Moto G8 ou Moto G9; qual a diferença?

Descubra o que muda do Motorola Moto G8 para o Moto G9; comparativo analisa detalhes como processador, câmeras e bateria

Ana Marques
Por
• Atualizado há 5 meses
comparativo: moto g8 vs moto g9

O Moto G9 é um celular intermediário da Motorola anunciado na Índia em agosto de 2020 para substituir o Moto G8. Entre as melhorias em ficha técnica, está a maior capacidade de bateria e a adição de um sensor principal de 48 MP na câmera traseira. Mas há alguns pontos um pouco… Decepcionantes. Não à toa, o modelo com as mesmas especificações do Moto G9 (Índia) chegou ao Brasil como Moto G9 Play (o mais básico da família) – sim, é o mesmo produto, apenas com a ausência no NFC na versão brasileira.

Para saber, em detalhes, o que muda do Moto G8 para o Moto G9, veja o comparativo que montamos a seguir.

O que muda do Moto G8 para o Moto G9?

O retorno da tela com notch em formato de gota

O Moto G8 se diferenciava do seu antecessor, o Moto G7, por conta da tela com furo para abrigar a câmera frontal. Mas, na nona geração, o notch em formato de gota está de volta.

Nos dois casos, a Motorola aposta em soluções para tornar as bordas dos celulares mais finas e proporcionar maior imersão na hora de assistir a filmes e séries, ou executar jogos. Cabe ressaltar que nem todos os aplicativos se adaptam bem a esse formato.

Motorola Moto G8
Moto G8 tem furo na tela para câmera frontal

O tamanho é muito similar – 6,4” no Moto G8 e 6,5” no Moto G9, e eles também contam com a mesma resolução HD+, o que é abaixo do recomendado para os padrões dos celulares em 2020, ainda mais com telas acima de 6 polegadas.

Design

A Motorola mudou novamente a forma como dispõe as câmeras traseiras na família Moto G. Enquanto o Moto G8 trazia as lentes na vertical, a nona geração conta com a moldura quadrada, mais na linha do que vimos com o Motorola One Zoom – mas agora o logo fica fora dessa área, abaixo das lentes.

Motorola lança Moto G9 na Índia (Foto: Divulgação/Motorola)
Moto G9 tem moldura quadrada para agrupar lentes traseiras

As opções de cores também mudam: azul e verde para o Moto G9, e azul e branco para o Moto G8. No Brasil, há ainda uma versão rosa para o Moto G9 (Play).

Câmeras

Ambos os smartphones têm câmera tripla traseira. No entanto, o Moto G9 traz um sensor principal de 48 megapixels, contra o de 16 MP da geração passada. Quem gosta de tirar fotos de paisagens pode ficar decepcionado com o Moto G9, já que ele perde a lente ultra-wide (temos aqui apenas uma lente macro e um sensor de profundidade, para modo retrato, com 2 MP).

No Moto G8, a câmera macro já estava presente, mas o modelo também trazia a lente com ângulo de 118º para fazer caber mais cenário ou pessoas na foto.

Foto registrada com o Motorola Moto G8
Grande angular do Moto G8

Ah, e o Moto G9 também perde a capacidade de filmar em 4K – o máximo é 1080p @ 60 fps.

Maior capacidade de bateria

O Moto G8 contava com bateria de 4.000 mAh, o que já é considerado uma boa capacidade para que usuários comuns passem o dia inteiro longe das tomadas. No Moto G9, as coisas tendem a ficar ainda melhores, já que a bateria tem 5.000 mAh. A promessa é de energia para até dois dias sem recarregar.

Além disso, o Moto G9 traz suporte a carregadores de até 20 watts, enquanto o Moto G8 fica nos 10 watts.

Processador e NFC

O Moto G9 conta com o processador Snapdragon 662, quem tem a mesma GPU do Snapdragon 665 presente no Moto G8 (a Adreno 610), mas traz alguns adicionais para fotografia, permitindo, por exemplo, uma transição suave entre as lentes da câmera tripla. A CPU tem oito núcleos rodando a até  2 GHz.

Motorola Moto G9 (Foto: Divulgação/Motorola)
Moto G9 nas variantes azul e verde

Outro incremento é o NFC, presente apenas no Moto G9 da Índia. O recurso possibilita a realização de pagamentos por aproximação, mas não chegou à versão brasileira (o Moto G9 Play).

O que se mantém igual entre os modelos da família Moto G?

Câmera de selfies

Partindo para as semelhanças entre os modelos, temos nas duas gerações a câmera de selfies com 8 MP e abertura de lente f/2,2. Os testes do Tecnoblog com o Moto G8 revelaram resultados satisfatórios para o segmento, como você pode ver a seguir.

Selfie registrada com o Motorola Moto G8
Selfie registrada com o Moto G8

Memória RAM e armazenamento

Os dois celulares também contam com a mesma quantidade de memória RAM e devem apresentar fluidez semelhante na execução de arquivos. Com 4 GB, você não deve experimentar travamentos ou engasgos com facilidade em tarefas do dia a dia.

É claro que a otimização do sistema do Moto G9 pode trazer algumas diferenças – para melhor ou pior –, mas é provável que o conjunto seja bem parecido com o do Moto G8.

Além disso, o armazenamento se mantém: 64 GB internos para guardar fotos, vídeos, apps e outros arquivos. Você também pode expandir a memória via microSD em ambos os casos.

Sistema operacional

Por fim, lançados no mesmo ano, ambos os telefones contam com Android 10 – versão que já não é a mais recente do sistema do Google (o Android 11 foi anunciado há poucos dias e os dois celulares devem receber atualizações em breve).

Vale lembrar que o Moto G9 convencional não tem previsão de lançamento no Brasil – por aqui, a Motorola anunciou dois modelos da nona geração da família Moto G: o Moto G9 Play (que tem as mesmas especificações do Moto G9 da Índia) e o Moto G9 Plus, que chegam com preços de até R$ 2.499.

Receba mais sobre Moto G9 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados