Início » Internet » Facebook começa a testar o HERE Maps. Vem mais uma aquisição aí?

Facebook começa a testar o HERE Maps. Vem mais uma aquisição aí?

Emerson Alecrim Por

Talvez você já saiba que a Nokia está procurando um novo dono para o HERE Maps. Supostamente, Apple, Yahoo, Samsung e até mesmo Baidu estão entre as companhias interessadas pelo serviço. Recentemente, surgiu mais um possível comprador: o Facebook.

Segundo o TechCrunch, os mapas do HERE Maps começaram a ser testados nesta semana na versão web do Facebook para dispositivos móveis. O serviço também está sendo integrado ao Instagram e ao Facebook Messenger.

HERE Maps no Facebook

HERE Maps no Facebook

Até o momento, não há nenhum anúncio oficial sobre o assunto, mas o Facebook confirmou os testes ao TechCrunch: "estamos avaliando o HERE Maps na rede social para termos mais controle e flexibilidade na entrega de uma experiência de mapas consistente".

Um representante da Nokia também confirmou a parceria: "nos anima saber que os nossos mapas podem ser apreciados por usuários do Facebook".

Se há mesmo intenção de compra, é difícil saber. Ambas as empresas foram bastante cuidadosas nas respostas para evitar especulações. Entretanto, a parceria sugere que o Facebook tem grandes planos em relação a serviços de mapas.

Nada fora do comum, provavelmente. Um dos planos pode ser simplesmente o aperfeiçoamento das ferramentas de geolocalização atuais - exibir com mais precisão endereços de eventos, por exemplo.

Também pode haver intenção de melhorar a entrega de anúncios. O Facebook é uma rede social gigantesca e global, mas que se mantém, principalmente, com publicidade local. Serviços de mapas são de grande ajuda nesse aspecto, especialmente em relação a consultas feitas com dispositivos móveis.

O HERE Maps consegue se destacar nesse ponto por causa da sua base de dados. Além de mapas detalhados de vários lugares, o serviço tem uma gama gigantesca de estabelecimentos e pontos de interesse cadastrados, por exemplo.

Não há confirmação por parte da Nokia, mas estima-se que a companhia quer US$ 2 bilhões pelo HERE Maps. Não é pouca coisa, mas alguns analistas de mercado acreditam que o serviço pode valer o dobro por conta, justamente, da abrangência de seu banco de dados.

Por ora, tudo não passa de um teste. Não está claro nem mesmo se o Facebook levará o serviço de mapas à versão para desktop ou aos apps móveis da rede social. Enquanto isso, convivemos com o mistério: quem ficará com o HERE Maps?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Mocci

O Here Maps, na minha opinião, é melhor que o Google Maps. Como a Google já tem o Waze também, acho saudável pro mercado se o Facebook comprar. É a única empresa que tem frente a Google em algumas áreas importantes, como a própria rede social que a Google nunca conseguiu deslanchar. Com IGTV, espero que a Google melhore o Youtube que, faz tempo, tem reclamação dos produtores de conteúdo.

Bruno Pinho
No Here Maps também baixa por região. Mas a sudeste nele tem mais de 1GB.
PinPortal ✔️

Cara eu uso o Maps.me

Ele usa os mapas do OpenStreetMaps.org, mas eu gostei porque o tamanho do mapa é bem inferior que o do Here Maps (utilizo android), porque enquanto no Here Maps você tem que baixar o mapa do Brasil inteiro, no Maps.me você baixa só da região sudeste (meu caso), ou sul, nordeste, norte, centro-oeste. Isso faz MUITA diferença! Aqui o mapa da região sudeste pesa só 262MB, compara com o mapa do Brasil inteiro do Here Maps e depois me fala! hehe

pinportal
Cara eu uso o Maps.me Ele usa os mapas do OpenStreetMaps.org, mas eu gostei porque o tamanho do mapa é bem inferior que o do Here Maps (utilizo android), porque enquanto no Here Maps você tem que baixar o mapa do Brasil inteiro, no Maps.me você baixa só da região sudeste (meu caso), ou sul, nordeste, norte, centro-oeste. Isso faz MUITA diferença! Aqui o mapa da região sudeste pesa só 262MB, compara com o mapa do Brasil inteiro do Here Maps e depois me fala! hehe
Rafael Dantas
Obrigado pela matéria. Muito interessante.
PinPortal ✔️

Então, pelo o que eu li a Digital Globe fornecia imagens para o Google Maps, com a compra da Skybox o Google deve substituir os dados fornecidos pela Digital Globe.
http://www.thestreet.com/st...

Mas o que eu quero dizer é em relação ao investimento feito, U$S 500 milhões para o Google é pouco + U$S 1 bi pelo Waze, fora as novas aquisições, talvez para a Nokia seja muito complicado competir com uma empresa como o Google, precisa-se de muito dinheiro.

pinportal
Então, pelo o que eu li a Digital Globe fornecia imagens para o Google Maps, com a compra da Skybox o Google deve substituir os dados fornecidos pela Digital Globe. http://www.thestreet.com/story/12743649/1/even-without-google-digitalglobe-will-continue-to-grow.html Mas o que eu quero dizer é em relação ao investimento feito, U$S 500 milhões para o Google é pouco + U$S 1 bi pelo Waze, fora as novas aquisições, talvez para a Nokia seja muito complicado competir com uma empresa como o Google, precisa-se de muito dinheiro.
Rafael Dantas
Na verdade não a Skybox é uma empresa que tem uma tecnologia interessante, que são satélites de pequeno porte, mas que ao invés de "fotografar" as imagens ele "filma". Trata-se de capturas em tempo real de imagens. Pelo que li, é uma empresa pequena, uma startup. A empresa que fornece imagens para o Google é a DigitalGlobe, que opera satélites como Quickbird e os da série WorldView. https://tecnoblog.net/151121/google-maps-satelite-novo/
PinPortal ✔️
pinportal
http://exame2.com.br/mobile/negocios/noticias/google-compra-empresa-de-satelite-por-us-500-mi-em-dinheiro
Rafael Dantas
qual empresa é esta o Google comprou por 500 milhões?
Rafael Dantas
verdade, tem várias coisas...
PinPortal ✔️

O problema é que ano passado eles tiveram mais de 800 milhões de euros em prejuízo no setor de mapas (Here maps). A Nokia quer vender, porque dá prejuízo e é muito caro manter, você não dá dinheiro à eles, empresas e grandes organizações que pagam, sim.

Há uma forte concorrência com o Google Maps (e o Waze), só para você ter uma idéia, a própria Google comprou a empresa dona dos satélites que forneciam imagens da Terra para o Google Maps/Earth. Foram 500 milhões de dólares. É preferível vender e focar no que a Nokia sabe fazer de melhor: infraestrutura de telecomunicações e serviços.

pinportal
O problema é que ano passado eles tiveram mais de 800 milhões de euros em prejuízo no setor de mapas (Here maps). A Nokia quer vender, porque dá prejuízo e é muito caro manter, você não dá dinheiro à eles, empresas e grandes organizações que pagam, sim. Há uma forte concorrência com o Google Maps (e o Waze), só para você ter uma idéia, a própria Google comprou a empresa dona dos satélites que forneciam imagens da Terra para o Google Maps/Earth. Foram 500 milhões de dólares. É preferível vender e focar no que a Nokia sabe fazer de melhor: infraestrutura de telecomunicações e serviços.
Tiago Celestino
O Facebook não usava os mapas do Foursquare, que usava o OpenStreetMaps? Parece que o Foursquare está perdendo grandes aliados provavelmente pode ir para alguém ai...
Exibir mais comentários