Como pedir reembolso no Steam e recuperar o dinheiro gasto em jogos e DLCs

Steam permite que jogadores solicitem reembolso e devolvam jogos por qualquer motivo

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Valve / logo do Steam / Steam offline
Como pedir reembolso no Steam (Imagem: Reprodução/ Steam)

Nem sempre ficamos satisfeitos com uma compra no Steam, seja porque o jogo não rodou bem na máquina, ou porque só depois de gastar dinheiro descobrimos que o jogo é uma porcaria. Felizmente é possível devolver o jogo e pedir um reembolso no Steam por qualquer motivo, contando que esteja dentro dos requisitos.

Como pedir reembolso e devolver o jogo no Steam

Para que jogadores não abusem desse sistema, o Steam aplicou algumas regras: só é possível solicitar o reembolso e devolver um jogo em até 14 dias após a compra, contanto que o conteúdo não tenha sido jogado por mais de duas horas.

Tempo necessário: 2 minutos

Itens que causem ações irreversíveis na jogatina (como aumentar o nível do seu personagem) não poderão ser reembolsados. Já para as compras in-game, o prazo para solicitação é de até 48 horas da compra feita.

  1. Entre no site do Steam

    Acesse https://help.steampowered.com/pt-br/; e faça login na sua conta, caso seja necessário;

  2. Acesse suas compras no Steam

    No menu seguinte clique em “Compras”. Dessa maneira, você terá acesso  às suas compras;Imagem tela Steam - Como pedir reembolso no Steam

  3. Inicie a solicitação de reembolso

    Clique sobre a compra que deseja reembolso. No menu seguinte, selecione a opção “Desejo ser reembolsado” e depois “Desejo solicitar reembolso”;

  4. Selecione o motivo da sua solicitação

    Na tela seguinte, selecione a opção que melhor se enquadre com a sua solicitação. Envie o pedido e aguarde a resposta por e-mail. Ao enviar a solicitação, o Steam gera um número de protocolo referente ao pedido para acompanhamento.

Caso o jogador compre um jogo e esse jogo tenha entrado em promoção logo em seguida, o Steam permite seja solicitado o reembolso para que o usuário adquira o conteúdo pelo valor promocional.

O Steam também resguarda o direito de revogar uma solicitação caso perceba que o jogador utiliza a ferramenta para jogar títulos de graça.

Em quanto tempo recebo o reembolso do Steam?

Segundo o Steam, o prazo de reembolso é de até 48 horas em jogos desenvolvidos pela Valve e de até uma semana a partir da data em que o pedido foi aprovado em caso de títulos de outras empresas.

Até quando posso pedir reembolso no Steam?

Em até 14 dias após a data de compra. Lembrando, que é preciso respeitar o limite de até duas horas de jogo.

Posso pedir reembolso para pré-vendas?

Sim. O reembolso pode ser pedido a qualquer momento antes do lançamento do título. Após o lançamento são aplicadas as regras padrão de reembolso. O dinheiro é devolvido diretamente no método de pagamento original ou na carteira do Steam, caso não seja possível fazer o reembolso pelo método de pagamento original.

Posso pedir reembolso para conteúdos adicionais (DLC)?

Sim. Os DLCs comprados na loja do Steam podem ser reembolsados em até 14 dias a partir da data de compra. No entanto, é importante que o conteúdo não tenha sido modificado, trocado ou jogado por mais de duas horas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Steam na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados