Início » Software » Estas serão as sete versões do Windows 10

Estas serão as sete versões do Windows 10

Windows Phone agora é Windows 10 Mobile

Por
3 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora
Windows 10

O Windows 10 estará disponível em sete edições, sendo duas voltadas especificamente para o consumidor final, segundo o anúncio realizado pela Microsoft nesta quarta-feira (13). O novo sistema operacional chegará nos próximos meses a 190 países e será uma atualização gratuita para os atuais usuários de Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1.

A edição que você provavelmente irá usar no seu computador de casa será o Windows 10 Home. Ele terá os recursos para usuários domésticos que a Microsoft anunciou recentemente, como a assistente pessoal Cortana, o navegador Microsoft Edge, o login com reconhecimento facial ou impressões digitais pelo Windows Hello e suporte a aplicativos universais.

edge-1 Windows Hello

Também haverá um Windows 10 Pro, com recursos voltados para pequenas empresas e usuários avançados, como funções para proteger informações sensíveis e gerenciar a máquina remotamente. Incluirá o Windows Update for Business, que suportará download de atualizações via P2P e a escolha de horários apropriados para a instalação dos pacotes de correções.

Outras cinco edições do Windows 10 estarão disponíveis:

  • Windows 10 Mobile. É o novo nome do Windows Phone. Terá suporte a aplicativos universais, suportará o novo Office otimizado para telas sensíveis ao toque e virá com o interessante Continuum for Phones, que fará seu smartphone se comportar como um PC.
  • Windows 10 Mobile Enterprise. Em relação ao Windows 10 Mobile, ele terá recursos de segurança e gerenciamento adicionais, voltados para grandes empresas.
  • Windows 10 Enterprise. Desenvolvido para médias e grandes empresas, não será vendido ao usuário final, apenas por licenciamento em volume. Suportará o chamado Long Term Servicing Branch: quando ativado, apenas atualizações de segurança serão aplicadas. As que adicionam novos recursos serão ignoradas, a fim de garantir a estabilidade.
  • Windows 10 Education. A Microsoft não divulgou nenhuma informação específica além do fato de que será uma versão voltada para atender às necessidades educacionais de professores, estudantes e administradores.
  • Windows 10 IoT Core. É o Windows voltado para a internet das coisas (ouça nosso Tecnocast sobre o assunto). Terá baixo consumo de recursos de hardware. O Raspberry Pi 2 roda Windows 10.
Windows 10 - Continuum

Mais uma vez, a Microsoft ressaltou que a atualização para o Windows 10 Home, Windows 10 Mobile e Windows 10 Pro será gratuita para todos os usuários de Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 com dispositivos qualificados. A atualização poderá ser baixada sem custo no primeiro ano após o lançamento. Depois de instalado, o Windows 10 será gratuito para sempre, ou até que você jogue seu PC fora.

A data de lançamento do Windows 10 ainda não foi divulgada oficialmente. Segundo a Microsoft, o novo sistema operacional será lançado no verão do hemisfério norte, ou seja, entre junho e setembro.