Por 49 votos contra 1, os vereadores de São Paulo aprovaram na noite desta terça-feira (30) o projeto de lei 349/2014, que proíbe o transporte remunerado de pessoas por meio de carros particulares cadastrados em aplicativos. O resultado afeta diretamente as atividades do Uber, que poderá ser proibido na capital paulista caso a lei seja sancionada pelo prefeito Fernando Haddad.

Apenas o vereador José Police Neto (PSD) votou contra a proibição do Uber. Ele foi vaiado pelos taxistas manifestantes, que acompanhavam a sessão na Câmara Municipal. O vereador defendeu que a concorrência gera menor preço e maior qualidade, portanto, o foco deveria ser em determinar as regras de segurança para que o Uber possa trazer benefícios à população.

uber-app

O autor do projeto de lei, Adilson Amadeu (PTB), disse que o Uber oferece “mais do mesmo“, porque a cidade de São Paulo já dispunha de uma frota de luxo operada por empresas e cooperativas, que aceitam cartões de crédito. Além disso, o serviço “cria uma concorrência desleal e contrária a toda a regulamentação do setor”, segundo o vereador.

O Uber informou em seu blog que, por enquanto, continuará operando normalmente. “Em um momento que se fala tanto em mobilidade na cidade de São Paulo, a inovação é crucial para que as cidades fiquem cada vez mais conectadas, transparentes e inteligentes. A Uber acredita que é possível criar novas oportunidades de negócio para milhares de motoristas parceiros e ao mesmo tempo oferecer novas opções de mobilidade urbana”, disse a empresa.

O texto passará por uma segunda votação na Câmara Municipal de São Paulo e então seguirá para o prefeito Fernando Haddad. Se a lei for sancionada e entrar em vigor, o Uber e outros serviços do gênero serão proibidos em São Paulo. Quem descumprir a regra pagará multa de R$ 1,7 mil e terá o veículo apreendido.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Carvalho
UMA VERGONHA PARA O BRASIL, PRIVAR BRASILEIROS E TURISTAS DESTE SERVICO , QUE NAO ESTA FERINDO NENHUMA LEI, MUITO PELO CONTRARIO, FINALMENTE ESTA TRAZENDO TRANSPORTE DIGNO ÁS PESSOAS!! SO LAMENTO...
Mi M
Deixa esses bobinhos votarem...Lei federal sobrepõe qualquer lei municipal... Deixa eles brincarem!! Uber fica e não tem mais volta!!! http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2015/09/03/uber-sera-legalizado-no-codigo-nacional-de-transito/
Luís Lopes
Os taxistas estão nervosos porque pagaram caro pelo seu alvará, e agora estão vendo uma tecnologia tomar espaço nesse mercado sujo, muitos profissionais taxistas estão dizendo que a Uber é ilegal, mais até hoje não vi nenhum taxista chegar e falar que comprou seu alvará e assumir que cometeu um CRIME !!! porque quando for assumido a compra o profissional perde o direito de dirigir o TAXI e por consequência seu alvará
Mauricio
Ridículo, Experimente entrar em um taxi e fala que vai a 2 km de distancia para vc ver a cara do infeliz... ou então tente pedir para ele ligar o ar condicionado... antes de querer proibir algo tão genial, deveriam primeiramente qualificar o serviço dos taxistas.
Ida Manfrin
Não podemos ir contra o desenvolvimento. A UBER veio para ficar neste país. O cidadão tem direito de escolha de acordo com suas possibilidades financeiras. Afinal quem não quer andar em um veículo seguro, limpo, com bom atendimento sem correr riscos? O transporte público em São Paulo é horrível, usar um taxi as vezes é um tormento; as vezes o veículo e sujo e fedorento, os motoristas acham que somos obrigados a ouvir a música que estão a curtir, não se importam com o cliente, não abrem a porta do taxi cordialmente e outras prerrogativas ruins que o cliente é obrigado suportar. Portanto o motorista Uber tem direito de exercer seu trabalho remunerado sim, além do que esta empresa seleciona os motoristas, verifica antecedentes criminais, os veículos tem que serem de luxo e cheirosos, e oferece cordialidades aos clientes no percurso. Além do direito citado acima ainda existe o de liberdade de escolha em como ganhar o seu sustento honestamente. O que esta faltando apenas é uma regulamentação do aplicativo neste país de autoridades tupiniquins que não conseguem ver o óbvio. Clientes exigentes querem o melhor, e o melhor para eles é a UBER. Tu achas que uma pessoa que tem condições de usar a UBER vai ir de taxi? É claro que não. Os clientes de taxi jamais serão da UBER e vice versa. Existe lugar para todos trabalharem honestamente. Abomino vocês taxistas por usarem da violência contra seus colegas trabalhadores. Resta lamentar a falta de inteligencia nestes ocorr idos.
Eliana Ashimine
Regulamentar o UBER e não proibi-lo! A cidade está pedindo mais transporte de qualidade. Os usuários escolherão o melhor. A concorrência é super saudável e quem deve decidir não são os defensores dos taxistas, mas a sociedade, o usuário.
Renato
Cara! Fui funcionário dos correios até pouco tempo, o que acontece lá dentro é o contrário do que muitos pensam. Para os correios é interessantíssimo o crescimento de pessoas que busquem usar mais os meios eletrônicos de comunicação. Mas porquê? Vamos lá! O envio de cartas pelos correios (principalmente boletos), em nada favorece a estatal, já que o lucro por carta não chega a R$ 1,00 sequer, valor esse pago pelos bancos aos correios. E veja você quanto o banco cobra de despesas de envio (só conferir em qualquer boleto). Quem lucra então? Os bancos, claro! Os atrasos dos correios, principalmente no envio dos mesmos, deve se a este fato, ou seja, querer propagar o uso da internet para esses fins. O que mantém carteiros nas ruas e garantem os lucros dos correioscorreios resumi-se a essencial chamado: SEDEX!!!
Henrique Parma
O UBER SÓ PREJUDICA OS TAXISTAS QUE POSSUEM UM ALVARÁ COM UM VALOR DE MERCADO DE MAIS DE 100MIL REAIS, ESSA É A VERDADE. O UBER É A MELHOR ALTERNATIVA PARA TODOS, INCLUSIVE TAXISTAS QUE TRABALHAM PARA AS FROTAS EXPLORADORAS POR NAO TEREM ALVARÁ. ERA SÓ DETERMINAR QUE O UBER EXIGISSE TAMBÉM O CONDUTAX PARA OS MOTORISTAS, SIMPLES ASSIM... MASSSSS... COMO FICA A MAFIA DO MERCADO NEGRO DE ALVARÁS??? A PREFEITURA TEM O RABO TÃO PRESO NESSA BAGUNÇA QUE SEMPRE FICA DO LADO DOS ALVARÁS. TRISTE.. ESSE APLICATIVO PODERIA SER A SOLUÇÃO PARA ESSA BAGUNÇA LEGISLATIVA.
André Mallizzia
Muitos taxistas são mesmo.
Igor Rodrigues
Ele sugere que só fizeram isso aqui porque é Brasil, logo, ruim. E sim, a lei anti-sacola é ótima, aqui ou na Europa.
G. C.
O pior são as declarações dos diretores pelo mundo. Parecem que escolhem a dedo os mais mal educados. Aqui mesmo ele chamou os taxistas de ignorantes fedorentos.
G. C.
1 - O mundo está abolindo as sacolas de plástico em razão dos graves problemas ambientais que ela causa. São 500 anos no meio ambiente e são jogadas no meio ambiente 500 bilhões de sacolas não degradáveis por ano. Problemas ambientais não só afeta o equilíbrio do meio ambiente, mas também a saúde humana e a economia. 2 - Para seu lixo vc usa sacos de lixo biodegradáveis ou pelo menos oxibiodegradáveis com a padronização estabelecida pelo município: verde para recicláveis e cinza para orgânicos. 3 - Quem já aboliu ou taxa pra diminuir o consumo: Reino Unido, EUA, Canadá, Itália, Irlanda, França, Suécia, Dinamarca, Japão, Austrália, México, Noruega, Espanha, China, Alemanha, Suíça (inciativa privada baniu por conta própria com apoio dos consumidores) e muitos outros países.
kadu

Só por que é na Europa, é bom?

kadug
Só por que é na Europa, é bom?
kadu

Não se esqueça da proibição dos brinquedos no McLanche Feliz.

Exibir mais comentários