As vendas de computadores continuam em queda forte. De acordo com a IDC, 1,964 milhão de PCs foram vendidos no país entre janeiro e março, uma baixa de 20% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram comercializadas 2,4 milhões de máquinas. Em número de unidades, a Dell é a empresa que mais vende computadores no país.

A IDC diz que, dos quase 2 milhões de computadores vendidos nesses três meses, 804 mil eram desktops e 1,16 milhão eram notebooks — números 21% e 19% menores que no mesmo período de 2014. Não é a primeira vez que o setor encolhe: em 2012, o mercado de PCs no Brasil vendeu 2% menos; em 2013, as vendas encolheram mais 10%; e em 2014, os números despencaram 26%.

Precision M3800 Mobile Workstation

A queda foi maior que o esperado até mesmo para a IDC. Segundo a consultoria, que já esperava um declínio, a diminuição do crédito e a alta do dólar foram fatores determinantes para que as vendas fossem tão baixas. Também houve aumento significativo nos preços: as fabricantes reajustaram os valores em até 20% no Brasil. Hoje, os preços médios pagos pelos PCs são R$ 2.320 (notebooks) e R$ 1.701 (desktops).

Pela primeira vez em 15 anos de atuação, a Dell se tornou a empresa que mais vende PCs no Brasil. A IDC não divulga informações específicas, mas a própria fabricante informou em nota que vendeu 15,8% de todos os computadores comercializados no primeiro trimestre de 2015. Como dissemos anteriormente, um dos fatores para o crescimento da Dell foi o fortalecimento da presença no varejo.

Mas, embora a Dell esteja comemorando a conquista do primeiro lugar nas vendas, o mercado de PCs está, no geral, bastante pessimista. A expectativa é que as vendas de computadores diminuam mais uma vez em 2015, depois de três anos seguidos de queda.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luis Henrique Torres
Complicado encontrar dados específicos de PC gamer, principalmente pq a maioria são montados e terminam não entrando na estatística. Mas encontrei duas notícias que dizem o seguinte: "O mercado de games no Brasil cresce em média 26% ao ano." e "Brasil é o 2º que mais cresce na Steam, de 2012 pra 2013 cresceu 75%". Juntando essas duas notícias ainda não dá pra afirmar mas a probabilidade é que a venda de PC gamers tenha crescido. Links abaixo: http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2014/10/08/bgs-mercado-de-games-no-brasil-cresce-em-media-26-ao-ano-diz-estudo.htm http://olhardigital.uol.com.br/noticia/brasil-e-o-2-que-mais-cresce-no-steam/39790
Halysson Abreu
Garante? Cadê as fontes de dados comprovando?
Halysson Abreu
São muito poucos pra ter alguma relevância. Até pq os galera costumam montar suas maquinas através do mercado cinza
Halysson Abreu
Só ligo meu pc pra jogar (cada vez menos) e usar o pop corn time. Mais nada.
Luis Henrique Torres
Sim, console vende bem mais, mas eu não falei disso.
Nathan Drake

Consoles vendem mais que PC Gamer! No caso de consoles, some as vendas das 3, nintendo, sony e microsoft. basta pegar um jogo AAA em especifico e ver o numero de vendas dele! o ps4 ja vendeu ate agora 22,3 milhoes e nem tem 2 anos ainda!!
PS: Quando digo PC gamer nao me refiro a um core i3 com 1 gb gpu mas sim um core i7 com 8 gb ram e 4 gb de gpu!!! ou seja, um PC de 7 mil reais ou mais!!!

GabbrieL
Consoles vendem mais que PC Gamer! No caso de consoles, some as vendas das 3, nintendo, sony e microsoft. basta pegar um jogo AAA em especifico e ver o numero de vendas dele! o ps4 ja vendeu ate agora 22,3 milhoes e nem tem 2 anos ainda!! PS: Quando digo PC gamer nao me refiro a um core i3 com 1 gb gpu mas sim um core i7 com 8 gb ram e 4 gb de gpu!!! ou seja, um PC de 7 mil reais ou mais!!!
Keaton
Desisti do MeioBit tem alguns meses, acho que anos. (Aquilo virou uma piscina de trolls e idiotas, não todos mas uma boa parte incluindo alguns editores [plural]. - Vide Gizmodo.)
Tet

Por mim, a positivo tinha que passar por um novo nome, e ter muito marketing por volta da nova marca. Qualquer dispositivo, até os bons, recebem muita crítica por serem Positivo.

E parar de fazer mid-end meia-boca.

Willian Tetsuo Shiratori
Por mim, a positivo tinha que passar por um novo nome, e ter muito marketing por volta da nova marca. Qualquer dispositivo, até os bons, recebem muita crítica por serem Positivo. E parar de fazer mid-end meia-boca.
Eduardo Borges de Souza
Você participava do Meiobit.com também cara? Concordo com seus fatores.
Edy

Tenho tudo, mas gosto mesmo do meu PC e o que menos uso é o notebook. Deve ser velhice...

edw
Tenho tudo, mas gosto mesmo do meu PC e o que menos uso é o notebook. Deve ser velhice...
Marcio Gomes
A real é que quem realmente usa computador ainda é que tem necessita mesmo para uma tarefa específica de trabalho, como estudantes com o office, arquitetos e engenheiros com o CAD e outros profissonais com photoshop illustrator e afins. De resto um smart ou tablet atende bem a maior parte da população para responder emails e outras tarefas simples.
Josias Pessanha
essa avaliaçao pelo idc se basea em que tipo de vendas? comprei sabado um note dell hd 1 tera processador i3 3 gb memoria por R$1,499,90 em 10 vezes no pnto frio a media de preço la ra de R$999,99 positivo e lnv e lenovo em media de 1099,90 a 2599,00 acer de 1,899,00 a 2,899,00
Exibir mais comentários