Quase um ano depois do primeiro “preview”, eis que o Bleep, serviço de mensagens instantâneas da BitTorrent Inc., chega a uma fase mais estável, por assim dizer. Nesta terça-feira (12), a companhia disponibilizou versões mais completas da ferramenta para Windows, OS X e Android, assim como finalmente lançou um cliente para iOS.

É difícil disputar espaço em um segmento abarrotado de competidores – WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, Skype, Hangouts e tantos outros. Para se diferenciar, a BitTorrent aposta em uma característica que ganhou força após as denúncias de espionagem pelo governo dos Estados Unidos: a segurança.

O Bleep é baseado no protocolo BitTorrent, funcionando, portanto, como um sistema peer-to-peer (P2P): em vez de servidores gerenciarem o serviço, a comunicação é feita de forma descentralizada. Esse modo faz com que os usuários conectem seus dispositivos entre si para realizar o chat.

Não havendo servidores centrais intermediando a comunicação, o risco de captura indevida de dados é muito pequeno, segundo a empresa. Para reforçar ainda mais a proteção das conversas, sejam elas baseadas em texto ou voz, a BitTorrent reforçou a troca de informações com criptografia de chaves públicas.

Há ainda uma função chamada Whisper que, quando ativada, destrói as mensagens trocadas após 25 segundos, um modo que lembra bastante o Snapchat. A função também oculta o nome do usuário para evitar identificação em capturas de tela.

Mas nem tudo é perfeito. Como não há armazenamento de dados nas nuvens, o Bleep não é capaz de fazer sincronização entre dispositivos diferentes. Isso significa que, se você usar o serviço no desktop, terá que adicionar os contatos novamente se depois decidir usar uma versão para smartphones.

Quer testar? O Bleep pode ser baixado aqui, digrátis.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados