firefox-anuncios

Os usuários das versões betas do Firefox começarão a ver anúncios personalizados a partir da próxima semana. As propagandas serão escolhidas com base no histórico de navegação do usuário e aparecerão sempre que uma nova aba é aberta. Elas se juntarão aos atuais blocos patrocinados exibidos pelo navegador e poderão ser desativadas nas configurações.

Os Suggested Tiles serão mostradas de forma diferenciada na página de nova aba, para indicar que se tratam de anúncios. Eles serão contextuais e baseados nos seus hábitos. Assim, se você acessa sites de operadoras móveis, provavelmente se interessará por anúncios de smartphones. Da mesma forma, se páginas de economia estiverem no seu histórico, o Firefox poderá exibir propagandas de investimentos.

Aliás, o TechCrunch encontrou o código-fonte responsável por fazer a coisa funcionar; você pode estudá-lo nesta página. Basicamente, a Mozilla categorizou uma série de sites que serão usadas para montar o perfil do usuário: o blog do Chromium e o site da W3C estão em desenvolvimento web; o Wall Street Journal e a Reuters estão em notícias financeiras; e Vodafone e AT&T estão em celulares, por exemplo.

Quem quiser poderá desativar os anúncios personalizados
Quem quiser poderá desativar os anúncios personalizados

A mudança não foi bem recebida devido aos problemas de privacidade. A Mozilla disse estar comprometida em preservar a privacidade dos usuários do Firefox e afirmou que não usará cookies para rastreá-los, nem reter ou compartilhar dados dos históricos de navegação. Mesmo assim, quem não quiser ver os anúncios personalizados do Suggested Tiles poderá desativá-los com dois cliques na própria página de nova aba.

Os anúncios serão exibidos a partir da próxima semana no Firefox Beta, inicialmente para os usuários dos Estados Unidos, e serão expandidos gradativamente para o resto do mundo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados