BitTorrent Shoot

Depois do app de chat Bleep e do navegador Maelstrom, eis que a BitTorrent Inc. decide lançar uma ferramenta para compartilhamento direto de fotos e vídeos entre dispositivos móveis próximos. Chamada de Shoot, a novidade foi lançada oficialmente nesta terça-feira (16).

O app tem como base a tecnologia de outro produto da empresa, o BitTorrent Sync, plataforma de sincronização e compartilhamento de arquivos que lembra, até certo ponto, serviços como Dropbox e OneDrive.

A principal diferença é que o Shoot tem propósito mais simples. O aplicativo tenta te dispensar da tarefa de ativar o Bluetooth para transferir fotos para um amigo ou acabar com o “manda o vídeo depois para mim”.

Funciona assim: você abre o Shoot e seleciona os arquivos que devem ser transferidos. O app gera então um QR Code que precisa ser lido pelo aparelho de destino (é possível ter mais de um). Este, é claro, também deve ter o Shoot instalado para iniciar o recebimento.

Os dispositivos devem estar conectados à internet para a transferência ser realizada. A BitTorrent Inc. ressalta, no entanto, que os arquivos são transferidos de modo direto, ou seja, não passam por servidores ou ficam armazenados nas nuvens. A companhia também assegura que informações do usuário não são capturadas.

Tudo é feito via protocolo P2P. Isso significa que, se um arquivo estiver sendo transferido entre vários dispositivos, vários enviarão dados para o aparelho que ainda não possui o material, agilizando o compartilhamento. Não há limite de tamanho para os arquivos.

O Shoot está disponível para iOS, Android e, olha aí, Windows Phone. Só que o app não é gratuito: após o terceiro envio, você terá que desembolsar US$ 1,99 para continuar utilizando a ferramenta. A cobrança é feita uma única vez.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados