Faz quase um ano que o Google está testando protótipos de um simpático carrinho que dirige sozinho, sem intervenção do motorista. Eles andaram somente em pistas de teste até o momento, mas finalmente conhecerão as vias públicas. Até setembro, os automóveis passarão a circular nas ruas de Mountain View, na Califórnia, nos arredores da sede do Google.

Alguns carros autônomos já estão circulando nas ruas, mas eles são veículos adaptados pelo Google, normalmente uma SUV Lexus RX450h. Depois de 2,7 milhões de quilômetros percorridos e seis anos de teste, eles se envolveram em 11 pequenos acidentes, mas todos foram causados por humanos. Em sete casos, os carros do Google foram atingidos na traseira, a maioria durante paradas no semáforo.

Os carros desenhados pelo próprio Google já andaram quase 1,6 milhão de quilômetros sem intervenção do motorista nas pistas de teste, segundo a empresa. Isso seria o equivalente a cerca de 75 anos de direção de um americano médio. Ou aproximadamente 107 anos de um paulistano; em São Paulo, os veículos andam em média 15 mil quilômetros por ano, de acordo com a Cetesb.

carro-google-1

carro-google-4

carro-google-3

carro-google-2

carro-google-8

carro-google-7

carro-google-5

carro-google-9

Para evitar problemas, por enquanto, os carros autônomos do Google serão mais limitados: eles andarão a no máximo 40 km/h e terão sempre um humano supervisionando os movimentos do veículo. Além disso, todos possuirão volante removível, pedais de freio e acelerador (também removíveis!), para-brisa flexível e frente de espuma, para não causar muitos estragos em caso de acidente.

O Google planeja construir 100 protótipos do carro autônomo para testá-los nas ruas. Apesar disso, é pouco provável que você consiga comprar um automóvel em uma concessionária do Google no futuro: a ideia é desenvolver a tecnologia e licenciá-la para as empresas interessadas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Inventions Seek Investors Paul
A proposta dos carros autônomos será muito útil para evitar acidentes no trânsito. O desafio será prevenir que o sistema tenha falhas. Pois se falhar, vai ser preciso introduzir um sistema manual para que os motoristas voltem ao comando da direção. Mas, com carros autônomos popularizados, haverá necessidade de o motorista tirar carta? E se não houver, em caso de catástrofes naturais, assaltos, etc, como ele conseguirá operar o veículo para eventualmente se safar? Em regiões menos desenvolvidas, o caminho, creio, será bem mais longo do que estamos pensando. Eu criei inclusive um sistema auxiliar para prevenir acidentes e facilitar comunicação entre motoristas de modo seguro, que pode ajudar nessa fase de transição, e ser incorporado aos carros. Vejam: https://paulogannam.wordpress.com/2015/11/06/brasileiro-cria-sistema-eletronico-de-comunicacao-entre-motoristas-para-evitar-acidentes-e-tornar-clima-amistoso-no-transito/
willian hideo katahira
Achei o chassi muito próximo do solo, nada que os projetistas não possam resolver é claro. Espero que a solução diminua os acidentes, será muito bem vindo.
Gleison Luz

Imagina se começam a desenvolver vírus pra Google car! haahah, espero que a Psafe já esteja de olho nisso! :P

Anakin
Ana Maria Braga deve estar com medo ja hahaha
tuneman
claro que sei bixo. hehe. mas dá raiva ver esses FDP falando ao celular. essa semana um taxista quase bateu em mim, pois ele não parou onde havia uma placa de 'pare'
Ricardo - Vaz Lobo
Eu quero! Onde a gente se inscreve?
Norber

Assim que estiver provado que o negócio está seguro, deveria ser obrigatório e os motoristas proibidos de dirigir em vias públicas. Seria o fim dos acidentes, fechadas, brigas de trânsito, rachas, barbeiragens...
Aí quem quiser pode encher a cara e voltar pra casa de carro, namorar enquanto vai pra casa, dormir, ler, jogar...

Norbert
Assim que estiver provado que o negócio está seguro, deveria ser obrigatório e os motoristas proibidos de dirigir em vias públicas. Seria o fim dos acidentes, fechadas, brigas de trânsito, rachas, barbeiragens... Aí quem quiser pode encher a cara e voltar pra casa de carro, namorar enquanto vai pra casa, dormir, ler, jogar...
Felipe Teodoro
"a ideia é desenvolver a tecnologia e licenciá-la para as empresas interessadas." aposto que a primeira empresa que vai usar a tecnologia vai ser a Tesla Motors, o Elon Musk e os CEOs do google são bem proximos, aposto que aquele sistema de "piloto automático" do Tesla Model s (que só funciona nas rodovias e em lugares privados) deve ser a google que desenvolveu.
Lucas Corrêa
Mas você sabe que isso é errado né?
tuneman
o que mais vejo é motorista usando celular.
Thiago
além do fator gerador de trânsito ter sido retirado da equação! Andaremos mais rápido.
Lucas Corrêa
Será lindo o dia em que poderemos entrar nos nossos carros e seguir até nosso destino mexendo no celular, sem nenhuma preocupação.