Início » Web » Google quer contribuir para o futuro do jornalismo com o News Lab

Google quer contribuir para o futuro do jornalismo com o News Lab

Por
4 anos atrás

google-news-lab

Há anos vem se discutindo a transformação do jornalismo com o crescimento das mídias digitais, e é inegável a participação do Google em tudo isso. O News Lab, anunciado nesta segunda-feira (22), é uma grande aposta do buscador para melhorar a apuração de dados por meio das informações e ferramentas que os serviços do Google oferecem.

O News Lab integra serviços como Maps, Pesquisa, Tradutor, YouTube e o Trends, que foi atualizado na semana passada e passou a exibir os interesses de forma mais ampla e imediata, com base nas 3 bilhões de pesquisas que são feitas no Google diariamente. No vídeo de apresentação, o Google mostra o funcionamento do Fusion Tables ― uma ferramenta de visualização de dados integrada com o Maps.

Screen Shot 2015-06-22 at 11.53.14 AM

O News Lab é dividido em quatro categorias: Pesquisa, Relatório, Distribuir e Otimizar. É possível, por exemplo, usar uma ferramenta de interpretação de dados como a Public Data Explorer, verificar a confiabilidade de imagens com o Reverse Image Search e analisar pesquisas de opinião com o Google Consumer Surveys.

Jornais como New York Times e Guardian já construíram mapas interativos com informações sobre cidadãos com ou sem plano de saúde nos EUA ou sem-tetos na Inglaterra. O Google também anunciou parcerias com startups como Matter e Hacks/Hackers para desenvolver novas ideias e ferramentas para jornalistas.

Inicialmente, a equipe do News Lab operará nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, mas o projeto é “um esforço global”.

Mais sobre: ,