Início » Internet » Wolfram Alpha lança site que identifica objetos em imagens

Wolfram Alpha lança site que identifica objetos em imagens

Por
4 anos atrás

A Wolfram Research ataca novamente. A companhia, que ganhou notoriedade com o Wolfram Alpha (serviço que dá respostas simples e completas para vários tipos de questões), disponibilizou nesta semana um site que tenta identificar objetos destacados em fotos.

Wolfram Language Image Identification Project

Como você deve ter imaginado, o Wolfram Language Image Identification Project, nome dado à iniciativa, é um experimento que serve para avaliar a eficácia de um sistema de reconhecimento de imagens baseado em inteligência artificial.

Trata-se de um assunto que ganha cada vez mais relevância. Google, Microsoft e Amazon são exemplos de companhias que já oferecem produtos com reconhecimento de imagens. Recentemente, o Flickr ganhou uma funcionalidade que organiza automaticamente o acervo de fotos dos usuários com base nas características das imagens.

No caso da Wolfram Research, um dos planos é ampliar as possibilidades de uso do Wolfram Alpha com imagens. Se você postar a foto de uma flor, por exemplo, o serviço poderá descrever a espécie, o nome científico, a família, o ciclo de desenvolvimento e assim por diante.

Wolfram Language Image Identification Project

Por enquanto, a novidade consegue identificar com relativa facilidade cerca de 10 mil objetos. Nos meus testes, carros, flores, relógios e ferramentas foram exemplos de itens identificados corretamente.

Mas erros não são raros. Alguns são até curiosos. Em um deles, o site descreveu um smartphone como sendo um controle remoto. Mas sejamos razoáveis: ambos os objetos são retangulares, então o erro não foi grosseiro. Seria um drama se o serviço descrevesse o smartphone como um alicate de unha ou uma lâmpada.

Wolfram Language Image Identification Project

Precisamos lembrar também que este é um sistema de inteligência artificial, logo, os algoritmos devem ficar mais precisos com o passar do tempo e com os devidos ajustes.

Se você quiser brincar, o endereço é imageidentify.com. Dá para saber mais sobre o projeto no blog de Stephen Wolfram, CEO e fundador da Wolfram Research.

Com informações: PCWorld