Início » Internet » Justiça extingue processo que suspendia operação do Uber no Brasil

Justiça extingue processo que suspendia operação do Uber no Brasil

Por
4 anos atrás

Na semana passada, o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores das Empresas de Táxi do Estado de São Paulo (Simtetaxi – SP) abriu um processo contra o aplicativo Uber. Com o processo chegou também uma liminar que pedia a suspensão do uso do Uber no Brasil, bem como sua retirada da loja de aplicativos do Google, Apple, Microsoft e Samsung. O processo foi extinguido hoje.

Táxis vs Uber: Uma disputa mundial que está longe de acabar

Táxis vs Uber: Uma disputa mundial que está longe de acabar

Segundo a agência de notícias Reuters, a extinção do processo aconteceu por ordem da juíza Fernanda Gomes Camacho, da 19ª vara civil de São Paulo. No entendimento da juíza, a ação movida pelo sindicato “deveria ter sido encaminhada pelo Ministério Público”, já que a entidade “não teria legitimidade para propor uma ação coletiva”. A advogada que defende o sindicato discorda e diz que a juíza “não está deixando os taxistas se defenderem nem individualmente, nem por meio de entidade sindical”. Apesar da extinção do processo, o sindicato não pretende desistir e já planeja uma nova estratégia para tirar o Uber do ar.

A liminar que obrigava as lojas de aplicativos das fabricantes de smartphones a retirarem o Uber do ar também foi derrubada. A multa para caso elas não cumprissem a decisão era de R$ 100 mil por dia.

Em nota publicada em seu blog, a Uber afirma que “é uma empresa de tecnologia que conecta motoristas profissionais parceiros a usuários que desejam este tipo de serviço. Todos os motoristas parceiros da Uber têm licença para exercer função remunerada, assim como qualquer outro motorista profissional, incluindo taxistas.”.

Uber e a Economia Compartilhada

O modelo utilizado pelo Uber nos transportes, chamado de “Economia Compartilhada” (ou “Economia Colaborativa”), foi tema do Tecnocast 018. A discussão gira em torno das mudanças que o aplicativo traz para a sociedade como um todo: os benefícios e pontos negativos. Para ouvir é só dar o play: