Início » Aplicativos e Software » Microsoft transforma Xbox Music em Groove

Microsoft transforma Xbox Music em Groove

Por
4 anos atrás

Satya Nadella está transformando a Microsoft em uma nova e revigorada empresa, mas, pelo jeito, alguns velhos hábitos permanecem. Um é o de mudar os nomes de serviços. A mais recente “vítima” é o Xbox Music que, conforme anúncio divulgado nesta segunda-feira (6), passará a se chamar Groove Music.

Groove Music

No post sobre o assunto, a Microsoft explica que a mudança é baseada no feedback obtido de usuários que sugeriram uma maneira mais intuitiva de acessar o serviço. É provável que a companhia tenha percebido uma associação demasiadamente forte do nome Xbox Music com a sua plataforma de games, logo, a mudança pode deixar mais evidente que o serviço não depende de um console.

Mas não há só mudanças na embalagem. A Microsoft afirma que o Groove receberá uma série de incrementos nos próximos meses, esforços importantes especialmente agora que o Apple Music está deixando o mercado de streaming de áudio ainda mais disputado.

A companhia relata, por exemplo, que ficará mais fácil acessar as mais de 40 milhões de músicas disponíveis, assim como acervos particulares — graças à integração com o OneDrive. Isso se deve, em parte, à disponibilização futura de apps do serviço para Android e iOS. O acesso a partir do Xbox continuará possível, é claro.

O Xbox Videos também trocará de rótulo, passando a se chamar Movies & TV, um nome simples, mas bem menos “estranho” que Groove (será que a Microsoft se inspirou no finado Grooveshark para usar essa denominação?) e que deixa claro o foco principal do serviço: venda de filmes e seriados.

Movie & TV

Já é possível acessar o site do Groove, mas o serviço deve ser inaugurado de verdade com a chegada do Windows 10 — segundo a Microsoft, usuários do programa Windows Insider deverão ter acesso ao aplicativo já na próxima build.

A má notícia é que o Groove Music não será tão abrangente: a Microsoft afirma que o serviço estará disponível apenas em mercados selecionados. Nos Estados Unidos, a assinatura permanecerá custando USS$ 9,99 por mês. Contas Xbox Music Pass serão migradas automaticamente.