Depois de um período de testes, eis a confirmação: o Pocket, serviço que guarda conteúdo da web para visualização posterior, vai ser integrado ao Firefox como um recurso nativo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (2).

Não é a primeira vez que a Mozilla tenta incrementar o Firefox com ferramentas que, na primeira olhada, têm pouca relação com as funções de um navegador. A tentativa mais notória é a implementação do serviço de chat por vídeo Hello que, apesar do foco na facilidade de uso, não parece ser um sucesso.

Pocket no Firefox

Com o Pocket pode ser diferente. O serviço tem uma legião de fãs pelos fatores praticidade e, principalmente, produtividade: a ferramenta é uma ótima forma de guardar textos (e outros materiais) que você não pode ler agora (por estar no trabalho, por exemplo) para depois.

Usar o Pocket no desktop é fácil: ao acessar uma página do seu interesse, basta clicar no botão do serviço para ela ser armazenada. A integração com o navegador pode ser feita por meio de uma extensão (disponível para Firefox, Chrome, Opera e Safari) ou via bookmarklet (um pequeno código em JavaScript).

A integração nativa com o Firefox segue o mesmo princípio. O usuário verá o botão do Pocket ao lado da barra de pesquisa. É só clicar ali para salvar a página (se você não tiver cadastro no Pocket, poderá usar uma conta Firefox).

Já a leitura pode ser feita nos aplicativos móveis (inclusive de modo offline) ou na versão web do Pocket, em ambos os casos, com uma interface limpa e agradável. No Firefox, também haverá uma lista dos textos guardados acessível na área de favoritos.

Pocket no Firefox

Para o Pocket, a parceria pode ajudar na obtenção de usuários. O serviço enfrenta forte concorrência de ferramentas como Instapaper e Readability, logo, qualquer ajuda é sempre bem-vinda.

Em relação ao Firefox, a integração vem para ser uma função a mais do navegador, embora não pareça ser nada muito relevante do ponto de vista do engajamento. O efeito pode até ser contrário: e se os complementos incomodarem, seja pelo “inchaço” do browser, seja pela impressão de que a Mozilla está tentando empurrar serviços?

De qualquer maneira, o Pocket para Firefox aparecerá a partir da edição 38.0.5, começando pelas versões em inglês, japonês, russo, alemão e espanhol do navegador. Quanto aos demais idiomas, a disponibilização acontecerá de modo gradativo.

Outra novidade interessante é a incorporação do modo de leitura nas versões para desktop: ao ativá-la (para isso, clique no ícone de revista no canto direito da barra de endereços), o navegador removerá todas as possíveis distrações da página, deixando somente o texto acompanhado de vídeos e imagens relacionadas.

Atualizado às 18:30

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Willian Visionär
Em nenhum momento tentei diminuí-lo. Tento discutir no campo das ideias. Pode não parecer – ou não o fiz corretamente – mas o intuito era deixar mais claro a outras pessoas, que por ventura venham a ler estas palavra, que não entendo como sendo um problema algo que pode ser alterado peloo usuários. A seu bel-prazer. Você está certo sobre as diferentes engenharias do Windows e Linux, é evidente que ser diferente não o torna inferior, nem superior, sabemos disso. Neste caso, em termos práticos e execuções de tarefas, por isso o comentário sobre o Windows ser inferior por vários motivos que o torna inferior – e outros que não vêm ao caso. "Independente do plug-in” (na pressa, foi desta forma que li), li melhor agora. Sobre a “IoT”, apenas finalizei sobre o que comentei da Mozilla, já que é algo que considero ainda mais importante num futuroo próximo, somente. Semântica a parte, não o acusei de nada e sempre considero, como expus ante, ideias. Sem mais.
Keaton
Fiz outra coisa: http://www.srware.net/en/software_srware_iron_download.php
matheusortiz
"- Mesmo com várias ferramentas que podem nos fornecer esse tipo de melhora, não foi essa a questão levantada." >>> Foi a questão levantada por mim nos comentários questionada por ti. Em momento nenhum falei que o Firefox ou o Pocket são ruins, apenas que naturalmente a incorporação de muitas ferramentas gera o maior consumo de memória e automaticamente o maior "peso". "- Exatamente por isso citei o Windows, pois faz o serviço de forma inferior ao ubuntu por exemplo." >>> Diferente não é inferior. A engenharia dos dois SO são diferentes. Cada um trabalha de forma diferente. (Trabalho com Linux). "- Teste o Firefox em modo de segurança, vai perceber que não procede essa informação." >>> Significado de independente: age com autonomia, mantém-se livre de qualquer influência. Ou seja, quando falei independente, quis dizer SEM plugins ou extensões. Sugiro que tu leia e entenda melhor antes de dizer que algo não procede. "No final das contas, se não quer, é só remover. Pois acredito que certas parcerias fazem bem para o crescimento das ferramentas. Neste caso - Mozilla-, que é o quem preserva nosso bem tão valioso (Liberdade, Segurança e Privacidade) que é fundamental para o que caminhamos na "IoT"(Internet of things)." >>>Em momento nenhum eu disse que não queria, que parcerias fazem mal ou que a Mozilla deixa a desejar em algo. Se tiver alguma dúvida releia. Por fim, IoT ficou completamente alheio ao assunto tratado, recomendo que reveja os conceitos. Por esse tipo de comentário tentando diminuir os outros que muitas pessoas não participam de discussões na internet.
Willian Visionär
Não é bem isso não, meu caro; "Independende do SO não vejo como incorporar mais ferramentas em um navegador pode deixa-lo mais leve." - Mesmo com várias ferramentas que podem nos fornecer esse tipo de melhora, não foi essa a questão levantada. "Além disso, cada SO tem uma forma de gerenciar de memória (alterando assim o desempenho ao rodar um aplicativo)." - Exatamente por isso citei o Windows, pois faz o serviço de forma inferior ao ubuntu por exemplo. "porém o consumo do software independente de plugins, é praticamente o mesmo." - Teste o Firefox em modo de segurança, vai perceber que não procede essa informação. No final das contas, se não quer, é só remover. Pois acredito que certas parcerias fazem bem para o crescimento das ferramentas. Neste caso - Mozilla-, que é o quem preserva nosso bem tão valioso (Liberdade, Segurança e Privacidade) que é fundamental para o que caminhamos na "IoT"(Internet of things).
matheusortiz
Independende do SO não vejo como incorporar mais ferramentas em um navegador pode deixa-lo mais leve. Além disso, cada SO tem uma forma de gerenciar de memória (alterando assim o desempenho ao rodar um aplicativo), porém o consumo do software independente de plugins, é praticamente o mesmo.
Willian Visionär
Provavelmente usas Windows para dizer isto. Ainda mais se acessa banco. Um dos maiores problemas que percebo vem do Flash e da Ferramenta de Segurança da GAS tecnologia. Não do navegador em si.
Willian Visionär
Algumas dicas para quem não curtiu a parceria; http://news.softpedia.com/news/How-to-Remove-Pocket-from-Firefox-s-Toolbar-and-Right-Click-Menu-483924.shtml
Willian Visionär
http://news.softpedia.com/news/How-to-Remove-Pocket-from-Firefox-s-Toolbar-and-Right-Click-Menu-483924.shtml
Willian Visionär
Simples; http://news.softpedia.com/news/How-to-Remove-Pocket-from-Firefox-s-Toolbar-and-Right-Click-Menu-483924.shtml
Willian Visionär
http://news.softpedia.com/news/How-to-Remove-Pocket-from-Firefox-s-Toolbar-and-Right-Click-Menu-483924.shtml Está aí, chorão. :P >.<
Willian Visionär
É exatamente o que eu acho.
Mario Junior
Agora virou mais um botnet, assim como o restante dos navegadores populares.
Lucas Macedo
gosto muito do pocket e o considero muito superior a concorrência, inclusive ao sendo to kindle da Amazon, que na prática deixa a formatação muito ruim enquanto a do pocket mantém tudo certinho. Minha única reclamação deste tipo de serviço é que não salva os comentários. Em muitos casos tão importante quanto o artigo é ler os comentários offline.
Lucas C.
Acho que é porque eu uso o FF em inglês, mas o meu já trouxe o pocket desde terça.
vigia122
Provavelmente ele instalou a extensão do Pocket... http://i.imgur.com/AD81y9a.png
Exibir mais comentários