Início » Internet » Após polêmica, Netflix diz que não terá publicidade

Após polêmica, Netflix diz que não terá publicidade

Mas confirma exibição de trailers.

Avatar Por

Nesta semana nós fomos surpreendidos com o relato de que a Netflix estava exibindo alguns anúncios antes e depois dos filmes/séries. O teste foi feito principalmente no aplicativo para o Xbox One, conforme a própria companhia admitiu. Eles, no entanto, sustentam que isso não é publicidade. E mais: a Netflix informou que “não tem a intenção de incluir publicidade no serviço”.

O problema é compreender o conceito que eles têm de publicidade.

“Que incrível comercial!”

“Que incrível comercial!”

Quando eu vou ao cinema e vejo trailers antes do filme, considero que seja uma forma de divulgação de outros produtos. Publicidade, portanto. Além dos trailers, ainda temos os anúncios de toda sorte nas salas de cinema que conheço, em São Paulo e no Rio. São principalmente comerciais de bancos e de refrigerantes.

Ok, isso faz parte da experiência que nós conhecemos de ir ao cinema. Quem nunca chegou atrasado para uma sessão, mas com a consciência tranquila por saber que ainda tem os trailers? Não deixa de ser publicidade, no entanto.

A Netflix decidiu empregar a mesma lógica em seu serviço de streaming. Os filmes e séries exclusivos receberam alguns ads de outros conteúdos exclusivos. Uma representante do serviço me explicou que um espectador de Orange is the New Black poderia visualizar um trailer pequeno de House of Cards e vice-versa.

A nota oficial diz o seguinte: “Durante algum tempo fizemos alguns teasers de séries originais usando trailers curtos, sempre depois que o membro já havia terminado de assistir um programa. Agora, uma quantidade limitada de membros assiste esses teasers antes de um programa começar.”

O teste não incluía produtos de terceiros, mas somente aqueles conteúdos exclusivos da Netflix. Também não foi feito antes de conteúdos de outras produtoras, mas apenas naqueles vídeos produzidos pela própria Netflix. Você vai reparar que eles conduziram o experimento em um cenário bastante limitado.

De qualquer forma, são trailers como os do cinema. Resta saber se, para você, isso conta como publicidade. Se sim, podemos dizer que a Netflix está testando a exibição de anúncios – ainda que trailers – antes e depois dos episódios de séries.

Eu enxergo como uma forma de propaganda. No momento, ela pode até melhorar a experiência de uso do serviço, uma vez que apresenta novos conteúdos possivelmente interessantes para o assinante. Mas no futuro, sabe-se lá o que isso pode se tornar. É uma mudança em relação a experiência que a gente conhece de Netflix, um serviço que cobra assinatura mensal para streaming de conteúdo.

A Netflix ressaltou que os trailers estão em teste. “Nós testamos centenas de potenciais melhorias para o serviço todos os anos. Muitos nunca passam desta etapa.” A depender da reação dos consumidores, é capaz de engavetarem a ideia. Ao menos na internet, as reações foram bastante acaloradas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jean Franco
E ainda tirou a opção "assistidos recentemente" do app para Xbox One.
Michael F. Assis
A nova série da netflix(sense 8) tem uma propaganda embutida em um episódio, uma propaganda da samsung, mas é uma propaganda que não incomoda, a propaganda está no contexto da série.
Anakin
eu tb queria ;D
Marcvs Antonivs
Não. Mas tem Marco Polo 4K. Muito boa a série. Aguardando a segunda temporada.
Marcvs Antonivs
Ainda bem. Já basta a enrolação da TV paga que ROUBA NOSSO DINHEIRO E AINDA NOS FAZ ENGOLIR MAIS COMERCIAIS QUE A TV ABERTA.
Fausto Santos De Souza
Sou a favor. Não considero trailer de séries Originais NetFlix como propaganda tradicional. Logo o argumento de que pagamos assinatura então eles não tem que colocar propaganda não se aplica neste caso. São trailers de séries do próprio NetFlix. Seria ótimo isto. Bem diferente de propaganda de um perfume ou um smartphone.
Thiago Pereira
Era só o que faltava, né? Pagar e ver propaganda...
Igor Costa
Acho que vale a pena se for algo opcional, que possamos pular. Do contrário, é o fim um serviço que pagamos para usufruir e ainda temos que assistir alguma publicidade. É legal em alguns casos, por conhecemos novas series/filmes que possam vir a ser de nosso interesse e tal. Mas nem todos querem, e por ser um serviço pago eles bem que podem dar a opção de pular, ou até já deixar nas configurações explicito que aquele usuário não deseja ver aquele tipo de conteúdo.
Alvaro
Cara no fim vc sempre pode fechar o vídeo e adeus!!! Só acho válido no fim pois alem de nunca ver créditos acredito que a hora propicia para uma indicação de algum filme seriado... Como já fazem mostrando os quadradinhos abaixo... Porque não na forma de um trailer?
Leonardo Stringary
Agora tem!
Frank
não tem que colocar coisa nenhuma se eu pago para assistir filmes não quero ver porcaria de comerciais ridículos como esse da foto acima de LIXO já basta o youtube.
Frank
não tem que colocar coisa nenhuma se eu pago para assistir filmes não quero ver porcaria de comerciais ridículos como esse da foto acima LIXO!
Marcos Vieira
Tem Game of Thrones no Netflix ?
Aracy Nobrega
sou CEO do clubebook.com.br e é claro que não pode ter publicidade, afinal, um modelo de recorrencia e assinatura já é pago exatamente por isso!
SR 71 Pássaro Preto

Se a pessoa já está pagando pelo serviço não tem precisão de colocarem publicidade!

Exibir mais comentários