Início » Legislação » Dilma sanciona MP que aumenta impostos sobre produtos importados

Dilma sanciona MP que aumenta impostos sobre produtos importados

Paulo Higa Por

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (22) a medida provisória 668, que aumenta as alíquotas de PIS/Cofins sobre produtos importados, entre outras disposições. A mudança faz parte do pacote de ajuste fiscal do governo para equilibrar as contas públicas e deverá causar aumento nos preços dos eletrônicos importados nos próximos meses.

A medida provisória 668, agora transformada na Lei 13.137/2015, aumenta o PIS/PASEP de 1,6% para 2,1%, enquanto a alíquota da Cofins sobe de 7,6% para 9,65%. Portanto, o imposto PIS/Cofins que as empresas pagam na entrada de bens importados no Brasil foi elevado de 9,25% para 11,75%.

Os eletrônicos beneficiados pela Lei do Bem têm a alíquota de PIS/Cofins zerada, como parte da desoneração de impostos oferecida pelo governo para incentivar a produção nacional. Para se enquadrarem nas regras, os smartphones, por exemplo, devem ser produzidos no Brasil, custar até R$ 1.500 e trazer um pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no país, que varia de acordo com a fabricante.

ipad-bandeira-brasil

O aumento no PIS/Cofins também afeta a importação de bebidas, produtos farmacêuticos e cosméticos. Segundo a Folha, a expectativa do governo é arrecadar mais de R$ 1 bilhão por ano com a elevação dos impostos.

O texto sancionado mantém a imunidade tributária a igrejas e autoriza as parcerias público-privadas para que seja construído um shopping dentro do Congresso, iniciativa apoiada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Entre os vetos, a presidente Dilma Rousseff derrubou um programa de refinanciamento de dívidas de empresas em recuperação judicial e benefícios para bancos que compraram instituições financeiras detentoras de títulos específicos do governo.

O aumento nas alíquotas de PIS/Cofins, que foi publicado em edição extra de segunda-feira (22) do Diário Oficial da União, entra em vigor em três meses.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

eCode.Net
a medida provisória partiu dela irmãozinho oopss
Gileno Novaes
Sim, há casos de pessoas que não precisam e estão recebendo. Vale lembrar que o programa é federal, mas o cadastro e a fiscalização é função das prefeituras. Cabe a elas corrigir isso e a nós, como cidadãos, denunciar os casos que descobrirmos.
Paulo Carinhena
Venezuela, é o segundo (e último) estágio.
Marcos Duarte
Meu Deus cara, aprenda sobre como Legislativo e Executivo trabalham. Se ela vetasse, o Congresso tinha o poder de vetar o veto. No fim, a figura da Presidência cada vez mais vem tendo poder diplomático, quase decorativo. Envolve muito mais uma decisão coletiva. Se isso é ruim? Julgue como quiser.
Tiago Celestino
Mas também não fatura, logo, vai perder de alguma forma, já que está contando com esse 1bi.
Vitor
Não comentei sobre isso, só disse o pq de um programa social como esses ser necessário. Gente morria de fome na miséria e hoje em dia isso tá extinto (ou quase).
galvaojdk galvao
isso seria bom...mas acho que é mais fácil tirar do povo para consertar essa merda que eles fizeram.
rodrigo lins
Na verdade o governo não perde. O pensamento é: Se o dinheiro não saiu do país, o governo não está perdendo nada. O dinheiro está aqui, vocês manter ele aqui, melhorar a situação aqui para ele ser gasto aqui. E só muito depois vamos melhorar a situação lá de fora. é exatamente o que acontece. Eu por exemplo, ia comprar um ps4 lá fora. acabei comprando aqui mesmo que ia sair o mesmo valor. o Governo ganhou e muito....
rodrigo lins
Claro que não. Muito pelo contrário... Se você não sabe, eles já se deram aumento de 40% esse ano..
Gustavo da Silva Serra
Exatamente.
Thiago Barros
Excelente cara.

Mas tem um porém...

O programa é valido, é bom, para as pessoas que realmente precisam dele. O problema, é que uma série de participantes do programa não se qualificam no perfil que você citou acima. Não passam necessidade, não passam fome e o programa acabou virando uma razão para não conseguir emprego.
Paulo Carinhena
Venezuela, é o terceiro (e ultimo) estágio.
ViewtfulJoe
se tentarem levantar um só tijolo desse parlashopping a gente vai lá e destrói!
Leandro Ruel
se tentarem levantar um só tijolo desse parlashopping a gente vai lá e destrói!
Tiago Celestino
Pra mim é uma estratégia que pode falhar, por quê?

Aumentando os impostos, as empresas que fazem importação vão aumentar o valor dos produtos, o consumidor (apesar que tem gente que acha "massa" ostentar) vai parar de comprar. E o governo perde os 1bi que pretende faturar. Vai vendo!?
Keaton
Acho que o brasil está sentindo falta de ter o iPhone mais caro do mundo e está tentando correr atras... só pode....
Louis
Você que deveria parar de se enganar. O Bolsa Família não é nem nunca foi o problema.


Quando ele foi criado pelo FHC ele tinha o propósito claro de tirar as pessoas da miséria e não tornar uma medida de terrorismo eleitoral.


A cada eleição o PT e sua cambada vem com o mesmo discurso para o população mais pobre: Se eles não vencerem a eleição o outro candidato vai acabar com o Bolsa Família, tirar comida da boca das pessoas e acabar com os direitos trabalhistas.


Foi exatamente isso que fizeram com a Marina no 1º turno com o discurso do ódio e do medo. No 2º turno a técnica foi a mesma com Aécio e o terrorismo eleitoral é a vida do PT para vencer eleições.


Enquanto isso continuar o Brasil só tem a perder. O PT vai continuar usando a população mais pobre e analfabeta do Brasil para colocar seus bandidos e bandidas no poder.


Esse é o problema de usar um programa social para promover a mentira, o assassinato de reputações e tudo isso manter esses canalhas.
Di Almeida
Por que ela vetaria uma lei que partiu do próprio governo federal? A política econômica é do governo, oras.
Pereira
Correto.
Rodrigo
Correto.
Pereira
Exato.
Rodrigo
Exato.
Jairo ☠️
Vetar aumento de imposto seria de bom grado ....assim como cortar gastos publicos ,mas depois do fail da Anta no que se refere ao fator previdenciário , a Anta realmente merece estar com a popularidade aonde se encontra , se bem que Anta e o corrupto do partido estão se lixando para isto...os bolsos estão cheios.
jairo
Vetar aumento de imposto seria de bom grado ....assim como cortar gastos publicos ,mas depois do fail da Anta no que se refere ao fator previdenciário , a Anta realmente merece estar com a popularidade aonde se encontra , se bem que Anta e o corrupto do partido estão se lixando para isto...os bolsos estão cheios.
F. S.
Não se se separa a vírgula da palavra que a antecede.
@Sckillfer
Sim, poderia, só que agravaria a relação precária dela com a câmara. Eu também achei um errado ela não vetar, acontece que não foi ela que criou o projeto e não foi ela que foi passando ele pra frente até chegar nas mãos dela mesma, mas os xingamentos são todos pra ela. Meu comentário é sobre isso.
F. S.
Sim, poderia, só que agravaria a relação precária dela com a câmara. Eu também achei um errado ela não vetar, acontece que não foi ela que criou o projeto e não foi ela que foi passando ele pra frente até chegar nas mãos dela mesma, mas os xingamentos são todos pra ela. Meu comentário é sobre isso.
Vitor
Aí que você se engana. Você nem sabe como funciona o Bolsa Família. Ler e copiar o que uma besta põe na Internet é muito fácil... Se sua família estivesse na miséria, enfiada no interior do país onde nem energia elétrica chega e seus filhos morrendo de fome, você acharia esse programa bem legal.

Egoísmo é uma merda. Falta de respeito (não saber se colocar no lugar dos outros e ver a situação com outros olhos) também.
Você não teve aulas de sociologia não? Simplesmente ignorou tudo o que te foi passado? Ou não conhece a história de exploração que o povo do seu país sofreu e ainda sofre?
Vitor
Nosso, inclusive deles haushaushaushaush. Vamos parar de viadagem, cara. O problema não é que o partido tem ideias comunistas ou não.

E sobre esse Parlashopping: acredito que ela teve que colocar isso no texto, senão o Congresso barraria logo de cara. Eles não aprovam nada sem que ELES sejam beneficiados de alguma maneira... Infelizmente não trabalham para nós pelo dinheiro, e sim para o dinheiro (com o nosso dinheiro).
Fabiano Nunes
Ela tem poder de veto. Se não vetou, então é conivente e acha que tudo bem aumentar ainda mais a carga tributária sobre produtos importados (geralmente sobre produtos que NÃO SÃO produzidos aqui ou que são RUINS em comparação com o produto importado)... e que tá tudo bem construir um shopping pros parlamentares. Devia construir um presídio, mas isso ela não faz porquê tem medo de reservarem uma cela pra ela.
Marcos
Tá, e tu acha pouco? São 3 trabalhadores se quebrando todo dia pra sustentar um quarto sem fazer nada pela vida!
Fabiano Nunes
Um fim desses, não seria trágico. Seria só o recado que esse bando de semi-analfabeto comunista precisa, pra entender que o Brasil é nosso.
Vitor
Então................. menos da metade.
Marcos
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,um-em-cada-quatro-brasileiros-esta-no-bolsa-familia,38787
Diego Rocha
Não seria necessário aumentar impostos se ela não tivesse gastado além da conta ano passado! Todo esse ajuste fiscal (corte de direitos e aumentos de impostos) só está acontecendo pois ela fez o possível e o impossível pra se reeleger.
Bem como o mega aumento da luz, que devia ter aumentado paulatinamente durante os últimos dois anos, mas não aumentou pois não era interessante para o governo as vésperas da eleição.
Diego Rocha
Amigos, ela não iria vetar uma lei que ela mesma criou! MP 668, ou seja, Medida Provisória, é um projeito de lei criado pelo executivo (a.k.a Dilma), que entra em vigor imediatamente e precisa ser votado no congresso em dois meses, se não perde a validade (e tranca a pauta do congresso).

O projeto partiu dela, ela inclusive precisou se esforçar para que os deputados e senadores aprovassem o texto. É obvio que ela não ia vetar, ela só vetou justamente os pontos que os deputados alteraram.
Diego Rocha
Afinal o projeto de lei partiu dela, como todas as outras Medidas Provisórias
Vitor Mikaelson
Este é um deles, mas isso é de forma geral mesmo.
Poucos produtos são 100% brasileiro.
Vader
você está falando do aifony?
Vitor Mikaelson
Mas muita coisa é apenas *montado* aqui. Muitos componentes vem de fora.
ETERNO 7X1.
esse DISQUS é uma porcaria, eu gostava mais quando era como antigamente, antes da presença nefasta e parcial dos moderadores que eram BAMBIS e quando a gente escrevia BAMBIS eles deletavam o texto. mas quando se escrevia gambá , podia , BAMBI não podia, ou então quando se escrevia sardinha, podia , mas BAMBI não podia e porco também podia, mas BAMBI não podia.
pelo fim de toda a ditadura, pelo fim dos moderadores, que não sabem nem escrever.
Lucas Corrêa
Duvido muito que mais da metade do Brasil receba bolsa família.
Pereira
Poderooooosa!!! Aí a poderosa veta "ditadura comunista! quem ela pensa que é? etc etc" vá descascar cebola vai, enxugar gelo, limpar carvão.
Rodrigo
Poderooooosa!!! Aí a poderosa veta "ditadura comunista! quem ela pensa que é? etc etc" vá descascar cebola vai, enxugar gelo, limpar carvão.
Jairo ☠️
Sim , a anta possue o poder de vetar.
jairo
Sim , a anta possue o poder de vetar.
Jairo ☠️
Está mais para venezuela
jairo
Está mais para venezuela
wendelljbp
Muita gente culpando a Presidente, mas todo mundo esquece que o Congresso é que fez a maioria dessas exigências, afinal o presidente do Congresso não tá nem ai para a população, só ele já fez exigência do Parlashoping, juntou com a oposição e colocou na constituição que é permitido o financiamento privado de campanha (o PT, PC do B, PSOL todos votaram contra), fez uma emenda a constituição que anistia as multas dos planos de saúde e é o autor da PEC 451/2014 que quer obrigar as empresas a pagarem plano de saúde privados a todos os funcionários (A Bradesco Saúde foi a maior financiadora da campanha do Cunha), barrou a CPI dos planos de saúde e por fim criou o dia da Oração (junto Marco Feliciano (autor da proposta) e toda a bancada evangélica do congresso)
SR 71 Pássaro Preto
E tudo isso por culpa dos preguiçosos do Bolsa Família.
Anthony Fernando
E tudo isso por culpa dos preguiçosos do Bolsa Família.
NickyNOS
Ela poderia vetar, assim como vetou o reajuste do IR, mas isso ela deixou.
Nicholas Oliveira Silva
Ela poderia vetar, assim como vetou o reajuste do IR, mas isso ela deixou.
Jorge Bevilacqua
Hhuehuehue, boa.
Renato Dantas
Hhuehuehue, boa.
@Sckillfer
Difícil fazer isso com os deputados querendo mais e mais regalias. Já esqueceram do auxilio viagem para conjugues que o Cunha aprovou?
F. S.
Difícil fazer isso com os deputados querendo mais e mais regalias. Já esqueceram do auxilio viagem para conjugues que o Cunha aprovou?
AIJ
Mas não era só usar DIREITO o dinheiro que ela já cata do povo?
F. S.
Ótimo os comentários... A câmara que quer o shopping (e vetar complicaria ainda mais a situação dela com o mesmo), mas a culpada é SÓ ela. E da imunidade tributaria dos impérios religiosos ninguém reclamou... Claro!
Américo Imianovski
Mas não era só usar DIREITO o dinheiro que ela já cata do povo?
@Sckillfer
Ótimo os comentários... A câmara que quer o shopping (e vetar complicaria ainda mais a situação dela com o mesmo), mas a culpada é SÓ ela. E da imunidade tributaria dos impérios religiosos ninguém reclamou... Claro!
Marcelo
Meus Deus... construir um shopping no congresso..
Olha com o que essa cambada de FDP está preocupada...



Aproveita e fazem logo um anexo de colonia de férias tbm...
BIGODON
quede o brazilian sniper nessas horas?
Alenonimo
Não gostei nada do que a Dilma fez, mas a associação da oposição com a extrema direita e grupos religiosos ainda me fazem preferir a Dilma ao Aécio. :(
G. C.
É pra isso que tem eleições. FHC quando fez o mesmo o PSDB perdeu as eleições. Tá aí a vantagem da democracia.
tuneman
imagina só..., aeroporto, escola, cidade, ferrovia, rodovia, parque municipal, zoologico, estádio, cédula de real, moeda, estátuas....
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Avenida rodovia e rua e praça presidente Lula.
Supersonic
Avenida rodovia e rua e praça presidente Lula.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Hue hue hue brNada acontece feijoada.
Supersonic
Hue hue hue br
Nada acontece feijoada.
Rafael Cruzeiro
Enquanto aumenta o imposto dos nossos gadgets e das nossas bebidas, ela monta shopping pro Cunha e sua corja. Tá Serto, governo brasileiro!
Denis Belo
Pela lógica, nem uma das opções. Como ele tem isenção de PIS/Cofins, por custar menos de R$1500,00 e ser fabricado no Brasil, deve continuar na mesma.
tuneman
não! se ela ou o Lula morrerem em circunstâncias trágicas serão idolatrados ainda mais!
Louis
Construir shopping na Congresso: A Dilma libera!


Aumentar impostos para a população: A Dilma aprova com toda rapidez!


Ainda bem que ela foi reeleita recentemente, e entre as suas principais medidas que incluem aumentos de impostos para os mais pobres, cortes na educação e PROUNI está a apoio irrestrito a ditadores, o que logicamente inclui o ditador assassino Maduro.


É por essas e outras que o Brasil merece a presidente que elegeu e que ela passe mais 4 anos roubando, mentindo e fazendo bastante pedaladas fiscais!!!
Ricardo - Vaz Lobo
O #Brazil é a República dos Bananas.
Anakin
Concordo que tem igrejas muito ricas, tipo a universal, mas tem uma aqui no bairro todo mês distribui cestas básicas para algumas famílias. sem essa isenção acho que não daria pra fazer isso. Imposto mesmo deveria vir das grandes fortunas, ai pastores que estão com suas contas cheias cairiam na peneira,
Lucas Dias
... É preciso manter a merda em funcionamento, já que o Dollar está caindo aos poucos, o governo não pode ficar de fora!
Olha, eu nunca vi uma marca de roupa representar mais um país do que a "Banana Republic"!
Ricardo - Vaz Lobo
Há uma diferença: naquela era distante, eram raras as empresas de tecnologia e um ou dois fabricantes de computadores( e um ainda era do governo).

Atualmente, bem ou mal, tem muita coisa de primeiro mundo sendo feita por aqui.
Ricardo - Vaz Lobo
O OCTA da Positivo (apenas um exemplo, ok???), vai ficar mais caro ou mais barato?
Bruno
Calma gente, é só uma marolinha.
Pereira
Certo, os deputados aprovam a parada, inclusive provavelmente aquele em que você votou, se é que foi eleito, ela sanciona e ela que é a hipopótama...
Rodrigo
Certo, os deputados aprovam a parada, inclusive provavelmente aquele em que você votou, se é que foi eleito, ela sanciona e ela que é a hipopótama...
NOVOS PENTA-CAMPEÕES DO BRASIL
esse carcano é muito ruim, na época já tinha coisas melhores , imagina agora kkkkk aquelas que tem um foguete embaixo kkk
ETERNO 7X1.
esse carcano é muito ruim, na época já tinha coisas melhores , imagina agora kkkkk aquelas que tem um foguete embaixo kkk
NOVOS PENTA-CAMPEÕES DO BRASIL
cansei de ver esse filme, e pior que na época não podia comprar carros, motos, o merda de vida.
ETERNO 7X1.
cansei de ver esse filme, e pior que na época não podia comprar carros, motos, o merda de vida.
João Silverado
Fazer cortes nos salários e benefícios q eles tem, nem pensar né!
Sup3rAlG0
Avante, Banânia!
Magnosama
Obrigado, Dilma.
UNREALWINS
Cadê aquele sniper do JFK?
Animal
O pior é que o maior cavador deste poço agora quer mostrar que não participou, mas esta sujo de lama até no céu da boca, mestre da obra.
Paulo Carinhena
Não vai demorar muito, e vamos nos tornar uma segunda argentina, na economia.
Jack-Moser
O pior é que o maior cavador deste poço agora quer mostrar que não participou, mas esta sujo de lama até no céu da boca, mestre da obra.
Renato Mandelli de Mello
Igrejas tem imunidade, não isenção
eCode.Net
digita o 13 e confirma
Jorge Bevilacqua
E essa hipopótama vermelha ainda liberou a construção do Parlashopping.Alguém tira essa mulher de lá, PFV!
Renato Dantas
E essa hipopótama vermelha ainda liberou a construção do Parlashopping.
Alguém tira essa mulher de lá, PFV!
Andrew Kohzito
Presidenta ao invés de revogar a decisão e jogar a peteca nos senadores e deputados que também aprovaram essa porcaria (isso prova que é tudo porcaria) entra no jogo também...To vendo que pra resolver esses problemas ai só algo bem revolucionário mesmo
Animal
Mais uma pazada no poço deste governo, pelo jeito vai ser bem fundo!!!
Roberto
Lacra o 13 bem forte! A gente tá bem demais irmãozinho!
Exibir mais comentários