Ainda vale a pena comprar um celular LG?

A LG Mobile está fechando as portas, mas ainda há celulares à venda enquanto durarem os estoques. Será que vale a pena comprar?

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
LG K62 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
LG K62 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

É o fim da LG Mobile. A empresa anunciou o encerramento de sua divisão de celulares após algumas tentativas de venda e prejuízos bilionários acumulados por anos. Entretanto, os produtos não vão simplesmente evaporar das prateleiras – os consumidores ainda podem encontrar smartphones da marca à venda enquanto durarem os estoques. Considerando esse cenário crítico, será que ainda vale a pena comprar um celular LG?

Reunimos alguns pontos importantes, como atualizações de Android, preço e assistência técnica, para ajudar você a avaliar a possibilidade. Acompanhe nas linhas a seguir.

Celulares LG à venda no Brasil

A LG Brasil forneceu ao Tecnoblog a lista abaixo com smartphones que fazem parte de seu portfólio atual:

  • Modelos de 2020: LG Velvet, Série K (K41s, K51s, K61, K52, K62, K62+)
  • Modelos de 2019: G8S, G8X, Série K (K12+, K12 Prime, K12 Max, K40S, K50S, K8+)

Pesquisando no site brasileiro da marca, encontramos mais alguns modelos listados na data de publicação deste artigo. Isso quer dizer que você também pode acabar se deparando com os seguintes aparelhos em lojas por aí:

  • LG K71
  • LG K22+
  • LG K22
  • LG G7 ThinQ

Quais celulares LG ainda terão atualizações do Android?

Comprar um celular que não irá receber novas versões do Android é, basicamente, um tiro no pé. As atualizações de versão do sistema são importantes para quem curte experimentar novos recursos, mantendo o seu smartphone “relevante” por mais tempo.

Então, a menos que você pretenda trocar de telefone novamente em breve, aconselho que você verifique se o modelo escolhido receberá mais versões do sistema operacional – e verifique qual é a que sai de fábrica. Alguns dos modelos listados saem com Android 9 (e o Google já está indo para o 12!).

Uma lista publicada no site sul-coreano da LG traz os seguintes modelos como atualizáveis até o Android 13:

  • LG Velvet
  • LG Wing

Já os telefones abaixo têm previsão de receber o Android 12:

  • LG V50s
  • LG V50
  • LG G8
  • LG Q31
  • LG Q52
  • LG Q92

Além disso, muitos aparelhos ainda não receberam o Android 11. É o caso do LG K52, que deve ganhar a atualização a partir do quarto trimestre de 2021.

Você deve estar pensando: “muitos celulares vendidos no mercado nacional não estão nessa lista!”.

Sim, é verdade.

Procurada pelo Tecnoblog, a LG do Brasil não revelou uma lista exata de modelos que receberão cada versão do sistema. A empresa apenas confirmou que irá liberar o Android 12 e 13 no país, e que “todos os smartphones LG atualmente em uso receberão atualizações do sistema operacional Android a partir do ano da compra” (o que é meio vago).

LG K52 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
LG K52 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Assistência técnica e reposição de peças

A LG afirma também que continuará a fabricar smartphones durante o segundo trimestre de 2021 para cumprir obrigações contratuais com operadoras e parceiros. A companhia diz que, por isso, “suporte de serviço e atualizações de software de segurança continuarão a ser fornecidos por um período de tempo para determinados dispositivos”.

Notificada pelo Procon-SP, a fabricante não forneceu detalhes satisfatórios sobre como funcionará o atendimento aos consumidores. O cenário é, portanto, de bastante incerteza.

 “A LG apenas afirmou que manterá o atendimento, mas não definiu o prazo – o que é essencial para garantir o amparo aos consumidores que compraram os aparelhos. Ao encerrar as atividades no segmento, o fornecedor deve definir o período que manterá as assistências técnicas em funcionamento”, diz o comunicado do Procon-SP.

Acessórios de celulares LG

Entre os menores dos problemas, ressaltamos também a provável dificuldade para encontrar uma capinha para o seu smartphone no futuro. A tendência é que as lojas acabem deixando de vender esses acessórios com o tempo.

É claro, itens como carregador e fones de ouvido compatíveis podem ser comprados de outros fabricantes, sem grandes problemas. No caso de cases originais, como a segunda tela (Dual Screen) para o LG Velvet, a dica é correr para garantir logo a sua, antes que elas sumam.

LG Velvet (Foto: Divulgação/LG)
LG Velvet (Foto: Divulgação/LG)

Afinal, ainda vale a pena comprar um celular LG?

Partindo de todas as informações acima, é possível que, em algum cenário apocalíptico, você acabe vendo um bom negócio na compra de um celular LG. Algumas lojas podem abaixar o preço e realizar promoções para acabar de uma vez com os estoques (antes que eles fiquem de vez encalhados). É uma corrida contra o tempo para o varejo também.

A LG correspondia a uma parcela de 12% do mercado de celulares no Brasil, de acordo com a IDC – simplesmente a terceira principal fabricante do país. Pode até não parecer, mas a companhia tinha uma participação importante, especialmente no segmento intermediário.

Com a sua saída, outras marcas (Samsung e Motorola) podem acabar formando um duopólio e ditando o preço para o varejo brasileiro, o que pode levar ao encarecimento de smartphones por aqui.

vale a pena comprar um celular lg
LG K51s (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Sob essa hipótese, talvez compense comprar um celular LG, especialmente se a queda de preço for muito brusca e você esteja apenas de um aparelho intermediário/básico que rode os principais apps do dia a dia sem problemas, como redes sociais, o WhatsApp e alguns jogos mobile – tudo isso sem grandes expectativas a longo prazo, é claro.

Em qualquer outro cenário, fica difícil indicar um telefone da marca daqui para frente.

Conta pra gente na Comunidade do Tecnoblog: você já teve um celular LG? Ainda arriscaria a compra?

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre LG na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados