Início » Internet » Spotify garante: não vai trocar o plano gratuito por uma degustação de três meses

Spotify garante: não vai trocar o plano gratuito por uma degustação de três meses

Por
4 anos atrás

Talvez você tenha lido em algum lugar que o Spotify estaria planejando acabar com o plano gratuito, cedendo às pressões das gravadoras. Em vez de liberar o streaming ilimitado com propagandas, o serviço passaria a oferecer apenas uma degustação por três meses. Mas você não precisa se preocupar: o rumor é totalmente falso, segundo a empresa.

Sobre o boato, um porta-voz do Spotify emitiu uma declaração bem clara ao The Next Web: “É totalmente falso. O modelo está funcionando“, em referência ao plano sustentado por anunciantes. A notícia veio do Digital Music News, uma publicação focada na indústria da música que não possui histórico de rumores verdadeiros.

Spotify - tablet

Isso não significa, claro, que o Spotify não esteja sendo pressionado. De acordo com o Financial Times, a Universal Music chegou a negociar com o Spotify uma forma de disponibilizar o álbum 1989, de Taylor Swift, apenas para usuários pagantes, um pedido que foi negado pelo serviço de streaming. O resto da história você conhece: a cantora retirou todas as músicas do Spotify.

Recentemente, o plano gratuito do Spotify se envolveu em outra polêmica: segundo o The Verge, a Apple estaria pressionando as grandes gravadoras para que não renovassem o contrato com o serviço. Ao remover as músicas do plano gratuito do Spotify, a Apple abriria espaço para lançar seu próprio serviço de streaming, baseado no Beats Music, comprado pela empresa em 2014.

Embora os assinantes pagantes sejam minoria no Spotify, eles são os responsáveis pela maior fatia da receita das gravadoras, uma vez que o serviço de streaming paga menos royalties por execução quando a música é reproduzida por um usuário do Spotify Free. Entre os 60 milhões de usuários do Spotify ao redor do mundo, apenas 15 milhões são pagantes.

Em outras palavras: o rumor é falso. Mas a hipótese do plano gratuito do Spotify deixar de existir está longe de ser descartada.

Mais sobre:
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.