já corrigi).
ばか
Não entendi porque neste review as imagens da camera estão redimensionadas.
Bruno
Não entendi porque neste review as imagens da camera estão redimensionadas.
Louis
Olha o tamanho dessas bordas no Windows Phone. É MUITO desperdício num único aparelho e ainda deve ser péssimo para utilizar. O pior é que até a LG que vinha fazendo isso direito até o LG G3 piorou bastante com o LG G4.