Facebook começa a testar o HERE Maps. Vem mais uma aquisição aí?

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Talvez você já saiba que a Nokia está procurando um novo dono para o HERE Maps. Supostamente, Apple, Yahoo, Samsung e até mesmo Baidu estão entre as companhias interessadas pelo serviço. Recentemente, surgiu mais um possível comprador: o Facebook.

Segundo o TechCrunch, os mapas do HERE Maps começaram a ser testados nesta semana na versão web do Facebook para dispositivos móveis. O serviço também está sendo integrado ao Instagram e ao Facebook Messenger.

HERE Maps no Facebook
HERE Maps no Facebook

Até o momento, não há nenhum anúncio oficial sobre o assunto, mas o Facebook confirmou os testes ao TechCrunch: “estamos avaliando o HERE Maps na rede social para termos mais controle e flexibilidade na entrega de uma experiência de mapas consistente”.

Um representante da Nokia também confirmou a parceria: “nos anima saber que os nossos mapas podem ser apreciados por usuários do Facebook”.

Se há mesmo intenção de compra, é difícil saber. Ambas as empresas foram bastante cuidadosas nas respostas para evitar especulações. Entretanto, a parceria sugere que o Facebook tem grandes planos em relação a serviços de mapas.

Nada fora do comum, provavelmente. Um dos planos pode ser simplesmente o aperfeiçoamento das ferramentas de geolocalização atuais – exibir com mais precisão endereços de eventos, por exemplo.

Também pode haver intenção de melhorar a entrega de anúncios. O Facebook é uma rede social gigantesca e global, mas que se mantém, principalmente, com publicidade local. Serviços de mapas são de grande ajuda nesse aspecto, especialmente em relação a consultas feitas com dispositivos móveis.

O HERE Maps consegue se destacar nesse ponto por causa da sua base de dados. Além de mapas detalhados de vários lugares, o serviço tem uma gama gigantesca de estabelecimentos e pontos de interesse cadastrados, por exemplo.

Não há confirmação por parte da Nokia, mas estima-se que a companhia quer US$ 2 bilhões pelo HERE Maps. Não é pouca coisa, mas alguns analistas de mercado acreditam que o serviço pode valer o dobro por conta, justamente, da abrangência de seu banco de dados.

Por ora, tudo não passa de um teste. Não está claro nem mesmo se o Facebook levará o serviço de mapas à versão para desktop ou aos apps móveis da rede social. Enquanto isso, convivemos com o mistério: quem ficará com o HERE Maps?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados