Início » Internet » Twitter começa a reproduzir vídeos automaticamente

Twitter começa a reproduzir vídeos automaticamente

Por
4 anos atrás

Quando o Facebook ativou a reprodução automática de vídeos, muita gente reclamou, mas, no final das contas, a maioria dos usuários se acostumou à ideia. Será que o mesmo valerá para o Twitter? Não demoraremos a descobrir: a partir desta terça-feira (16), o serviço também passará a ter autoplay de vídeos.

Twitter - vídeos

Os testes do recurso começaram em março com dois grupos de usuários do app para iOS da rede social. O primeiro visualizava vídeos na íntegra; o segundo, apenas os seis primeiros segundos de cada filmagem.

Pelo jeito, a ideia de reproduzir os vídeos na íntegra agradou mais. O autoplay não terá o limite de seis segundos. Além de vídeos postados diretamente pelos usuários, também serão executados automaticamente publicações do Vine (serviço que pertence ao Twitter) e GIFs animados.

Tal como no Facebook, os vídeos serão reproduzidos sem som. Você terá que clicar no material se quiser escutar o áudio. Em dispositivos móveis, o som será ativado automaticamente se você visualizar o vídeo em modo paisagem, procedimento que também faz o material ser exibido em tela cheia.

Autoplay - Twitter

O Twitter sabe que o autoplay pode elevar o consumo da franquia de planos de dados móveis, por isso, os usuários terão a opção de acionar a reprodução automática apenas quando o dispositivo estiver conectado a redes Wi-Fi.

Como não poderia deixar de ser, também será possível desativar por completo o autoplay. Caso o faça, você terá que clicar no vídeo para executá-lo.

A reprodução automática está sendo implementada progressivamente, começando pelas contas de usuários que acessam o Twitter via navegador e app para iOS. A versão para Android terá o recurso nos próximos dias.

Qual o objetivo do Twitter com a novidade? Assim como as várias funcionalidades implementadas nos últimos meses, aumentar o engajamento dos usuários. Mas é provável que a companhia também esteja tentando elevar a sua receita: a reprodução automática pode trazer mais anunciantes interessados em vídeos patrocinados.

Mais sobre: ,