O plano gratuito do Spotify está sofrendo mais um golpe: segundo as fontes do The Verge, a Apple estaria pressionando as grandes gravadoras para que não renovem seus contratos com o serviço. O objetivo? Diminuir a competição com o Beats Music, serviço de streaming de música comprado pela Apple há quase um ano que deverá ser relançado em breve.

De acordo com a publicação, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos já está ciente da questão e chegou a entrevistar executivos de alto escalão das gravadoras. A remoção das músicas valeria apenas para o Spotify Free, plano responsável pela maior fatia dos usuários — dos 60 milhões de assinantes do serviço, apenas 15 milhões são pagantes.

Spotify - tablet

Mas o Spotify não seria o único afetado: a Apple também estaria conversando com a Universal Music para que a gravadora avalie a possibilidade de não permitir mais que suas músicas sejam publicadas no YouTube. Para compensar a perda de receita, a Apple pagaria à gravadora as taxas de licenciamento do YouTube.

A Apple não comentou o caso.

Se os rumores estiverem certos, a Apple deverá lançar um novo serviço de streaming de música baseado no Beats Music durante o verão americano (ou seja, até setembro). O 9to5Mac aponta que a novidade poderá aparecer no iOS 8.4. A conferência para desenvolvedores WWDC está marcada para o dia 8 de junho, então provavelmente teremos mais notícias até lá.

É bem curioso que essa notícia esteja chegando algumas semanas após o Financial Times informar que o Spotify está sendo pressionado pela Universal Music para limitar ainda mais as assinaturas gratuitas do serviço. Isso porque, embora os usuários pagantes sejam minoria, eles geram muito mais receita para as gravadoras.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

SPO
Eu não odeio a Apple. Só acho que o mundo seria melhor sem ela...kkkk
SPO
PredadorApple
Isaias Freitas
Tudo bem cara. Ela impede os seus concorrentes pra mim eh jogo sujo, e baixo. A Apple já odeio desde sempre, essa nem comento.
SPO
Veja a diferença do que você colocou nessa resposta. Em nenhum dos casos citados ela está tirando quem está no domínio. Não vou defender o Google porque não recebo nada deles e não sou advogado, mas uma coisa é agir como uma predadora, que é o caso da Apple e outro caso é simplesmente impedir que os concorrentes usem seus produtos. É uma questão comercial. Se a Microsoft queria o Waze, que comprasse. Se ela quer oferecer o Youtube, faça um igual ou entre em acordo comercial. O caso da Apple é bem diferente. Ela age por baixo dos panos convencendo empresas que não são do ramo a prejudicarem seus concorrentes. E quando não agem como ela quer, ela simplesmente destrói, que foi o caso da Adobe com o Flash. O tão admirado Steve Jobs esperou quase 30 anos para se vingar da Adobe por não ter feito uma versão do Photoshop para o sistema dela em 1983. E conseguiu. Ainda tem o caso das patentes genéricas, como o formato retangular com bordas arredondadas - tinha que processar a Volks por fabricar Kombi - entre tantas outras ações que visam somente impedir que os outros existam.
Isaias Freitas
Talvez ainda não, completamente mas digo como ela quer estar em tudo como seu google docs, gmail, tentou e não consegui destruir o Facebook, nesse caso ate torci pra acontecer, ela comprou o Waze e descontinuou a versão pra Windows phone, numa clara tentativa de prejudicar o crescimento da plataforma da Microsoft, a Microsoft lança todos seus aplicativos pra todas plataformas a Google faz o contrario contra a Microsoft, quando a Microsoft fez um app do YouTube pra WP melhor que do Android a Google bloqueou, alegando que tinha que ser em HTML 5, sendo que nem o dela era HTML 5, e não lança nenhum produto seu para Windows phone, por medo de perder o primeiro lugar, talvez vc não saiba mas tem muitas outras coisas. So isso. ?
SPO
Eu não consigo lembrar de nenhum caso onde o Google tenha agido dessa forma, tirando quem está no domínio. Por favor, cite alguns exemplos.
Isaias Freitas
Eu deixei de admirar a Google por suas políticas contra o wp, outra coisa eh como ela quer estar em tudo, tirando quem está no domínio pra ficar no lugar, tipo ganancia, também não acho que ela vai ser sempre boazinha, como tenta passar .
SPO
É difícil imaginar algo em que o Google tenha sido desonesto, assim como é difícil imaginar algo em que a Apple tenha sido honesta. As patentes genéricas e os processos que o digam. Basta ler a biografia do Steve Jobs para ficar revoltado com essa empresa. Lá eles contam uma pequena parcela das sacanagens.
Keaton
Ah... Apple sendo Apple.
Tadeu Garcia
né?
Isaias Freitas
Sei não.
SPO
Google é um concorrente leal. Podem não suportar perder, mas suas práticas são honestas. Já as da Apple...
SPO
Por causa de um bando de zumbis que a seguem.
SPO
Google? Google é uma santa virgem perto da Apple.
SPO
O serviço será um sucesso por culpa dos descerebrados que amam a empresa incondicionalmente.
Exibir mais comentários