Início » Internet » Netflix quer contratar um especialista em P2P

Netflix quer contratar um especialista em P2P

Emerson Alecrim Por

A popularidade da Netflix tem um efeito colateral sério: boa parte dos dados que circulam na internet vem do serviço. Só nos Estados Unidos, a empresa responde por pelo menos 30% do tráfego online. É muita coisa, não? Para lidar com os custos provenientes dessa situação, a Netflix está prestes a recorrer ao "inimigo": o protocolo BitTorrent.

Não é uma ideia recente. A Netflix vem cogitando aderir a um sistema Peer-to-Peer (P2P) há mais de um ano. Mas o assunto ganhou foco outra vez com uma oferta de emprego divulgada recentemente no site da companhia.

O cargo é para engenheiro de software sênior. Até aí, nada de incomum. Mas se você acessar os requisitos para a vaga, verá exigências como "você deve ter experiência com protocolos Peer-to-Peer, como o BitTorrent".

Ali mesmo a Netflix já revela o plano: "a nossa equipe está avaliando tecnologias de distribuição de conteúdo. Estamos buscando um engenheiro sênior de grande talento para aumentar nossos conhecimentos na área de Peer-to-Peer e liderar os esforços de design de tecnologia e prototipagem".

netflix_main_lobby

Uma vaga similar já havia sido divulgada em 2014. Só não ficou claro se o cargo não foi preenchido ou se o engenheiro anterior não deu conta do recado.

Seja como for, não é difícil entender a ideia, a despeito da complexidade envolvida. Hoje, as transmissões da Netflix são feitas de modo centralizado, a partir de servidores. Com uma arquitetura P2P, os clientes que já possuem dados de determinados vídeos enviariam essas informações para outros dispositivos em sua rede ou mesmo para outros usuários.

Além de reduzir custos com tráfego, a tecnologia poderia, por exemplo, ajudar a evitar congestionamentos que, vez ou outra, interferem ou mesmo interrompem o streaming e combater o traffic shaping.

Pode dar certo? O Popcorn Time está aí dizendo que sim. Mas não devemos esperar novidades no curto prazo. A Netflix precisa tratar o assunto com bastante cuidado para, entre outros pormenores, evitar que as transmissões P2P deixem a conexão do usuário lenta ou aumentem os seus gastos com planos móveis.

Com informações: TorrentFreak

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Trovalds
http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/3932903722 http://us.blizzard.com/pt-br/company/about/legal-faq.html
LekyChan
pq a estranheza? praticamente toda empresa de jogo usa o P2P
ochateador
O_o Blizzard usa P2P mesmo ? Tem essa info ?
Trovalds
Primeira coisa que vem à cabeça do povo: Pirate Bay da vida... só se esqueceram que a Blizzard usa P2P pra fazer atualizações de conteúdo desde que lançou o World of Warcraft há 10 anos atrás. Quanto ao congestionamento de conexões em si e outros pormenores: no mesmo exemplo citado anteriormente, o P2P só responde por parte do download/upload, não é usada 100% do tempo. Ainda no exemplo: você tem como simplesmente não usar o P2P se sua conexão não suporta, o que pode não consumir sua franquia de dados (upload) demasiadamente. Enfim, solução já tem. Basta saber como implementar.
Silvio Ney
Fora o congelamento que seria interessante e possível, também iria ter o efeito da performance que teriamos, pela quantidade de usuários ser bastante alta no Brasil, com certeza os seeds ficariam ótimos, pelo menos nos melhores títulos seria 100% acredito eu.
Silvio Ney
Concordo. Redução é impossível, mas o congelamento é uma boa.
Silvio Ney
Acredito que eles não dariam esse tiro no pé. Acho que um título ficaria disponível através do Servidor deles e ao mesmo tempo dando seed no p2p. Quando o título atingir uma média boa de seeds, ele parava de puxar do Servidor e ficava apenas no p2p.
Frank V

Ótima ideia, desde que alternem automaticamente para baixar do servidor quando houver poucos seeders. Isso acontece às vezes com o Popcorn Time, fazendo com que seja impossível assistir a um determinado episódio ou filme através dele.

Frank Vinnicyus
Ótima ideia, desde que alternem automaticamente para baixar do servidor quando houver poucos seeders. Isso acontece às vezes com o Popcorn Time, fazendo com que seja impossível assistir a um determinado episódio ou filme através dele.
Emerson Alecrim
Custos maiores refletem em aumento de preço, logo, eu já ficaria satisfeito com mensalidades "congeladas" por mais tempo.
Louis
uTorrent, Pirate Bay, KickAss, Pop Corn Time e tantos outros fazendo escola.
Murilo Calegari
Seria interessante um desconto com base no total de upload feito pela pessoa num certo período de tempo, ou melhor ainda, o upload poder ser trocado em dinheiro, (mesmo que seja a mesma coisa)