Início » Celular » Rumor: BlackBerry cogita lançar smartphones com Android

Rumor: BlackBerry cogita lançar smartphones com Android

Emerson Alecrim Por

A BlackBerry vem resistindo bravamente no segmento de dispositivos móveis. Mas é provável que a companhia esteja, finalmente, considerando unir-se ao "inimigo" para aumentar a sua participação no mercado (ou manter-se nele): segundo reportagem da Reuters, poderemos ter smartphones da marca rodando Android em um futuro não muito distante.

BlackBerry Leap

Não é a primeira vez que essa possibilidade é levantada. Mas, pelo menos em suas declarações à impressa, a BlackBerry sempre mostrou resistência à ideia. Fontes próximas à empresa consultadas pela Reuters afirmam, entretanto, que agora as chances de a BlackBerry aderir ao Android são realmente grandes. Talvez seja por esse motivo que a companhia preferiu o silêncio ao ser convidada a comentar o assunto.

O plano da BlackBerry, de acordo com as fontes, é direcionar mais esforços à plataforma de gestão de dispositivos móveis BlackBerry Enterprise Service (BES) e a outros serviços corporativos.

Tal manobra colocaria o sistema operacional BlackBerry 10 em segundo plano. Não que a empresa esteja cogitando abandoná-lo no curto ou médio prazo, mas essa versão foi lançada em 2013 e, hoje, a sua penetração no mercado não passa de 1%. Tudo indica que são os serviços que estão mantendo a BlackBerry em pé.

BlackBerry com tela curvada

Smartphones BlackBerry com Android não significariam "rendição total". Segundo uma das fontes, o plano é fazer com que os aparelhos tenham recursos exclusivos do BlackBerry 10 e integração de fábrica com os serviços da companhia - BlackBerry Messenger, BlackBerry Hub, entre outros. Dá até para pensar em uma loja de aplicativos exclusiva.

Outra possibilidade: ainda há muita gente que prefere teclados físicos em smartphones, principalmente pessoas que usam o dispositivo para trabalhar. Esse é um segmento muito pouco explorado no universo do Android, logo, a BlackBerry poderia aproveitar a sua experiência com esse tipo de produto para oferecer opções ao nicho.

Ao menos por enquanto, tudo continua como está. A BlackBerry não comentou o assunto, mas informou que permanece comprometida com o BlackBerry 10. Já há até rumores sobre a chegada de um sucessor do inusitado BlackBerry Passport.

Mais sobre: ,