A Samsung lançou nesta terça-feira (26) o Galaxy Tab Active, um tablet robusto que suporta quedas e possui certificação IP67 para resistência contra água e poeira. O tablet poderia ser uma boa opção para crianças e pessoas desastradas, mas será voltado para profissionais que trabalham em ambientes não muito amigáveis e traz algumas características um pouquinho diferentes do que estamos acostumados.

O hardware é um dos poucos quesitos em que o Galaxy Tab Active não foge do padrão. Ele traz processador quad-core de 1,2 GHz, tela de 8 polegadas com resolução de 1280×800 pixels, 1,5 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, com entrada para microSD de até 64 GB. Apesar do design reforçado, o tablet pesa apenas 393 gramas e tem 9,75 mm de espessura. Ele roda Android 4.4 KitKat e se conecta a redes 4G.

galaxy-tab-active-traseira galaxy-tab-active-botoes galaxy-tab-active-lateral

Agora vamos para os aspectos pouco convencionais. Primeiro, o Galaxy Tab Active tem uma bateria removível de 4.450 mAh, que dura até 10 horas. Isso significa que, quando a carga acabar, é possível trocar a bateria por uma totalmente carregada e continuar trabalhando. Entre os acessórios, há inclusive um carregador dedicado de bateria, vendido separadamente.

galaxy-tab-active-bateria galaxy-tab-active-acessorios

A câmera traseira é básica para os padrões atuais, com resolução de apenas 3,1 megapixels. Mas a Samsung otimizou o software para fotografar códigos de barras. Em tese, isso melhora a “produtividade de profissionais como gerentes de transporte e logística que podem aproveitar o tablet para conectar-se diretamente com o encarregado de remessa e recebimento de um edifício”, diz a empresa.

Na caixa, a Samsung envia uma capa de proteção que adiciona a resistência contra quedas de até 1,2 metro. A empresa fez questão de mostrar essa funcionalidade na prática, derrubando o tablet várias vezes durante apresentação à imprensa (eu também deixei o Galaxy Tab Active cair no chão e ele continua vivo). Na parte superior da capa há a caneta capacitiva C-Pen, bem mais simples que a S-Pen da linha Galaxy Note, para ser usada quando o proprietário estiver com luvas.

galaxy-tab-active-c-pen-2 galaxy-tab-active-c-pen galaxy-tab-active-traseira-capa

Essa traseira me fez lembrar vagamente do meu antigo Galaxy Nexus.

O Galaxy Tab Active é o primeiro tablet da Samsung voltado para o mercado corporativo e traz algumas funções voltadas para empresas, como o Knox, uma solução de segurança para proteger os dados do dispositivo. Os clientes poderão até mesmo personalizar o software para atender às necessidades da empresa. Apesar disso, a interface é bem padrão, contando inclusive com joguinhos como Fazenda Verde 3 e Spider-Man pré-instalados (!).

galaxy-tab-active-joguinhos

A sul-coreana já adiantou que o Galaxy Tab Active não será encontrado no varejo tradicional. Fabricado em Campinas (SP), ele será vendido por meio de distribuidores específicos e canais corporativos de operadoras, com preço sugerido de 2.199 reais, na cor titânio, com capa de proteção e caneta C-Pen inclusa.

Ficou a sensação de que a Samsung poderia ter trabalhado também numa versão do Galaxy Tab Active mais voltada para o consumidor final, com câmeras melhores e preço mais acessível — esse é o tipo de produto que parece bem interessante para crianças e estabanados, mas está bem acima do que o usuário médio brasileiro pagaria num tablet.

O review completo sai nas próximas semanas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Sei lá então, mas trocando o launcher do meu Galaxy Tab 3 lite pelo Go Launcher deu uma boa melhora de desempenho. (claro, não que tenha ficado algo do outro mundo... lol)
Josiel Hen
resolve não, a touchwiz é um laucher do sistema, ela não pode ser desativada (em teoria, pois se quiser é só desativar, mas isso não seria a mesma coisa) como se fosse um app "comum", quando se instala um laucher externo, ele funciona na base da tw, a parte do código modular responsável pelas animações e demais características oculares da tw que é desativado (também em teoria, ela apenas "hiberna"), a base, porém, continua consumindo memoria.
Keaton
Resolve sim, o TouchWiz não fica ativo enquanto o Go Launcher roda. E o Go Launcher é ridiculamente leve. (até o meu antigo Galaxy Y roda ele direito.)
Josiel Hen
uma utilidade para esse tipo de gadget são em setores industriais e comerciais, onde os funcionários precisam se locomover entre setores e mostruários e não contam com mobilidade em um laptop. Esse, pra mim, é o uso ideal e como cita na matéria, viável, de um tablet.
Josiel Hen
usando a mesma lógica, eu colocaria 3 melões na carroça de um burro que ja esta levando 10 melancias, ou seja, não resolveria...
brunocabral
TENSO!!! Por isso acho que esse tipo de coisa precisa de padrões.
Henrique Ferreira Lima
Ainda estou pesquisando uma utilidade realmente viável para um tablet. Se bem que, o iPad mini do meu primo foi bem útil nos dias que fiquei sem smartphone. Tomei posse dele e até que foi bem aproveitado. Mas ainda acho que não vale o investimento.
Keaton
Tu não viu o nível das portas dos da HP.... caiu com o carregador ligado, quebrou. E o pior é que tu não acha o jack para trocar. E o oficial é 75% do custo do aparelho novo... >_>
Keaton
Meu Galaxy Tab 3 Lite é bem resistente... já derrubei ele mais de vinte vezes nos ultimos dois meses e ele ainda funciona. Paguei 350 nele... (tava pensando em comprar um mais rápido.) Já tive problemas com tablets da HP, cuja porta usb literalmente quebrou na primeira queda que o tablet estava no carregador.
Alpha Delta Victor
Sim. Esse dispositivo é um laptop que vira tablet.
brunocabral
Vc pode comprar algo que diz ser super resistente (e caro) e torcer pra que seja verdade. Ou comprar o mais barato e providenciar pra que não caia. Nunca vi tablet com a mesma resistência de um smartphone, mesmo os mais caros, no máximo se aproximam. Deve-se sempre lembrar de que tablets são mais caros de se produzir. Então não espere nem mesmo que um de 1 mil R$ seja resistente.
brunocabral
Não é mais frágil que os de outras empresas como samsung... A mUSB é igual a de qualquer celular android atual.
Rafaell Sousa
tenho um tab pro 8.4 e e paguei menos de 600 reais!!
Keaton
TouchWiz? Instala o Go Launcher por cima e seja feliz. xD
Keaton
Esse tablet tem uma config interessante, mas como é a porta microUSB dele? Parece tão frágil quando as dos tablets HP? (quebram ridiculamente fácil)
Exibir mais comentários