Backup Plus Fast: o HD externo super rápido da Seagate

HD externo da Seagate é para quem precisa de velocidade para trabalhar com arquivos grandes

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 10 meses
seagate-backup-plus-fast-abre

Nós raramente analisamos HDs externos porque… bem, eles são praticamente todos iguais, certo? Só existem de verdade três fabricantes de discos rígidos no mundo*, e as três oferecem produtos com qualidade e preço semelhantes. Por isso, é legal quando surge algo que foge da mesmice: é o caso do Backup Plus Fast, um HD externo de altíssimo desempenho da Seagate.

Mas como esse negócio funciona? Ele realmente é mais rápido que os HDs externos convencionais? Vale a pena comprar um? As respostas estão nos próximos parágrafos.

Design

seagate-backup-plus-fast-mao

Disponível apenas na capacidade de 4 TB, o Backup Plus Fast tem design sóbrio e caprichado. As tampas superior e inferior são construídas em metal, o que colabora para dar uma sensação de robustez. No topo, temos a marca da Seagate em alto relevo e um LED de indicação, que pode ser desativado por software caso você tenha problemas com luzinhas na hora de dormir.

Com 309 gramas e 2,2 centímetros de espessura, ele é visivelmente mais gordo que outros HDs externos. Isso porque, na verdade, o Backup Plus Fast tem em seu interior não um, mas dois discos rígidos de 2,5 polegadas ligados em RAID 0. Apesar disso, você não precisará usar nenhuma fonte de alimentação; o HD da Seagate exige apenas uma conexão USB 3.0.

seagate-backup-plus-fast-mao-conector

Ou quase isso. A Seagate envia dois cabos com o Backup Plus Fast. Um deles é o cabo USB 3.0 de 45 centímetros que vem na caixa de qualquer HD externo convencional. O outro, que não precisei usar, é um cabo divisor de 90 centímetros, com USB 3.0 (para ligar no computador), Micro-B (para ligar no HD) e… outro USB! Esse conector adicional fornecerá alimentação extra caso você esteja usando um PC antigo, que não consiga oferecer corrente adequada.

Software

seagate-dashboard-plus-fast
seagate-backup-mobile

Dentro do Backup Plus Fast, a empresa inclui o utilitário Seagate Dashboard para gerenciar o HD. A ferramenta, que funciona em Windows e OS X, permite que você teste o dispositivo a procura de falhas e desligue o LED de operação da unidade, além de trazer recursos interessantes para backup de dispositivos móveis e cópias de segurança na nuvem.

O software possui integração com Dropbox e Google Drive. É possível criar um plano de backup personalizado, selecionando pastas e arquivos específicos que serão copiados para a nuvem. Sempre vale a máxima de “quem tem um backup, não tem nenhum”; em caso de falha do HD, é sempre bom ter uma cópia dos dados mais importantes em outro local.

O recurso de backup móvel funciona em conjunto com o aplicativo Seagate Backup, disponível para Android e iOS. Basicamente, você só precisa criar uma conta na Seagate e configurar um plano de backup — o aplicativo se encarrega de localizar o HD externo na rede Wi-Fi local, e você também pode configurar um backup à distância, para quando estiver no 4G ou numa rede sem fio longe de casa.

No caso do iOS, dá para fazer backup automático de fotos e vídeos. No Android, o aplicativo também permite copiar contatos, músicas, mensagens de texto e até registros de chamadas.

Desempenho

O Backup Plus Fast é realmente rápido? Sim. Nos testes, consegui uma taxa de escrita sequencial de 233,6 MB/s e leitura de 216,2 MB/s — ele é mais rápido que qualquer HD interno voltado para o mercado doméstico. Isso é suficiente para copiar um arquivo de 20 GB em cerca de 1 minuto e meio, e deve atender bem as necessidades de profissionais que trabalham com uma grande quantidade de dados.

backup-plus-fast-hd

Quão rápido é o Backup Plus Fast em comparação com outros HDs externos? No mesmo teste, o Seagate Expansion Portable Drive de 1 TB alcançou 107 MB/s de escrita e 108,9 MB/s de leitura. Já um Toshiba Canvio Plus de 1 TB chegou a 60,2 MB/s de escrita e 51,6 MB/s de leitura.

O ótimo desempenho do Backup Plus Fast tem um contraponto: para atingir taxas de transferência mais altas, os HDs estão ligados em RAID 0 — ou seja, cada metade do arquivo vai para um disco diferente, o que ajuda a aumentar as taxas de transferência em até 100%. O problema, claro, é que isso também duplica a possibilidade de falhas: se um HD parar de funcionar, você perderá tudo.

É verdade que o apelo do Backup Plus Fast é justamente o desempenho, mas seria legal se, no próprio Seagate Dashboard, fosse possível trocar essa configuração e passar a usar os HDs em RAID 1, por exemplo. Afinal, o nome do produto tem Fast, mas também tem Backup.

Conclusão

seagate-backup-plus-fast-fecha

Vale a pena comprar um Backup Plus Fast? Sim, se você trabalha com arquivos grandes e frequentemente precisa manipular uma enorme quantidade de dados. Ele é o HD externo mais rápido que já passou pelas minhas mãos e possui velocidades de leitura e escrita superiores a qualquer HD interno.

Para um usuário comum, comprar um Backup Plus Fast seria como matar barata com canhão, até porque essas velocidades maiores não são muito perceptíveis em tarefas cotidianas. Não adianta, por exemplo, comprá-lo para fazer uma cópia dos seus arquivos se sua máquina ainda possui um disco rígido: a velocidade de transferência ficará limitada ao seu HD interno.

E isso tem um custo: o HD externo da Seagate ainda não tem preço oficial no Brasil, mas pode ser encontrado lá fora por US$ 209 — cerca de 70 dólares mais caro que um HD externo convencional com a mesma capacidade de 4 TB. A Amazon entrega o Backup Plus Fast no Brasil, e o valor final com os impostos de importação ultrapassa os mil reais.

Embora o custo seja alto, o Backup Plus Fast é uma ótima opção de HD externo para quem não para quieto e precisa trabalhar com uma grande quantidade de dados (e não quer levar um trambolhão e uma fonte de alimentação na mochila).

* Seagate, Western Digital e Toshiba. HDs de outras marcas (Samsung, Hitachi, etc.) são necessariamente fabricados por alguma dessas três.

Receba mais sobre Seagate na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados