Tecnoblog
Razão Social Uber Technologies, Inc.
Fundação 1 março, 2009
São Francisco, Califórnia, Estados Unidos
Website Oficial www.uber.com

Uber

A Uber é uma empresa de prestação de serviços via aplicativo fundada nos Estados Unidos, em 2009. Mais conhecida pela função de conectar motoristas e passageiros, também conta com serviços de delivery e até de transporte de mercadorias.

Seus fundadores, Garret Camp e Travis Kalanick, estavam participando da LeWeb — uma conferência de tecnologia que acontece em Paris —, e ao terem dificuldade para conseguir um táxi, imaginaram como seria a possibilidade de poder solicitar o serviço com o celular. Pouco tempo depois, o então projeto UberCab começou.

Em 2010, o já lançado aplicativo fez sua primeira viagem em San Francisco. E logo no ano seguinte, começou a chegar a outras localidades, como Nova York — onde enfrentou seus primeiros desafios com relação à concorrência com taxistas — e a própria cidade na qual a ideia surgiu: Paris.

Além disso, foram lançadas novas funcionalidades. Entre as novidades, houve o surgimento do Uber Eats, serviço de entrega de alimentos da plataforma, e também do UberPool, responsável por permitir que dois usuários dividam a corrida pelo aplicativo, que depois foi convertido no Uber Juntos.

Faltando pouco para o final de 2015, a Uber atingiu o marco de um bilhão de viagens realizadas. Nos próximos anos, a empresa cresceu mais e também enfrentou uma série de polêmicas, como a que levou à saída de Kalanick (fundador e ex-CEO), a já vivenciada questão com os taxistas e o debate sobre o vínculo trabalhista entre aplicativo e motorista.

A cartela de serviços também cresceu, levando ao surgimento de novos recursos, como o Uber Health, utilizado para transporte de passageiros até consultas médicas. Enquanto isso, projetos antigos foram descontinuados, como aconteceu com o desenvolvimento de carros autônomos, e funcionalidades como o UberPET, para transporte de animais de estimação.

Até agosto de 2020, a Uber já contabilizava 1 milhão de motoristas e entregadores cadastrados, além de 22 milhões de usuários. No ano seguinte, a empresa esteve uma posição abaixo de chegar às 200 mais valiosas do mundo sendo avaliada em 82 bilhões de dólares.

Continue lendo »