Início » Gadgets » Synaptics desenvolve barra de espaço que reconhece gestos

Synaptics desenvolve barra de espaço que reconhece gestos

Por
4 anos atrás

É provável que você não conheça a Synaptics, mas já tenha usado produtos dela. A companhia desenvolve touchpads para laptops e painéis sensíveis a toques empregados em dispositivos móveis, por exemplo. A experiência no ramo ajudou a empresa a desenvolver uma ideia interessante: uma barra de espaço capaz de reconhecer gestos.

SmartBar - Synaptics

A barra de espaço é a única tecla que é utilizada pelas duas mãos (se você digita como manda o figurino). Ela deve ser alcançada pelos dois polegares. Essa é a principal razão para o botão ser, comumente, o mais largo do teclado.

Na visão da Synaptics, a barra de espaço tem dimensões tão generosas que pode ser aproveitada para outros fins. É essa linha de pensamento que a levou a projetar a SmartBar, uma barra de espaço com uma área sensível a toques.

A ideia não é substituir o mouse ou o touchpad de um notebook, mas agilizar determinadas tarefas via comandos por gestos. A companhia deu alguns exemplos: se você mantiver os dois polegares sobre a tecla e movê-los lateralmente, poderá dar zoom em uma imagem; arraste um polegar da esquerda para a direita (e vice-versa) e você poderá alternar entre os aplicativos abertos.

Synaptics SmartBar

Dá para presumir que, pegando o jeito, a SmartBar propiciará um ganho de produtividade substancial. Também há o outro lado, é verdade: e se um simples esbarrão na tecla resultar em um comando inesperado? Só testando mesmo para termos certeza das vantagens e desvantagens.

Quando poderemos fazer isso? Ninguém sabe ao certo. A tecnologia em si já está disponível, mas é necessário que fabricantes a implementem. Felizmente, já há companhias interessadas, de acordo com a Synaptics. Uma delas é a Thermaltake, que cogita lançar um teclado com a SmartBar em sua linha de produtos para eSports.

Com informações: Digital Trends

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.