Tecnoblog
Razão Social HP Inc.
Website Oficial www.hp.com

HP

A HP é uma empresa de tecnologia americana, fundada em 1939. Conhecida por sua produção de impressoras, computadores e calculadoras, a primeira venda da empresa foi, na verdade, um oscilador de áudio para os estúdios Disney.

Seus fundadores foram Bill Hewlett e David Packard, cujos sobrenomes deram origem ao nome da empresa: Hewlett-Packard (HP). Na época, os dois eram apenas dois estudantes de Stanford trabalhando de dentro de uma garagem.

A Segunda Guerra Mundial teve grandes impactos na história da empresa, levando a uma produção diversificada. Para além do campo de áudio, a HP logo começou a fabricar equipamentos médicos, radares, componentes para armas e até aparatos atômicos.

Anos depois, em 1963, a HP lançou seu primeiro computador empresarial, o HP 2113A, e futuramente, o primeiro computador de uso geral. Na época, a empresa também já estava no ramo das calculadoras, com a calculadora de mesa científica HP-91 e mais tarde, com outros modelos famosos, como a portátil HP-35, e a portátil e programável HP-65.

Em 1983, a HP embarca em revoluções no mercado de impressoras, sendo pioneira na impressão a laser e na tecnologia de jato de tinta. Na época, alguns dos seus principais destaques foram: a silenciosa ThinkJet, a bem-sucedida LaserJet e a "impressora, máquina de fax e copiadora" OfficeJet.

No início dos anos 2000, com o sucesso dos seus produtos de tecnologia para o mercado consumidor, a HP optou por transferir suas outras operações para uma nova empresa: a Agilent, que foi posteriormente vendida. E na década seguinte, adquiriu diversas empresas do seu setor, como a Compaq, do mercado de notebooks, e a Palm, de celulares e assistentes pessoais.

Entretanto, a partir de 2012, a HP decaiu no mercado, perdendo lucro, precisando demitir muitos funcionários e mudar a diretoria diversas vezes. Por isso, atualmente, a antiga HP está divida entre: HP Inc., que ficou com a venda de sistemas e aparelhos para o consumidor, e HPE, que ficou com a venda de infraestrutura, software e serviços empresariais.

Em 2019, a HP Inc. estava avaliada em US$27 bilhões e tinha 55 milhões de funcionários espalhados pelo mundo até o ano anterior. E em 2020, a HPE estava avaliada em US$17 bilhões.

Continue lendo »

Tudo sobre HP