O que é input lag?

Entenda o que é input lag, o atraso entre um comando no controle do videogame e a resposta em tela, comum em TVs modernas

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
PS5, controle DualSense e TV LG CX (Crédito: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)
PS5, controle DualSense e TV LG CX (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)

O input lag é a diferença de tempo entre um comando realizado no controle de um videogame, e sua reprodução na tela da TV. Dependendo do aparelho, esse tempo pode ser mais longo que o ideal e atrapalhar consideravelmente a jogatina. Entenda o que é input lag e aprenda como escolher uma boa TV para jogos.

O que é input lag?

Em uma tradução aproximada do inglês, “input lag” significa “atraso na entrada de dados”. Ele representa a diferença de tempo entre um comando dado em um terminal de entrada (um sinal elétrico enviado via mudança de corrente), e a execução de sua ação correspondente no terminal de saída, causada pelo tempo levado para processar a ordem.

O termo é usado, por exemplo, para medir o tempo que leva entre o apertar de uma tecla em um teclado e a aparição do caractere no monitor, mas se tornou mais popular entre gamers, principalmente entre os que jogam em consoles e usam TVs modernas, sejam de LCD, OLED ou outras tecnologias pós-CRT (TVs de tubo).

Neste cenário, o input lag representa o tempo que leva entre o jogador dar um comando no controle e a execução do mesmo na TV, geralmente medido em milissegundos (ms).

Não confunda latência ou tempo de resposta com input lag

Uma confusão comum que muitos fazem é de achar que o input lag tem a ver com o lag de rede, ou latência (ping). O primeiro não depende da internet para ser mais ou menos rápido, e ocorre com qualquer comando executado em qualquer jogo, seja ele online ou não.

Da mesma forma, input lag e tempo de resposta também não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro diz respeito ao atraso entre um comando dado e sua execução na tela, o segundo é o tempo que o display leva para atualizar os pixels entre uma cena e outra.

Gamer jogando PS4 (Imagem: ianvanderlinde/Pixabay) / O que é input lag
Gamer jogando PS4 (Imagem: ianvanderlinde/Pixabay)

Como o input lag funciona

O input lag é um problema que surgiu com as TVs modernas, que possuem sistemas operacionais responsáveis pelo pós-processamento dos comandos enviados pelos consoles de videogame. Ironicamente, as antigas TVs de tubo possuíam zero atraso, pois a reprodução das imagens na tela era um processo analógico.

Quando você aperta um botão no controle, esse comando é enviado ao console, que é processado e enviado à TV. Esta, por sua vez, precisa processar novamente o comando e enviá-lo à tela, na forma de uma resposta visual. Como o comando deve ser processado duas vezes, certos modelos de TVs podem apresentar um maior ou menor tempo para exibi-lo na tela. Já nas TVs CRT, o comando era processado só uma vez.

Modelos com um input lag considerado alto tendem a apresentar um atraso superior a 60 ms. Modelos que ficam entre 40 e 60 ms são considerados de desempenho apenas regular, os que atingem marcas entre 20 e 40 ms são bons, e os raros televisores que ficam abaixo de 20 ms, um número próximo de um monitor gamer, são considerados ideais.

TVs que apresentam um alto input lag podem ser muito prejudiciais em jogos competitivos, como os de FPS ou de luta, onde um atraso em um comando pode representar a diferença entre a vitória e a derrota.

A LG CX atingiu 13 ms no PS5, mas esta é uma TV OLED bem cara (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)
A LG CX atingiu 13 ms no PS5, mas esta é uma TV OLED bem cara (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)

Como escolher uma boa TV gamer

Por via de regra, a maioria dos fabricantes de TVs não costumam informar qual é o input lag, às vezes identificado como “display lag”, nas especificações de seus aparelhos, embora isso esteja aos poucos mudando, graças a reclamações do público gamer, para quem este é o quesito principal a ser considerado na escolha de um bom televisor para jogar.

Aparelhos dedicados, como o lag tester (disponível no exterior) podem medir o atraso, bem como o teste de ligar o PC na TV, disparar um cronômetro e fotografar as duas telas, medindo a diferença no tempo marcado entre elas, também pode ser usado.

No geral, entretanto, identificar uma boa TV para jogos depende muito da boa e velha experimentação, na base da tentativa e erro.

Sempre prefira adquirir TVs que possuam um modo de ajustes próprio para jogos, chamado geralmente de “Modo Jogo” ou “Modo Game”. Estas configurações ajustam a TV de modo que ela possa reproduzir os comandos com menor atraso, diferente de um modo para cinema ou esportes.

Com informações: Anandtech.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre LG CX na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados