Há algum tempo que a Cyanogen vem tentando fazer o CyanogenMod ser mais do que uma simples ROM alternativa para aparelhos Android. Para tanto, a empresa aposta, entre outras medidas, na criação de ferramentas próprias. A mais nova foi revelada nesta semana por Joey Rizzoli, membro da Cyanogen: um navegador chamado Gello.

Cyanogen - Gello

Rizzoli deu poucos detalhes sobre o projeto, mas em dois curtos vídeos revelou que o browser terá como base o Chromium. Pois é, vem aí mais um navegador com visual e comportamento que lembram o Chrome.

Ou nem tanto. Os diferencias estarão nas caraterísticas. Os vídeos mostram que o Gello terá uma função que armazena páginas para leitura offline, modo noturno que inverte cores e realiza outras mudanças para facilitar a navegação em ambientes com pouca luz, bloqueador de publicidade, vários controles de segurança e gerenciador de downloads com variadas funcionalidades.

Esses são, de fato, diferenciais? No ponto de vista de muita gente, talvez não o suficiente para justificar uma troca de navegador, mas Rizzoli ressaltou que o Gello terá outros recursos, sem revelar quais.

Outro ponto destacado é que o Gello será totalmente open source, logo, a comunidade poderá acrescentar recursos para tornar o navegador mais interessante.

Mas também há as más notícias. Rizzoli explicou que o Gello não será compatível com dispositivos que possuem hardware modesto — com pouco espaço para armazenamento interno de dados, por exemplo.

Também não está claro quando o navegador será disponibilizado. Mas como os vídeos sugerem que o projeto já está bem desenvolvido, há boas chances de o Gello aparecer junto com a versão final do CyanogenMod 12.1, que terá como base o Android 5.1.1.

A iniciativa condiz com o plano da Cyanogen de se tornar tão independente quanto possível do Google (a despeito da grande intimidade desta com o Chromium). No entanto, Rizzoli fez questão de frisar: os usuários continuarão tendo a opção de utilizar o Chrome ou qualquer outro aplicativo criado pelo Google.

Com informações: Neowin

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno
uc browser? opera? duas bombas....tomara que seja realmente bom esse gello ai.
Dragão Sergipano
UC Browser vem com bloqueador de propagandas.
Louis
Opera. É de longe o melhor navegador para Android. O Chrome é um lixo e só tem toda essa atenção por ser do Google. O pior é que uma empresa com tanto dinheiro e faz um navegador tão limitado e problemático. O Opera tem o melhor gerenciador de downloads para dispositivo móveis e habilita facilmente até o uso de pastas no Cartão SD, inclusive no KitKat (que o Google tentou restringir ao máximo o uso de memória externa). Se você não conhece, recomendo pois o navegador é ótimo.
Louis
Ainda bem, visto que o CyanogenMOd continua a passos largos bem a frente do software do Google (por sinal, o Android M vem com cópias descaradas de funções que estão há bastante tempo presente no CM). O Chrome é bem ruim e vindo da CyanogenMod deve ser um bom navegador (algo que faz bastante falta no Android).
Rodolpho Freire
http://i.ytimg.com/vi/bcYppAs6ZdI/hqdefault.jpg
Antony
Já chega de dar opinião sem testar o produto. Me diz aí qual navegador pra Android que já vem bloqueador de propagandas, salvamento de páginas offline e um gerenciador de downloads decente (o último nem com extensões existe algo)? Além de tudo, já virá instalado por padrão na CM, provavelmente no lugar do browser padrão que ninguém usa. Para mim, se vier com as funcionalidades citadas já tem grande potencial, só não sei como vai ser com a sincronização com o desktop, que hoje é essencial pra muita gente (pra mim hehe).
Diogo

Dei uma olhada rápida no nome do navegador e vi um "R" onde não devia... :D

Diogo Nóbrega
Dei uma olhada rápida no nome do navegador e vi um "R" onde não devia... :D
Baidu feat MC Brinquedo

"Baseado no Chromium"

JÁ CHEGA!

Mais um na lojinha e nada mais!

Hao123
"Baseado no Chromium" JÁ CHEGA! Mais um na lojinha e nada mais!
Jairo ☠️

Bem.....quanto mais boas opções melhor para o consumidor, esperemos que o Gello não seja uma fria.

jairo
Bem.....quanto mais boas opções melhor para o consumidor, esperemos que o Gello não seja uma fria.