Início » Aplicativos e Software » Apple anuncia OS X 10.11 El Capitan com melhorias de desempenho e pequenas novidades

Apple anuncia OS X 10.11 El Capitan com melhorias de desempenho e pequenas novidades

Por
4 anos atrás

os-x-el-capitan

A Apple anunciou nesta segunda-feira (8), durante o evento para desenvolvedores WWDC, a próxima versão do OS X, que se chamará El Capitan, em referência à grande pedra do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. O novo sistema operacional continua com a mesma interface, mas traz pequenas novidades no Safari, Mail e Finder, além de melhorias de desempenho.

capitan-1

capitan-2

Aplicativos nativos do OS X ganharam atualizações sutis. O novo Safari tem abas fixadas, que permitirão o acesso rápido às páginas que você escolher. Já o Mail ganhou suporte a gestos, para que você rapidamente exclua ou marque uma mensagem como lida pelo trackpad. Também há mudanças no Spotlight, que será capaz de exibir a previsão do tempo, resultados de partidas esportivas e outras informações.

capitan-3

O Split View é uma função que lembra muito a organização de janelas do Windows 8: com ele, você pode manter dois aplicativos em tela cheia, lado a lado, dividindo o espaço. Os usuários poderão usar o Split View ao arrastar um aplicativo para cima do outro no Mission Control.

capitan-4

capitan-5

Mas a melhor novidade, provavelmente, é interna: a Apple fez otimizações no El Capitan para torná-lo mais rápido. Em relação ao Yosemite, o abertura de aplicativos está 1,4x mais rápida, enquanto a tarefa de alternar entre programas teve a velocidade dobrada. O Metal, API gráfica presente no iOS, também estará no OS X, aumentando o desempenho e qualidade gráfica dos jogos.

A versão de testes do OS X 10.11 El Capitan estará disponível a partir desta segunda-feira (8) para desenvolvedores. O beta público será lançado em julho, enquanto a versão final chegará gratuitamente até o final do ano para os atuais usuários.