São Paulo terá ônibus com Wi-Fi e tomada para recarga de celular

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Novo superarticulado de São Paulo

Se a promessa for cumprida, a cidade de São Paulo terá, até o início de 2017, pelo menos 2 mil ônibus superarticulados que, além de ar condicionado, oferecerão rede Wi-Fi grátis e tomadas de 110 V para recarga de celulares.

A prefeitura pretende colocar em operação 100 veículos do tipo por mês a partir de julho. É possível identificá-los facilmente pelo tamanho – os ônibus têm 23 metros de comprimento e capacidade para 171 passageiros (55 sentados) – e pela coloração prateada. Entre as demais características presentes estão acionamento elétrico das portas, sistema de “ajoelhamento” (a suspensão do ônibus abaixa para facilitar o embarque do passageiro) e câmeras de monitoramento.

Os primeiros superarticulados com ar condicionado e Wi-Fi entraram em operação em setembro de 2014. Exceto por um detalhe ou outro, os novos veículos serão iguais aos primeiros, indicando que esse tipo de ônibus foi bem aceito pela população. Pudera: quem é que não quer ser transportado com mais conforto?

Tive mais de uma oportunidade de andar nesses ônibus. Em todas, o acesso à internet funcionou relativamente bem (mas não havia tomadas, vale esclarecer). Na última vez, a velocidade de download era de aproximadamente 300 Kb/s. Não é ruim se levarmos em conta que, provavelmente, mais gente estava usando a rede e que é comum a velocidade oscilar conforme o veículo se movimenta.

Superarticulado apresentado em setembro
Superarticulado apresentado em setembro

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, ressalta que os novos superarticulados só circularão em corredores de ônibus, faixas exclusivas e outras vias com suporte a veículos grandes. Bairros com ruas mais estreitas continuarão contando com ônibus menores.

Faz sentido. O plano da prefeitura é reformular o sistema para fazer veículos de grande porte circularem em rotas estruturais, com maior demanda de passageiros. No atual modelo de gestão, ônibus grandes e pequenos dividem as mesmas vias, muitas vezes sobrepondo linhas, o que deixa o sistema mais caótico.

A disponibilidade de ônibus tão modernos é, certamente, uma notícia que enche os olhos de quem vive em São Paulo ou visita a cidade. Os veículos podem inclusive ajudar a diminuir os congestionamentos tão característicos da região, afinal, com transporte público de qualidade, mais gente preferirá deixar o carro na garagem.

Novo superarticulado de São Paulo

No entanto, veículos com ar condicionado, Wi-Fi e outros itens de conforto representam apenas uma fração dos cerca de 15 mil ônibus urbanos que São Paulo possui atualmente. Não é difícil encontrar na frota veículos com motor frontal (mais desconfortável) ou com problemas de manutenção, por exemplo.

Está nos planos da prefeitura, porém, abrir em julho uma consulta pública para o edital da licitação do sistema de transporte urbano da cidade. Além de trazer mais ônibus modernos, é de se esperar que os novos contratos diminuam as atuais deficiências do sistema, como descumprimento de horários e superlotação.

O custo de cada superarticulado é de aproximadamente R$ 1 milhão.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados