A foto ficou perfeita no smartphone, mas no PC… Se você já passou por isso no Instagram, saiba que o problema pode estar prestes a ser resolvido ou, ao menos, amenizado: segundo o The Verge, o serviço vem testando a publicação de imagens com resolução maior.

Atualmente, o Instagram trabalha com a resolução de 640×640 pixels. Essa combinação é satisfatória para dispositivos com telas pequenas, além de ajudar a diminuir o tamanho do arquivo. O problema é que a mesma resolução é usada na versão web da rede social. Aí, dependendo da imagem, a qualidade fica comprometida.

O pessoal do The Verge conta que, após análise do código-fonte da versão web do Instagram, descobriu que o serviço vem armazenando versões com 1080×1080 pixels de fotos mais recentes.

Essa foi só pra testar uma coisinha no Instagram

Uma foto publicada por Emerson Alecrim (@ealecrim) em

Abaixo, a mesma imagem do exemplo, mas na resolução maior (clique e salve em seu computador para conferir).

Teste - Instagram

Você mesmo pode fazer um teste. Abra uma foto recente qualquer do Instagram no navegador, procure a opção de visualizar o código-fonte e busque por “jpg”. Provavelmente, o primeiro resultado corresponderá à imagem com mais pixels. Salve-a em seu computador e confira em suas propriedades a resolução.

Pelo o que foi constatado, o Instagram começou a armazenar imagens com resolução maior na última sexta-feira (3), mas é possível que os testes tenham começando antes com um número restrito de usuários.

A incerteza se dá pelo silêncio: até o momento, nenhum representante do Instagram comentou o assunto. Assim, também não há como saber quando e se o serviço será mesmo atualizado para exibir imagens com resolução maior.

É de se presumir, porém, que teremos novidades em breve, afinal, não faz sentido o Instagram incorporar fotos maiores, mas deixá-las ocultas para o usuário. Não seria má ideia contar com essas imagens: o serviço pode simplesmente manter as publicações em 640×640 pixels para visualização em dispositivos móveis e deixar as versões em 1080×1080 pixels para telas maiores.

Atualização às 15:00: o CNET afirma ter recebido de um porta-voz do Instagram a informação de que os apps do serviço para iOS e Android terão mesmo suporte a imagens em 1080×1080 pixels (nenhuma informação foi dada sobre a versão para Windows Phone). A empresa não informou quando todos os usuários estarão com a novidade, mas explicou que a atualização está acontecendo gradualmente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Beto
Tentei com uma foto postada hoje e não rolou
Frederico
Instagram na tela do Moto Maxx é bem ruim. Tudo estourado...
Tiago Celestino
Se querem apostar na versão web, com certeza é novidade interessante.
Uberdam Andrade

Notei hoje =)

Uberdam Walker
Notei hoje =)
Christyan Yury
Tem a opção no app para resolução maior a tempos...
Emerson Alecrim
A imagem que eu usei no exemplo tem quase 300 KB, mas várias outras que eu conferi tinham até 100 KB. Por conta disso, imagino que eles usarão um bom mecanismo de compressão para não afetar tanto a franquia do usuário.
FeripeHatsune
Franquia de dados para pobres não curtiu isso. Ainda bem que tem WI-FI né
Igor Costa
Já vem atrasado. Por vezes é frustrante compartilhar uma imagem da rede social com o Facebook. Dependendo do resolução do monitor, a imagem fica muito pequena.
Murilo Aquino
Seria bem-vindo :)