Nono dígito chega a estados do Nordeste neste domingo

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana
Winity iria cobrir rodovias federais e localidades não atendidas por 4G. Foto: Lucas Braga

Para suportar o crescimento da quantidade de linhas telefônicas no país, seis estados do Nordeste receberão neste domingo (31) o nono dígito nos números de celulares. Todas as linhas dos DDDs 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89 passarão a ter um nove à esquerda.

A mudança se dá em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Apenas dois estados da região ficam de fora: Bahia e Sergipe receberão o nono dígito apenas em outubro, junto com Minas Gerais. O Maranhão já passou pela mudança em outubro de 2014.

Nos primeiros dias após a mudança, quem ligar com o padrão de oito dígitos terá sua chamada completada, mas ouvirá uma mensagem alertando sobre como deve ser feita a discagem no futuro. É importante lembrar que apenas celulares convencionais que receberão o nono dígito; telefones fixos e telefones da Nextel com tecnologia iDEN continuam sem alterações.

Para não ter que editar toda a sua agenda telefônica manualmente, é possível baixar aplicativos para smartphone que realizam toda a mudança de forma automática. Basta buscar na loja do seu telefone por “nono dígito” e escolher um dos diversos que fazem a função.

Não altere o número no WhatsApp

Assim como foi feito anteriormente, o WhatsApp irá incluir automaticamente o nono dígito para todos os usuários dos DDDs que passarem pela mudança. Basta ter um pouco de paciência e aguardar a transição.

Você não deve remover o aplicativo e instalá-lo novamente com o novo número, pois isso pode causar conflitos nos servidores. Como todos os contatos receberão o nono dígito, é importante que sua agenda esteja atualizada para encontrar seus amigos.

Receba mais sobre nono dígito na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados