Iniciada nesta segunda-feira (8), a conferência WWDC 2015 revelou atualizações dos sistemas operacionais da Apple e um serviço de música. No meio de lançamentos tão importantes, um anúncio rápido arrancou aplausos da plateia: a linguagem de programação Swift ganhará nova versão e se tornará open source.

Swift - WWDC 2015

A linguagem foi revelada na edição passada da WWDC para, tanto quanto possível, substituir o Objective C no desenvolvimento de apps nas plataformas da Apple. De lá para cá, melhorias e recursos vêm sendo implementados. O resultado de todos esses esforços culminará no lançamento da nova versão.

O plano da Apple é expandir o uso da linguagem. A disponibilização do Swift 2 como open source deve ajudar nessa missão – o desenvolvedor poderá olhar as “entranhas” da linguagem e aperfeiçoar aquilo que lhe convir. A decisão também pode ajudar a companhia a resolver algumas das deficiências encontradas na primeira versão, especialmente em relação ao desempenho.

Novas instruções, ferramentas adicionais para debug, maior integração com o Objective C, menor tempo de compilação e suporte ao uso de Markdown em comentários no código estão entre os demais recursos esperados para o Swift 2.

Segundo a Apple, a linguagem deverá ser disponibilizada com código aberto até o final do ano. Para quem não quiser aguardar até lá, será possível conferir as principais novidades na versão beta do Swift 2 para iOS 9 a ser lançada em julho.

Swift - Mac

Além das plataformas da Apple, haverá bibliotecas e ferramentas para desenvolvimento em Swift 2 compatíveis com Linux.

Outros detalhes sobre o assunto deverão surgir ao longo da semana (a WWDC 2015 só termina na sexta-feira). Dá para saber mais no site oficial da linguagem.

Com informações: TechCrunch

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alisson Silveira
E não é dehoje. http://www.apple.com/opensource/
Sam86
Primeiro, porque é uma linguagem moderna e mantida por uma empresa grande. Segundo, que a sua ideia inicial está correta, você apenas perguntou uma coisa diferente do que queria saber. Os apps não serão compatíveis com o Linux, ou seja, não será possível pegar o mesmo instalador usado no Mac, por exemplo, e usá-lo no Linux. Mas os apps poderão ser mais facilmente portados para Linux, conforme já expliquei no comentário anterior.
Anakin
então porque teve comemoração e tudo mais? assim, qual vantagem isso vai trazer ao Linux? Nenhuma?
Sam86
Não tem nada a ver. Os apps do iOS e do OS X utilizam API's destes sistemas, com tecnologias proprietárias da Apple. O que pode acontecer é os desenvolvedores dos apps os portarem para o Linux, neste caso substituindo as API's dos OS's da Apple pelos equivalentes do Linux.
Anakin
Agora deixa eu entender que sou noob nisso, abrindo para Linux quer dizer que os apps do iOS e do OS X rodarão também no Linux? Ou não tem nada a ver uma coisa com a outra?
Ortiz Vinicius
Você é realmente muito engraçado
Ortiz Vinicius
Aparentemente se um veio primeiro o outro não existe
Marcelo Rodrigues
O cara fala em Open Source, mas não consegue admitir uma iniciativa da Apple, com o Webkit. E daí se tem 10 anos?
obitow
http://www.opensource.apple.com ;)
Flávio de Souza
Você está precisando voltar para a escola e fazer aulas de português e interpretação meu caro pois não sabe a diferença entre argumento e sarcasmo.???
Flávio de Souza
"Adimiu"? Sei. E "troxao"? Hahahahaha!!! Quem disse a você que não ganho nada? Vá estudar um pouco e aprenda o que é software livre e o que é algo que seja grátis e onde não se ganha nada.
Frederico Guilherme Klüser de
Não adimiu a comida que levo do Ortiz, mais um fanatico, vai la troxao linux programa a vida toda e nao ganhe nada
Ortiz Vinicius
Sim, foi, basta interpretar...
Flávio de Souza
E você acha que a sua resposta "Webkit mandou abraços" ao meu Post foi um argumento e não um desdem? Sei!!!?
Vitor Mikaelson
Acho que agora vai ficar mais fácil pra MS fazer a ferramenta de port do iOS funcionar com Swift, não apenas Obj-C *-* http://www.windowscentral.com/microsoft-also-working-towards-swift-compiler-ios-developers-come-windows-10
Exibir mais comentários