Início » Aplicativos e Software » Microsoft lança editor Visual Studio Code para Windows, OS X e Linux

Microsoft lança editor Visual Studio Code para Windows, OS X e Linux

Emerson Alecrim Por

A edição 2015 da conferência Build teve início hoje (29) e uma das novidades já reveladas por lá nos faz refletir, como ressaltamos no Tecnocast 017, no quanto a Microsoft mudou nos últimos meses: a companhia anunciou o Visual Studio Code, um editor de código com versões para Windows, OS X e Linux.

Visual Studio Code

Soma Somasegar, vice-presidente da divisão de desenvolvimento da Microsoft, explicou que a companhia sabe que muitos desenvolvedores preferem programar em computadores com Linux ou OS X. Daí a motivação de criar uma ferramenta para essas plataformas no lugar de tentar trazer esses profissionais para o Windows a todo custo.

Só mesmo testando por algum tempo para saber se o Visual Studio Code pode fazer frente às opções já consagradas no mercado, mas, na primeira olhada, a novidade tem potencial para agradar. Há destaque de sintaxe, atalhos personalizáveis, suporte a Git, ferramenta de localização, entre vários outros recursos que a gente espera de um editor.

Visual Studio Code

Também há abrangência na compatibilidade: o Visual Studio Code pode ser usado para desenvolvimento com C++, ASP.NET, PHP, Python, Java, entre outras linguagens. Suporte a padrões web - HTML, JavaScript e CSS, por exemplo - está incluso no pacote. É possível ainda ampliar os recursos da ferramenta com plugins.

A Microsoft não está fazendo esse lançamento apenas para demonstrar generosidade. Desde que Satya Nadella assumiu as rédeas da companhia, a boa convivência com outras plataformas passou a fazer parte das prioridades. A fórmula que a empresa adotou para facilitar a migração de apps do Android e iOS para o Windows 10 é apenas uma das provas recentes dessa estratégia.

Visual Studio Code

Quer testar? O Visual Studio Code pode ser baixado aqui, de graça. O software ainda está em fase "preview", portanto, você pode acabar se deparando com instabilidades ou bugs. De todo modo, a intenção da Microsoft é liberar atualizações regularmente com base no feedback obtido.

Com informações: TechCrunch

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinicius may
nao confunda opensource com freeware! se a microsoft se tornar opensource, ela fale! simples... Ela precisa ter alguns segmentos freeware isso sim!
M1209
esse Visual Studio Code serve para desenvolver apps para Windows Phone? interligando com o emulador de Windows Phone?
Bruno Ribeiro da Silva
Wooow great idea!
Bruno Ribeiro da Silva
Take easy friend... Assim como muitos apps da Apple não estão disponíveis pra ambiente Win, o Office não está pra Linux. Já tentou usar o OpenOffice?
Cristiano de Castilhos
Inocente ! Tem o Powershell e o Nuget
Davi Menezes
mas e possível usar o office no Linux, PlayOnLinux ou Wine direto
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Ambiente Linux + pacote office + outlook = melhor de 2 mundos
Carlos Aurélio
Parabéns pela mudança MS.
Daniel Alves Dias
Eu pagaria
Infinity_web_br
Usuário de Linux não pagaria pelo Office.
Antônio Reis
Que falta de respeito é essa, Elias? Mas vamos lá: Não uso Linux. Não gosto de Linux. Eu disse base do UNIX. UNIX não é Linux. Linux é baseado no UNIX. Eu uso Windows. Eu gosto do Windows. E estou ansioso pelo Windows 10. Eu mencionei isso por questões puramente técnicas. Não faço faculdade. Nem nunca irei fazer. Cheers.
Daniel Alves Dias
Né?!
LessTech
Ou não. Mimimi
Elias Barnard
Vc deve ser daqueles nerdzinho que cabou de entrar na faculdade, e acha que tudo deveria ser linux.
Ricardo Vieira
Ficou bom, mas esperava mais do que uma aplicação em node webkit.
Daniel Alves Dias
A verdade as vezes dói
Lucas Macedo
particularmente não me surpreenderia se ela lançasse uma distro linux... isso mesmo, do jeito que o Nadella quer uma Microsoft onipresente ele poderia até fazer algo com kernell linux pra bater de frente com ubuntu, mint, fedora e outros
Michel Fernando Luiz
Programador da Microsoft usando OS X <3
LessTech
Mimimi
JoaoRicardo_RM
Fui tentar usar o PowerShell aqui, 3 comandos digitados e o programa travou. :T
Daniel Alves Dias
Essa empresa idiota é extremamente interesseira, cadê que disponibiliza o Office pra Linux? Porque ou outros produtos dela? Mas um programa pra fazer os outros trabalharam pra ela, isso ela disponibiliza e faz festa.
Rafael Andrade
Sinto uma ponta de inveja por ainda desenvolver para mainframes usando emulador de terminal 32x80 :/
Diogo Buíque
Microsoft tem amadurecido muito nos últimos dois anos... e só quem tem a ganhar são os utilizadores de suas ferramentas e/ou softwares.
Daniel Madureira
Eu estava querendo dizer já nativos do Windows xD Mas como o Vitor disse parece q já virá o gerenciador de pacotes nativamente. Eu utilizo como solução de terminal o Console2 + Cygwin, eu cheguei a instalar o chocolatey mas ainda não o usei.
Antony
http://www.geek.com/news/microsoft-uses-open-source-code-545437/
Anakin
Claro que não, eu faria o mesmo.
João Silverado
Visual Studio no Windows já é excelente. Não vejo pq o lançamento da ferramenta para outros SOs não seria.
Leandro Ruel
WTF man ! nem sabia que isso existia, e olha que uso bastante terminal, no windows me viro com o bash do git. que aceita comandos iguais do ubuntu
Kadu Gaspar
Soma Somasegar
Cortana
Super errada, né?!
Marcelo Palladino
https://chocolatey.org/
Wesley
A novidade é que esse é um editor bem mais leve (como sublime, coda, etc...) sem falar que ele tem versões para Mac e Linux. para quem quiser continuar utilizando todas aquelas ferramentas poderosas para debug, diagramas, etc... poderá continuar utilizando o VS Community. Esse VS: Code é mais para quem precisa de um editor leve, ou então usa outra plataforma. Quantas vezes já precisei editar um código rapidamente e tive que abrir o Visual Studio inteiro, só pra mudar algumas linhas, com o VS: Code, ficara bem mais prático.
Eliézer José Lonczynski
https://www.youtube.com/watch?v=lEI9mxYpcS8
Matthews Barbosa
aaaahhh yep! https://www.visualstudio.com/en-us/products/visual-studio-community-vs.aspx Mesmas linguagens, mesma interface, mesmo valor ($ 0,00), mesma empresa.
Eliézer José Lonczynski
aaaahhh nope
Matthews Barbosa
Qual exatamente é a novidade? O Visual Studio Community já era de graça e servia para codar as mesmas linguagens desse Code, até onde eu saiba. Ao meu ver apenas mudou o nome, não foi?
Fábio Naspolini
Terminal = Cmder (http://gooseberrycreative.com/cmder/) Gerenciador de pacote: Chocolatey (https://chocolatey.org/)
Rafael Machado de Souza
eu acho que só uma loja com aplicativos e que funcione já é um grande passo. a MS domina o mercado de PCs a anos, mas não possuía tal recurso. o windows xp até tinha uma seção 'Adicionar Novos programas', mas nao tinha nada de util lá....
Vitor Mikaelson
Na verdade, veio no 10, OneGet. http://www.howtogeek.com/200334/windows-10-includes-a-linux-style-package-manager-named-oneget/
Kazz
Reuniu features do Sublime Text, integração Git do Atom e ainda tem um verificador de código que funciona até mesmo com pré-processadores CSS (LESS/SASS). Achei muito bom! Assim que ficar mais estável vai se tornar um dos melhores editores de código do mercado.
Anakin
Essa MS atirando pra todos os lados hahaha
abraaocaldas
Pacotes acho que para instalação de aplicativos... tipo apt-get, yum..
Antônio Reis
Eu ainda acho que o Windows deveria ser baseado no UNIX...
Seymour
Terminal - PowerShell Pacotes - Err... hum.. NuGet?!?
Marcio Torres
Falou tudo, ou muda ou ficará fadada ao fracasso como: Palm, Nokia, Kodak... entre muitos outros...
Zack Márcio Barthem
Visão de mercado exponencial.
Daniel Madureira
Uma coisa que eu acho que o Windows deveria ter é um bom terminal de comandos com um bom gerenciador de pacotes. Deveria fornecer essas features para quem usa o Windows para desenvolvimento multiplataforma.
corvolino
Microsoft Open Source é o futuro. Esse no CEO está salvando a MS.