Início » Antivírus e Segurança » Por que a falha no software do Boeing 787 não é motivo de preocupação

Por que a falha no software do Boeing 787 não é motivo de preocupação

Paulo Higa Por

boeing-787

Talvez você tenha lido em algum lugar, durante o último final de semana, que o Boeing 787 Dreamliner tem um problema sério no software. As notícias, algumas bem alarmantes, dizem que um bug gravíssimo pode fazer o sistema elétrico da aeronave parar de funcionar. Com isso, o piloto perderia o controle do avião e poderia causar um acidente catastrófico.

Ainda bem que você não precisa se preocupar.

A falha está localizada no software que controla as unidades de energia da aeronave e foi descoberta nos próprios laboratórios da Boeing. O problema ocorre especificamente quando o avião fica ligado continuamente por 248 dias, ou pouco mais de oito meses.

boeing-787-3

Em termos técnicos, 248 dias representam algo perto de 231 centésimos de segundo, o que causa o estouro (overflow) de uma variável inteira de 32 bits no código do software do Boeing 787 — um problema até comum enfrentado por programadores. Ou seja, pelo visto, nenhum desenvolvedor da Boeing considerou a hipótese de uma aeronave ficar ligada durante oito meses.

E qual a possibilidade do problema se manifestar na vida real e causar um acidente? Lito Sousa, técnico com 28 anos de experiência em aviação comercial, é taxativo no Aviões e Músicas: “Quais são as chances de um Boeing 787 ficar ligado por uma semana? Quase zero. Quais as chances de ficar ligado por 8 meses? Zero.”

Pronto, pode dormir tranquilo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Júlio Vasel
Jairo: "O mundo está sofrendo ataques de bombas nucleares lançadas por alienigenas." Anon: "Pesquisei por tudo e não achei nada sobre isso" Jairo: "Pesquise mais, se esforce." Aquele momento que o caboclo não sabe de onde tirou a informação e joga a culpa no outro hahahaha
Gustavo Pilati
Gostaria mesmo de saber quais os problemas graves que acontecem quando ela é reiniciada. Já avisou a FAA, Boeing, EASA? Acho que eles tem muito a aprender com o sr.
Marlon J Anjos
E que problemas são esses que ocorrem quando ela é reiniciada?
Maycon Cruz
Gizmodo: Not even once
jairo
Prove , mas antes se informe sobre alguns (5) incidentes ocorridos com a Quantas....
Américo Imianovski
Inversão do ônus da prova: um exemplo prático. Só imprimir, encadernar e distribuir.
jairo
Pesquise mais....Se esforce.
Américo Imianovski
Pesquisei... Achei problemas elétricos por outras falhas, não por problemas de software. Novamente eu peço para entender seu ponto de vista: explique.
jairo
Uma viagem sem pane eletrica.....
Kadu Gaspar
Que viagem
jairo
Pesquise sobre os eternos bugs elétricos nao resolvidos deste tipo de aeronave , se fosse um Airbus , Tupolev , Embraer ou outra a FAA já teria impedido de voar sobre território americano.....mas como é made in USA...
Marlon J Anjos
sim, sou fã dos posts do Lito
Marlon J Anjos
Nunca nem assinei
Américo Imianovski
Então explique... Especifique.
jairo
Tambem
Daniel
Vou dar uma dica: quando lerem alguma coisa a respeito de aviões no Gizmodo, G1, etc, acessem em seguida o Aviões e Músicas e procurem alguma coisa a respeito. Sempre vale a pena!
Thiago
Tem a ver com o problema elétrico específico da matéria?
Supersonic
Ja cancelou a sua mensalidade do Giz?
Keaton
E por que é que tu começou? lol
Felipe Ferreira
Parei com o Gizmodo por isso e não me arrependo, vida longa ao Tecnoblog!
jairo
Possibilidade zero de não ocorrer é uma falacia, esqueceram em postar os graves problemas que este modelo de aeronave apresenta sempre que é reiniciada.
Mithsiel
Tecnonlog e MeioBit <3
Josiel Hen
e olha que o titulo daqui tende à causar muito mais curiosidade. Como é? "sexy sem ser vulgar"? hahahah
Bruno Martins Santana
Cara .... AMO esse Blog !!!! O Unico Blog que passa informações realmente verdadeiras, imparciais e completas .... Sem Nenhum MIMIMI ou sensacionalismo ...
Juan Lourenço
Pois é haha, fizeram um alarde tão grande por algo que simplesmente não tem como acontecer :P
Marlon J Anjos
Título no Gizmodo: Falha no software do Boeing 787 pode fazer rede elétrica parar de funcionar durante voo Título no Tecnoblog: Por que a falha no software do Boeing 787 não é motivo de preocupação Por isso pago em dia a mensalidade do Tecnoblog Gold