Depois de um período de testes, eis a confirmação: o Pocket, serviço que guarda conteúdo da web para visualização posterior, vai ser integrado ao Firefox como um recurso nativo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (2).

Não é a primeira vez que a Mozilla tenta incrementar o Firefox com ferramentas que, na primeira olhada, têm pouca relação com as funções de um navegador. A tentativa mais notória é a implementação do serviço de chat por vídeo Hello que, apesar do foco na facilidade de uso, não parece ser um sucesso.

Com o Pocket pode ser diferente. O serviço tem uma legião de fãs pelos fatores praticidade e, principalmente, produtividade: a ferramenta é uma ótima forma de guardar textos (e outros materiais) que você não pode ler agora (por estar no trabalho, por exemplo) para depois.

Usar o Pocket no desktop é fácil: ao acessar uma página do seu interesse, basta clicar no botão do serviço para ela ser armazenada. A integração com o navegador pode ser feita por meio de uma extensão (disponível para Firefox, Chrome, Opera e Safari) ou via bookmarklet (um pequeno código em JavaScript).

A integração nativa com o Firefox segue o mesmo princípio. O usuário verá o botão do Pocket ao lado da barra de pesquisa. É só clicar ali para salvar a página (se você não tiver cadastro no Pocket, poderá usar uma conta Firefox).

Já a leitura pode ser feita nos aplicativos móveis (inclusive de modo offline) ou na versão web do Pocket, em ambos os casos, com uma interface limpa e agradável. No Firefox, também haverá uma lista dos textos guardados acessível na área de favoritos.

Pocket no Firefox

Para o Pocket, a parceria pode ajudar na obtenção de usuários. O serviço enfrenta forte concorrência de ferramentas como Instapaper e Readability, logo, qualquer ajuda é sempre bem-vinda.

Em relação ao Firefox, a integração vem para ser uma função a mais do navegador, embora não pareça ser nada muito relevante do ponto de vista do engajamento. O efeito pode até ser contrário: e se os complementos incomodarem, seja pelo “inchaço” do browser, seja pela impressão de que a Mozilla está tentando empurrar serviços?

De qualquer maneira, o Pocket para Firefox aparecerá a partir da edição 38.0.5, começando pelas versões em inglês, japonês, russo, alemão e espanhol do navegador. Quanto aos demais idiomas, a disponibilização acontecerá de modo gradativo.

Outra novidade interessante é a incorporação do modo de leitura nas versões para desktop: ao ativá-la (para isso, clique no ícone de revista no canto direito da barra de endereços), o navegador removerá todas as possíveis distrações da página, deixando somente o texto acompanhado de vídeos e imagens relacionadas.

Atualizado às 18:30

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados