Uma das formas mais comuns de ter uma senha roubada é por meio de phishing: a vítima acessa uma página falsa de login e digita sua combinação, que é capturada pelo atacante. Para tentar combater essa prática, o Google lançou nesta quarta-feira (29) o Alerta de senha, uma extensão para Chrome que avisa quando o usuário colocar sua senha do Google em uma página suspeita.

O funcionamento da extensão é bem simples: ela armazena um hash da sua senha assim que você a digita pela primeira vez no site legítimo (no caso, algum domínio google.com). Se você digitar a mesma senha em outro domínio, a extensão irá redirecioná-lo para uma página dizendo que sua combinação foi exposta. Assim:

redefinir-senha

O Alerta de senha também irá avisá-lo se você reutilizar a senha do Google em outros serviços. Mas é uma pena que a extensão sirva apenas para o Google — ela não alertará se você digitar a senha do Facebook ou do internet banking em uma página falsa, por exemplo. No entanto, o Google liberou o código-fonte da extensão no GitHub para todos os interessados em usar e melhorar a tecnologia.

Entre nós, que temos um conhecimento de tecnologia acima da média e dificilmente caímos em phishing, esse tipo de ataque parece algo distante, mas é muito comum: o Google diz que quase 2% das mensagens do Gmail (ou seja, estamos falando de vários milhões por dia) têm como objetivo capturar senhas de usuários. E os ataques de phishing mais efetivos conseguem alcançar uma taxa de sucesso de 45% (!).

Você pode baixar o Alerta de senha na Chrome Web Store.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados