O Windows 10 Insider Preview (outrora, Technical Preview) para smartphones está disponível há algumas semanas, mas agora é que o sistema começa a ficar mais convidativo, digamos assim. Nesta semana, a Microsoft liberou a build 10080, que tem como principal destaque a inclusão dos apps universais do Office.

Sendo mais específico, o update traz suporte às versões universais do Word, PowerPoint, Excel e OneNote (Outlook e Calendar já estavam disponíveis). É possível baixá-las de modo oficial agora por conta de outra novidade da build 10080: o acesso à versão beta da Windows Store do Windows 10 para dispositivos móveis.

Nos aplicativos do Office, encontramos interface que se adapta ao tamanho da tela, otimização para comandos via toques, opções de edição rápida, ferramentas de notas, entre vários outros recursos.

Word para Windows 10
Word para Windows 10

A loja também dá acesso ao app do Xbox para Windows 10 Mobile, que oferece quase as mesmas funcionalidades que a sua versão para desktop: acesso ao feed de atividades, conexão com o Xbox One, streaming de vídeo, lista de amigos e por aí vai.

Tem mais novidades no quesito entretenimento: os novos players Music Preview e Video Preview. O primeiro permite, entre outros recursos, reproduzir os acervos de músicas disponíveis no aparelho e também no OneDrive. O segundo é compatível com uma série de formatos de vídeos (incluindo o contêiner MKV) e dá acesso a conteúdo existente no Xbox Video, por exemplo.

Outro destaque é a nova versão do app Camera. A ferramenta possui modo HDR, detecção de rostos, estabilização digital para gravação, além de outras funcionalidades que serão disponibilizadas nos próximos updates – a Microsoft reconhece que, embora funcional, o novo app Camera ainda está bem “verde”.

No mais, a build 10080 traz pequenos ajustes de desempenho e as esperadas correções de bugs, incluindo soluções para os problemas que impediam a execução do Windows 10 Insider Preview em aparelhos como Lumia 930 e Lumia 640 XL.

Se você quiser testar o preview do Windows 10 em um smartphone compatível ou em seu PC, as instruções estão neste link.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados