Vendas de PCs caem 20% no Brasil; Dell assume liderança de mercado

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

As vendas de computadores continuam em queda forte. De acordo com a IDC, 1,964 milhão de PCs foram vendidos no país entre janeiro e março, uma baixa de 20% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram comercializadas 2,4 milhões de máquinas. Em número de unidades, a Dell é a empresa que mais vende computadores no país.

A IDC diz que, dos quase 2 milhões de computadores vendidos nesses três meses, 804 mil eram desktops e 1,16 milhão eram notebooks — números 21% e 19% menores que no mesmo período de 2014. Não é a primeira vez que o setor encolhe: em 2012, o mercado de PCs no Brasil vendeu 2% menos; em 2013, as vendas encolheram mais 10%; e em 2014, os números despencaram 26%.

A queda foi maior que o esperado até mesmo para a IDC. Segundo a consultoria, que já esperava um declínio, a diminuição do crédito e a alta do dólar foram fatores determinantes para que as vendas fossem tão baixas. Também houve aumento significativo nos preços: as fabricantes reajustaram os valores em até 20% no Brasil. Hoje, os preços médios pagos pelos PCs são R$ 2.320 (notebooks) e R$ 1.701 (desktops).

Pela primeira vez em 15 anos de atuação, a Dell se tornou a empresa que mais vende PCs no Brasil. A IDC não divulga informações específicas, mas a própria fabricante informou em nota que vendeu 15,8% de todos os computadores comercializados no primeiro trimestre de 2015. Como dissemos anteriormente, um dos fatores para o crescimento da Dell foi o fortalecimento da presença no varejo.

Mas, embora a Dell esteja comemorando a conquista do primeiro lugar nas vendas, o mercado de PCs está, no geral, bastante pessimista. A expectativa é que as vendas de computadores diminuam mais uma vez em 2015, depois de três anos seguidos de queda.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados