Início » Aplicativos e Software » As possíveis novidades do iOS 9: mais desempenho, melhorias nos mapas e um concorrente do Google Now

As possíveis novidades do iOS 9: mais desempenho, melhorias nos mapas e um concorrente do Google Now

Paulo Higa Por

iphone-6-e-6-plus-agoravai

O confiável 9to5Mac revelou nos últimos dias algumas das possíveis novidades do iOS 9, que deverá ser anunciado oficialmente em junho, durante a conferência para desenvolvedores WWDC. A lista das novas funções inclui um recurso similar ao assistente pessoal Google Now, rotas de transporte público no Mapas e melhorias de desempenho nos iPhones e iPads antigos.

Chamado internamente de Proactive, o novo recurso do iOS seria capaz de analisar o comportamento do usuário para fornecer informações úteis em momentos oportunos, como faz o Google Now. Um painel, localizado à esquerda da primeira tela (ou seja, no mesmo lugar onde estava o Spotlight antes do iOS 7), centralizaria detalhes de voos, reservas de restaurantes, reuniões e informações de trânsito, por exemplo.

A novidade combina com uma das aquisições passadas da Apple: em outubro de 2013, a empresa comprou o Cue, um assistente pessoal que analisava as postagens em redes sociais, entradas no calendário, emails recebidos e contatos na agenda para fornecer informações personalizadas como o Google Now. Quando foi comprado pela Apple, o Cue foi imediatamente removido da App Store. Ele era assim:

apple-cue

É provável que o Proactive substitua o Spotlight, segundo o 9to5Mac, e tenha uma barra de pesquisa na parte superior, com as mesmas funções de busca encontradas hoje. Logo abaixo, seriam exibidos os bilhetes de embarque do Passbook, restaurantes próximos (no horário do almoço ou jantar) e atalhos para os aplicativos que você costuma usar naquele horário.

No Mapas, a ideia é que haja um modo de rotas por ônibus, trem e metrô, assim como Google Maps e HERE Maps fazem atualmente. O recurso, no entanto, deverá ser limitado a poucas cidades dos Estados Unidos, Canadá, China e Europa num primeiro momento. A nova versão do aplicativo também seria capaz de usar realidade aumentada para exibir pontos de interesse próximos.

mapas-transporte-publico

Outras possíveis novidades relatadas pelo 9to5Mac dão conta do novo serviço de streaming de música da Apple, do suporte a aplicativos dividindo a tela no iPad e do suporte ao Force Touch no iPhone 6s — assim, os desenvolvedores poderiam criar novas ações para os botões de aplicativos dependendo da força aplicada pelo usuário ao pressionar a tela, por exemplo.

Apesar das novidades, o iOS 9 deverá focar em desempenho e estabilidade, o que daria sobrevida a iPhones e iPads antigos. Para isso, a Apple estaria trabalhando em uma versão otimizada para aparelhos antigos, como iPhone 4s e iPad mini, que usam o processador Apple A5. Assim, esses dispositivos, que provavelmente não teriam mais atualizações, poderiam rodar satisfatoriamente a versão mais recente do iOS.

Descobriremos as novidades do iOS 9 (e OS X 10.11) quando a Apple anunciá-las oficialmente durante a WWDC, conferência para desenvolvedores que acontecerá em San Francisco entre os dias 8 e 12 de junho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Drarevo

O iOS tem um dos melhores gerenciadores de bateria.

Um iPhone 5S tem APENAS 1560 mAh de bateria, por exemplo e dura bem, se for considerar os recursos do aparelho.
O que falta nesses aparelhos é BATERIA, é HARDWARE.
O iOS duraria muito mais que Android ou Windows caso os iPhones viessem com baterias de mesmo patamar.

Dra. Sofrida
O iOS tem um dos melhores gerenciadores de bateria. Um iPhone 5S tem APENAS 1560 mAh de bateria, por exemplo e dura bem, se for considerar os recursos do aparelho. O que falta nesses aparelhos é BATERIA, é HARDWARE. O iOS duraria muito mais que Android ou Windows caso os iPhones viessem com baterias de mesmo patamar.
Zanac_Compile
Entendo, mas vejo mais ao contrário, é clichê depreciar qualquer coisa vindo da Apple, sempre se associa a produto caro e inferior, é o que se fala em tudo que é lugar. A mania é falar mal da Apple. O que não é verdade, é caro, mas funciona. Talvez a biometria do S6 finalmente tenha ficado boa, realmente não sei, mas até antes dele não era, de fato só o da Apple tinha uma resposta rápida, nunca vi esses problemas com iOS, ela começou reduzida só para sistemas da Apple e hoje autentica apps de tudo pelo dedão.
Louis
Os reviews apontam que a biometria do S6 é mais precisa que a do iPhone. Nem quero entrar no mérito de qual é melhor, mas parece que só lembram dos problemas no Android. O iPhone quando recebeu biometria tinha bugs e problemas com a integração ao iOS. As pessoas tem a mania de dizer que a Apple lança tecnologias perfeitas, mas, a realidade é bem diferente. Nada contra a empresa, entretanto, é preciso lembrar de que as coisas no mundo real não se resumem a perfeição tão alardeada.
Zanac_Compile
Não sei se antes do Android existia biometria nos smartphones da época, mas se existiam, não eram úteis, não funcionavam direito, como ocorre até hoje em qualquer celular do mercado, a não ser no iPhone que funciona impecável, acima de qualquer outra tecnologia. Agora, só agora, biometria faz parte nativa do código do Android, mas de qualquer forma não tem hardware de biometria no mercado que seja bom para Android. É isso que quis dizer.
Louis
Como se smartphone com biometria não tivesse surgido muitos anos antes no Android.
Leonardo Caldas
Pois é... A bateria do iPhone 6 não é melhor em nada que a do 5S... Ambas são ruins. Concordo com quem comentou aí em cima que o que falta para o iPhone é bateria.
Luis Filipe Oliveira Duran
iphone 6 plus nao bate um z3
Antony
ok, ok. Vou ali no meu altar do Jobs acender uma vela.
Zanac_Compile
Tenho a mesma impressão que tu, ninguém é unanime nos reviews do iPhone 6, e quem conheço que tem, pelo que questionei da bateria, disseram que é melhor, mas nada de outro mundo. A mudança mesmo é no 6+, tenho um, dura 2 dias. Outra vida :)
Wendel Schelhan
Depende bastante do "reviewer" e, na minha concepção, se o fato não é unanimidade, então a diferença, se existe, é pequena. Veja, não é algo como o 6+, que de forma unânime todos os sites especializados comentam a duração de bateria avantajada, percebe? E bem, vi um comentário seu a respeito da forma que a Apple sacrifica sua bateria em prol de um "design melhor" e apesar da situação não ser crítica, a Apple poderia engrossar um pouquinho seu celular para dar mais duração ao iPhone 6 e, de quebra, resolver o "calombo" da câmera e inclusive melhorar a pegada, criticada por algumas análises por ser muito fino..
Zanac_Compile
Estou falando do 6+, mas me parece que o 6 já é melhor do que era do 5 pra trás. Não ?
Zanac_Compile
Quem diria, a MS evil anos 90, hoje em dia só me surpreende, estou completamente amarrado ao ecossistema dela junto com o da Apple. Se um dia a Maça me deixasse na mão, não fico na mão.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Acho que ela fez, hoje em dia é muita balela, e a M$ é quem tá querendo tomar o posto de inovador, e tem feito muita coisa legal, mudaram a mente nos últimos tempos.

PPKX XD
Acho que ela fez, hoje em dia é muita balela, e a M$ é quem tá querendo tomar o posto de inovador, e tem feito muita coisa legal, mudaram a mente nos últimos tempos.
Exibir mais comentários