Os rumores sobre uma parceria entre Google e Twitter surgiram em fevereiro, mas só agora o acordo foi confirmado: nesta semana, os resultados do buscador passaram a exibir tweets recentes, ainda que discretamente.

Na verdade, a parceria está mais para uma reconciliação. O Google exibiu tweets nas buscas por algum tempo, mas deixou de fazê-lo em meados de 2011. Ao que parece, a decisão foi unilateral: a remoção de tweets dos índices de pesquisas teria sido feita para que o Google pudesse promover o então recém-lançado Google+.

Tweets no Google

A exibição de tweets deve beneficiar os dois lados. Para o Twitter, a vantagem está na visibilidade que o buscador pode trazer para a rede social. Além disso, o Google pode estar pagando à empresa para ter acesso à base de mensagens, embora essa informação não tenha sido confirmada.

Para o Google, deve haver mais precisão nas buscas com contexto social e entrega de resultados mais relevantes relacionados a assuntos muito recentes – como você deve saber, o Twitter é tido como a melhor rede social para informações sobre o que acontece agora.

Por outro lado, os tweets podem causar frustração. Como essas mensagens são curtas (lembrando, cada tweet pode ter até 140 caracteres), os usuários podem considerar o conteúdo da rede social insuficiente.

Essa deve ser uma das razões pelas quais o Google está testando a indexação do conteúdo do Twitter sem alarde. No momento, somente alguns usuários conseguem encontrar tweets nos resultados e, ainda assim, apenas com buscas realizadas a partir de dispositivos móveis.

Nesses pequenos experimentos, como o Google define os testes, os tweets exibidos nas buscas têm relação com os Trend Topics, isto é, com os assuntos mais comentados no momento. O usuário pode inclusive visualizar mensagens relacionadas movendo os tweets em uma espécie de carrossel.

Para os demais usuários, o Google continua exibindo apenas links para perfis no Twitter e alguns tweets nem tão recentes assim. Ainda não se sabe se e quando a integração ampliada estará disponível para todo mundo.

Com informações: Search Engine Land

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados