Como funciona o Twitter Spaces

O Twitter Spaces é a resposta do Twitter ao Clubhouse. Entenda como funciona o novo recurso de áudio criado para a rede social

André Leonardo
Por
• Atualizado há 1 ano
Twitter (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)
Twitter (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

As redes sociais estão em constante evolução, se moldando ao comportamento das pessoas, enquanto procuram criar necessidades para os usuários. O Twitter Spaces é a mais recente iniciativa da rede para competir com novos e antigos concorrentes. Confira como funciona o Twitter Spaces.

Twitter x Clubhouse

O mercado que envolve as redes sociais está cada vez mais competitivo e por essa razão, as plataformas estão em constante mudança para tornar suas experiências mais interessantes e completas para manter seus usuários online por mais tempo.

Se algum aplicativo ou rede surge com um novo serviço que atraia atenção do público é bastante comum que concorrentes façam algo similar ou em alguns casos, seja comprado por uma empresa maior. Lembrem-se que o Instagram já foi algo independente do Facebook até o distante ano de 2012, quando foi comprado pela rede de Mark Zuckerberg.

O Clubhouse foi lançado em março de 2020, com a premissa de ser uma rede social focada em salas de áudio, em que um anfitrião cria uma sala para conversar sobre algum tema e várias pessoas podem participar da discussão.

O aplicativo por enquanto está disponível apenas para iPhone/ iPad e só é possível entrar na rede através de convites(lembram do Orkut?). Mesmo com essas restrições, a rede se tornou popular, gerando até episódios curiosos como a venda de convites do Clubhouse em sites como Mercado Livre e OLX.

Twitter Spaces, como funciona?

De olho na popularidade obtida pelo Clubhouse, o Twitter, começou a desenvolver outra funcionalidade para rede, uma em que o usuário pudesse criar salas de áudio para conversar com grupos de pessoas. Essa é a premissa do Twitter Spaces, lançado em estágio beta em dezembro de 2020.

O Twitter Spaces foi liberado apenas para pequenos grupos de pessoas nos sistemas iOS no início de dezembro. Os testes com grupos reduzidos de usuários do sistema Android foram iniciados no final de janeiro de 2021.

Um dos focos do Twitter Spaces é o controle na moderação das salas, a plataforma dispõe de opções que permitem controlar como cada pessoa pode participar, além de ter ferramentas de denúncia e bloqueio de usuários.

Funções como a utilização de emojis e a possibilidade de compartilhar tweets nas salas do Spaces também estão em testes.

Como funciona o twitter spaces
Twitter Spaces (Imagem: Reprodução/ Twitter)

Como acessar o Twitter Spaces

O método mais simples de acessar o Spaces é pelo smartphone, seja ele Android ou iOS. Entretanto, é possível acessar salas de áudio no PC pesquisando por “filter:spaces” na barra de busca do Twitter.

Como criar uma sala do Twitter Spaces

Existem duas formas de fazer isso:

  • Pressione o ícone de criar um tweet e depois clique no ícone do “Spaces” que vai surgir no canto inferior esquerdo da tela.

A outra forma criar uma sala no Spaces é a seguinte:

  • Clique na sua foto na área dos “Fleets”;
  • Arraste a tela para a direita até encontrar o campo “Spaces”.

Como funcionam as salas do Twitter Spaces

Após uma criar a sala é possível convidar até 10 pessoas para participar como oradores, enquanto o serviço está como beta. Esse número deve ser expandido no futuro. Não há limite para o número de ouvintes para as salas e cada uma conta com um link que pode ser compartilhado.

Como funciona o twitter spaces
Compartilhamentio de links no Twitter Spaces (Imagem: Reprodução / Twitter)

Como anfitrião, você pode decidir entre os convidados, se todos poderão falar, apenas pessoas que você segue ou se somente pessoas escolhidas poderão fazer isso. As permissões para falar nos Spaces são enviadas via mensagem direta.

Quando configurar o Spaces, não esqueça de permitir que o Twitter acesse o microfone do seu telefone para que você consiga usar os recursos de áudio corretamente.

O aplicativo permite que você compartilhe transcrições do que falou, caso tenha participado como orador em uma sala, basta habilitar o recurso.

Quanto tempo o conteúdo de uma sala fica disponível?

Segundo o Twitter, o conteúdo das sala fica disponível enquanto elas estiverem abertas. Depois do fechamento, o material fica hospedado nos servidores da rede social para análise de violações às regras de conduta por 30 dias. Se houver alguma violação, o material fica armazenado por mais 90 dias para que justificativas sejam apresentadas.

Criadores podem fazer download de uma cópia da sala criada, enquanto o Twitter mantiver as informações nos servidores. Participantes que tenham sido oradores em salas, podem baixar uma transcrição de sua participação, mas é importante ter habilitado o recurso de permitir transcrições.

Quem pode fechar uma sala no Spaces

Somente o criador da sala pode fechar a sala criada.

Contas que tenham seus tweets protegidos não podem criar salas no Spaces, contudo podem participar como ouvintes ou como oradores, caso a permissão seja oferecida pelo criador da sala. Lembrando, que tudo que for postado em uma sala será visto por todos os outros participantes.

Com informações: Twitter, The Verge, Social Media Today

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados