os-x-el-capitan

A Apple anunciou nesta segunda-feira (8), durante o evento para desenvolvedores WWDC, a próxima versão do OS X, que se chamará El Capitan, em referência à grande pedra do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. O novo sistema operacional continua com a mesma interface, mas traz pequenas novidades no Safari, Mail e Finder, além de melhorias de desempenho.

capitan-1

capitan-2

Aplicativos nativos do OS X ganharam atualizações sutis. O novo Safari tem abas fixadas, que permitirão o acesso rápido às páginas que você escolher. Já o Mail ganhou suporte a gestos, para que você rapidamente exclua ou marque uma mensagem como lida pelo trackpad. Também há mudanças no Spotlight, que será capaz de exibir a previsão do tempo, resultados de partidas esportivas e outras informações.

capitan-3

O Split View é uma função que lembra muito a organização de janelas do Windows 8: com ele, você pode manter dois aplicativos em tela cheia, lado a lado, dividindo o espaço. Os usuários poderão usar o Split View ao arrastar um aplicativo para cima do outro no Mission Control.

capitan-4

capitan-5

Mas a melhor novidade, provavelmente, é interna: a Apple fez otimizações no El Capitan para torná-lo mais rápido. Em relação ao Yosemite, o abertura de aplicativos está 1,4x mais rápida, enquanto a tarefa de alternar entre programas teve a velocidade dobrada. O Metal, API gráfica presente no iOS, também estará no OS X, aumentando o desempenho e qualidade gráfica dos jogos.

A versão de testes do OS X 10.11 El Capitan estará disponível a partir desta segunda-feira (8) para desenvolvedores. O beta público será lançado em julho, enquanto a versão final chegará gratuitamente até o final do ano para os atuais usuários.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Koch
Para os conhecedores da área, expliquem-me uma coisa: aquelas funcionalidades extra que prometiam para o “spotlight” estão funcionando ou há ainda alguma limitação à versão brasileira? Exemplos: testei e não dá qualquer sugestão da web; não funciona aquela questão do “weather in cupertino” (nada sobre meteorologia); etc. O spotlight parece continuar reduzido à pesquisa interna de aplicações, documentos e sistema! Confirma-se?
Marcus Vinicius
Gostei, boa comparação...Foi meio que isso mesmo...Sem falar que agora que a Apple depois de 200 anos resolveu colocar duas placas de video no Mac,sinceramente você não tem ideia da MERDA que ficou, não tem crossfire, buba pra cacete, paguei uma grana no Mac pro 2013 com duas gpus D700 pra praticamente ter dores de cabeça, antes tivesse envenenado meu PC com duas GTx Titans, seria muito mais vantagens para edição de video e 3D...Instalei o Yosemite pra depois voltar pro Mavericks, vai vendo...
Marcus Vinicius
Convenhamos, cobrar por nada seria ridiculo...Foi epoca que a Apple fazia sistemas operacionais para profissionais, agora é pra molecada dos "selfies" e redes sociais, ela não está errada não, ela precisa ganhar dinheiro, agora os profissionais não tiveram melhorias significativas, pra não dizer nenhuma melhoria no fluxo de trabalho, uma pena...Enfim longa vida ao futuro e meu Mac pro ainda com os OSx Mavericks que roda tudo redondilho, menos as duas placas de video, que bugam pra cacete, D700 eim, Apple? Sei...
Brian
É, pelos comentários logo percebemos que gosto é uma coisa bem particular rs, acredito que a maioria aqui ja usou pelo menos 2 diferentes OS, e não posso deixar de dizer que o Apple é incrível justamente pelas atualizações, e na minha maneira de ver o que ela faz, é sempre tentar buscar a melhor experiência ao usuário, seja avançado ou normal, obviamente mais recursos e visuais de melhor qualidade deixam qualquer OS mais pesado, e qualquer tentativa de melhoria deveria ser bem recebida, todos sabem que os sistemas da Apple são os mais compatíveis entre eles comparando a outros OS e essa sempre sera a maior busca da Apple, se vc tem um iPhone, iPad ou Apple tv e esta usando um Mac, sabe muito bem do que estou falando. Agora se um trabalha editando videos e outro lendo emails e navegando na internet, obviamente terão experiências completamente diferentes, mas no geral o Mac mesmo na versão Yosemite, que é um pouco mais pesado, ainda proporcionará a melhor experiência aos dois distintos de usuários em comparação a qualquer outro OS do mercado.
Thiago A. Klein
Acho que tem plugin para isso (o Xmarks fazia isso uma época), mas seria melhor nativamente.
Vinícius Jorge
Verdade, esse lance das abas fixas já existe no chrome / firefox há eras kkkkk Eu ainda queria que o Safari compartilhasse o histórico de navegação com o chrome (via conta do google)
Vinícius Jorge
Meu Air é de 4GB de RAM e o Yosemite atende bem... não testei ainda o El Capitain... Não acha que está exagerando? A não ser que sua demanda seja por aplicativos imensamente devoradores de memória (Vídeo, Edição de Foto...)... Minha demanda é básica, Internet e Programação, 4GB dá e sobra (queria ter mais pra virtualizar mais do que 1 VM de cada vez, mas tudo bem)
Vinícius Jorge
Tão reclamando do que? Pelo menos a Apple não cobra mais pelas atualizações há um tempão...
Ed De Oliveira Filho
É isso ai, acho que foi melhor assim. O yosemite tem muita coisa e hoje, está dando uns bugs. Acho que o El Capitan veio para dar um "tapa" e ser um sistema mais estável. Não adianta vir com várias novidades e ficar um ano melhorando.
Adolfo Damaceno
Bom, Só pode falar quem fez instalação limpa das ultimas 5 versões e ai vai poder ter embasamento para falar. O mais rápido e estável é o Mavericks. Depois do Mavericks, a questão desempenho foi esquecida, e não se enganem com aplicativos abrindo 1,4x mais rápido, pois o que ocorre é um acumulo de uso de memória pré-abertura. Segunda falha ai da Apple é não ter lançado os novos macbook pro com 32gb de RAM, opcionais. Coloca o El capitan numa maquina 2010 ou 2011 com 8gb de ram processador i7 e verá a lesma.
Victor Amaral
tbm achei ruinzinho
Victor Amaral
Eu usei: Leopard - Maisoumenos Snow Leopard - Jóia Lion - Tipo bom! Mountain Lion - Pulei esse Mavericks - Rapidão Yosemite - Mavericks com viadagens no visual, logo, mais lento
Doufer
Estou com o beta também, queria saber quando vai liberar para o público...
Fabio Amaral
Estou rodando o El Capitan Beta publico num Cartão de memória Class 10 e esta rodando muito, mas muito bem, estou surpreso porque além de rápido a temperatura da máquina esta muito boa.
Carlos Aurélio
Pra mim, o pior Mac OS que usei foi Mavericks o Lion achei bom, pois venho com meu MacBook pro novo, ou Mount Lion mais ou menos ja essa carroça de Mavericks o dor de cabeça, agora aqui no Yosemite tá ótimo meu Mac, acredito que desempenho depende de que software vocês mais usam..
Exibir mais comentários