Não sei quanto a você, mas eu prefiro assistir aos vídeos da Netflix a partir dos apps do serviço. O motivo? A experiência de uso no navegador não é das melhores. Mas essa impressão está prestes a ficar no passado: a companhia anunciou nesta segunda-feira (15) a esperada interface que promete corrigir as deficiências da versão web.

“Demorou”. Foi a primeira coisa que eu disse ao saber da novidade. Mas a longa espera tem um motivo: segundo a Netflix, esta é a primeira grande mudança que o site do serviço sofre em quatro anos, logo, foi necessário criar a interface do zero para a experiência ficar dentro das expectativas.

Na primeira olhada, parece que os esforços valeram a pena. O novo site da Netflix tem um ar realmente prático, com um comportamento que o torna mais parecido com um aplicativo do que com uma página web.

Ao passar o cursor do mouse sobre um título, por exemplo, você verá uma sequência de imagens do filme. Clicando nesse título, o serviço mostrará um painel com a sinopse, comentários e outras informações da produção.

Ali também aparecerá uma opção chamada “More like this” que permite encontrar mais facilmente filmes e seriados relacionados ou que tenham a participação de determinado membro do elenco, por exemplo.

Netflix - nova interface

Mas a mudança que provavelmente será mais celebrada é o novo modo de navegação. No formato atual, você tem que deixar o cursor do mouse sobre uma seta na lateral para percorrer a linha que mostra os demais títulos. Há tão pouca praticidade aí que um desenvolvedor teve a ideia de criar um bookmarklet (pequeno código em JavaScript) que acaba com as listas horizontais.

O novo layout não aposenta a navegação lateral, mas a Netflix jura de pé junto que ficou muito mais fácil e rápido percorrer as linhas. A companhia destaca também que a função foi preparada para, além do mouse, funcionar bem com trackpad e tela sensível a toques.

Netflix - nova interface

Vale dizer que a nova interface é global, ou seja, será disponibilizada em todas as versões da Netflix, não só na norte-americana. Talvez você tenha que ter um pouquinho de paciência para vê-la: a implementação começou hoje, mas pode levar até duas semanas para cobrir todas as contas.

A Netflix ressalta ainda que a interface só funciona em navegadores atuais, razão pela qual usuários que utilizam versões muito desatualizadas verão um aviso para instalar as mais recentes.

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados