Fora a Apple, poucos fabricantes adotaram o padrão Thunderbolt. Mas a Intel continua apostando na ideia: a terceira versão da tecnologia vem aí. O que há de novo? Conforme previsto, velocidade de transferência de dados de até 40 Gb/s (gigabits por segundo) e, acredite, conector USB tipo C (USB-C).

Thunderbolt 3

Quando o Thunderbolt surgiu, muita gente viu ali um possível sucessor do USB. Nesse sentido, a adoção do USB tipo C no Thunderbolt 3 é uma história no melhor estilo “se não pode vencê-los, junte-se a eles”, certo? Não exatamente.

O USB-C é um padrão de conexão, não a tecnologia USB em si. Seu uso concomitante com outras especificações não tem impeditivos. Entre os atributos do conector estão o tamanho reduzido, que facilita a sua implementação até mesmo em dispositivos móveis, e o plugue reversível – você pode encaixá-lo virado para cima ou para baixo, tanto faz.

A compatibilidade do Thunderbolt 3 com o USB tipo C é, com efeito, questão de conveniência e praticidade. Você pode ter uma porta USB-C que suporta tanto conexões USB 3.1 quanto Thunderbolt 3.

Thunderbolt 3

Essa integração propicia o uso de ambas as tecnologias em dispositivos como o atual MacBook, que tem uma única porta USB-C para dar conta de conexões HDMI, VGA, USB (obviamente), entre outros.

Quem vai se beneficiar do Thunderbolt 3? Essencialmente, quem precisa de muita velocidade na transferência de dados. O USB 3.1, a versão mais atual (e ainda pouco usada), transfere dados à taxa máxima de 10 Gb/s. O novo Thunderbolt é quatro vezes mais rápido, sendo útil, por exemplo, para profissionais que trabalham com produção de vídeo e frequentemente precisam transferir dezenas de gigabytes entre dispositivos distintos.

O Thunderbolt 3 também abraça as transmissões em alta resolução: o padrão poderá ser utilizado para enviar imagens para até dois monitores 4K ao mesmo tempo com frequência de 60 Hz, sem necessidade de compressão.

Thunderbolt 3

Outro diferencial: a nova versão pode trabalhar com até 100 W, o suficiente para alimentar um HD externo ou um monitor mediano, por exemplo.

Como um dos fatores que dificultam a popularização do Thunderbolt é o preço elevado dos cabos no padrão, a Intel anunciou também suporte a cabeamento “passivo”. Cabos do tipo custam menos, mas podem trabalhar com até 20 Gb/s (ainda assim, é uma taxa duas vezes mais veloz que a oferecida pelo USB 3.1). Os cabos “ativos” (e, portanto, mais rápidos) deverão aparecer somente em 2016.

A Intel espera que os primeiros equipamentos compatíveis com Thunderbolt 3 comecem a ser anunciados até o final do ano. Será possível identificar as portas USB-C do tipo pela presença do símbolo de um raio. Dispositivos que utilizam as versões anteriores da tecnologia serão suportados, mas exigirão adaptadores.

Com informações: CNET

Atualizado às 18:00

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Seraph

Tipo se eu tenho um hd externo com porta type C e uso um cabo thunderbolt 3 pra ligar ele num PC com porta type C, deve funcionar entao ?

PnLA
Pode funcionar, mas com um potencial muito reduzido
FHELLYPE TEIXEIRA DO CARMO
eu tenho um notebook com usb 3.0 e quero usar um dock de placa de video nele soq o dock e com entrada thunderbolt se eu usar um adaptador tipo c para conectar tudo vai funcionar ?
Rene Rodrigues
Por favo mim ajuda eu tenho o nokia Lumia 1520 Não esta funcionando 3g Nextel
Keaton
100W num cabo fino daqueles... quero nem ver o quanto o cabo vai esquentar...
Emerson Alecrim
Obrigado, atualizei o post para incluir o update. Só um detalhe: os cabos "passivos" serão uma opção. Haverá cabos mais sofisticados a partir de 2016 que funcionarão na velocidade total.
Trovalds
Aconselho uma lida no artigo original (pessoal do TB também): http://www.cnet.com/news/thunderbolt-3-and-usb-type-c-join-forces-for-one-port-to-rule-them-all/ Surgiram informações novas, inclusive a de que os cabos USB 3.1 (aka type-C) serão compatíveis com o thunderbolt MAS trabalharão em modo "passivo", oferecendo 20Gbps. Ou seja, tu só vai precisar comprar um cabo thunderbolt SE quiser a velocidade máxima e todo o resto que o padrão oferece por completo.
Tikão

Galera, estou aqui, humildemente, divulgando o meu canal no Youtube! Espero que gostem! Obrigado!

https://www.youtube.com/wat...

Facebook: https://www.facebook.com/fu...

Wallacy
Se ele for thunderbolt 3, já devera saber trabalhar com o USB 3.1 que faz parte do padrão 3, logo poderá funcionar, mas em velocidade reduzida.
Juan Lourenço
Ou seja, vai ter gente tentando ligar dispositivo Thunderbolt em entrada USB-C sem sucesso :/
Anakin
Eita!