Início » Aplicativos e Software » Novo framework do Google leva Material Design para páginas da web

Novo framework do Google leva Material Design para páginas da web

Voltada para desenvolvedores de sites, a ferramenta inclui vários templates úteis para criação e desenvolvimento

Por
4 anos atrás

google-material-design-website

O Google quer levar o Material Design para todo lugar. As diretrizes de layout aplicadas no Android desde a versão 5.0, anunciada no ano passado, agora podem ser usadas em sites por uma ferramenta anunciada hoje pelo Google.

O framework, chamado de Material Design Lite (MDL), oferece vários códigos-fonte para a criação e desenvolvimento de sites, como templates, componentes (cards, botões, tabelas), fontes, ícones e customização de temas. É uma espécie Bootstrap para quem é fã do Material Design.

google-material-design-website-2

Nos templates disponíveis, você encontrará dashboards (como na imagem acima), blogs, artigos e até o código fonte do Android.com para anúncio de produtos que cabem naquele estilo. Os componentes personalizados também ajudam na personalização das páginas, incluindo vários estilos de botões, layouts, menus, toggles e muito mais.

Todo o código foi escrito usando a biblioteca BEM (deve ser por isso que o framework ficou bem legal) e ele pode ser customizado tanto em uma página própria para isso (apenas com alteração de cores) quanto pelo código-fonte bruto disponível no GitHub. Por padrão, todos os scripts vêm do CDN do Google, mas nada impede o usuário de baixar e alterar alguns códigos.

O nome Lite, segundo o Google, se dá pela facilidade de implementação e tamanho do pacote completo: 27 KB na versão compactada, que inclui códigos JS, HTML e CSS. O Material Design Lite funciona em todos os navegadores populares: Chrome, Firefox, Safari, Opera, Microsoft Edge (!) e é responsivo por padrão (ou seja, funciona bem em celulares).